Quer renovar a casa? Saiba o que levar em consideração ao contratar um pintor

O ideal é selecionar alguém especialista em pintura residencial e fazer um contrato antes do serviço começar. A decisão de renovar a pintura da casa pode acontecer por diversos motivos. Desde uma reforma porque você acabou de se mudar até o interesse em mudar a decoração.

Há quem goste de se aventurar sozinho nessa mudança, porém, o ideal seria contratar um pintor de parede que conheça todos os truques para entregar uma pintura bonita e duradoura.

Você está pensando em contratar esse serviço? Saiba o que levar em consideração e acerte na escolha do profissional.

Entenda a diferença de pintura residencial e comercial

A pintura comercial é voltada para lojas e escritórios, visando revitalizar o local, chamar a atenção dos clientes e aumentar as vendas. Já a pintura residencial é aquela realizada nas casas e cada ambiente pode transmitir uma mensagem diferente.

Por exemplo, na área externa você pode optar por algo mais trabalhado, que valorize o imóvel. Já nos interiores, como o quarto, uma cor delicada que ajude a melhorar a qualidade do sono e relaxar. É importante entender a diferença e focar em um pintor especializado na pintura residencial.

Busque referências com quem já usou o serviço

Antes de contratar, converse com outras pessoas que já contrataram o serviço. Algum vizinho pintou a casa recentemente? Vá até lá e peça referências, pergunte o que ele achou do profissional com quem trabalhou.

Caso não conheça ninguém que já contratou a pessoa, pesquise na internet. Se houver reclamações, você provavelmente vai encontrá-las nas redes sociais e em sites específicos. 

Além disso, é possível verificar as avaliações de serviços anteriores em plataformas de contratação de pintores, já que a nota da pessoa profissional de pintura diz muito sobre a qualidade de seu serviço e a satisfação de quem contrata. Por isso, verificar se a nota é alta e, especialmente, os comentários dos clientes sobre o serviço prestado, ajuda a balizar a sua escolha.

Veja se o pintor tem experiência

A experiência conta muito no resultado da pintura, ainda mais quando você deseja algo complexo e fora do tradicional. Vai fazer uma mudança clássica? Até é válido apostar em alguém que está começando, mas que acompanhe tudo de perto.

Agora, se você quer aquelas paredes detalhadas e não conhece muito sobre o mundo das tintas de parede, opte por um profissional que já atua há algum tempo na área.

Cuidado com profissionais “faz tudo”

O “faz tudo” é aquele que promete consertar sua geladeira, telhado e de brinde ainda pintar a casa. São profissionais interessantes para pequenos reparos, agora, se você busca algo mais específico, o melhor é focar no pintor especialista.

No caso do “faz tudo”, você corre o risco de lidar com algo mal feito e até atrasos na entrega, já que ele vai encaixando outros serviços na agenda. Ou tudo é realizado rapidamente e, se precisar de complemento, pode demorar a conseguir voltar à sua casa.

Pesquise no mínimo 3 profissionais

Não feche o contrato com o primeiro pintor que encontrar. Durante sua pesquisa, seja na internet ou com dicas de vizinhos, selecione no mínimo três profissionais. Converse com cada um deles, observe experiência, preços e disponibilidade.

Faça um comparativo e selecione o que oferece aquilo que está buscando. Vale marcar uma conversa e até perguntar sobre outros serviços já feitos.

Acompanhe o trabalho do pintor

Muitas pessoas cometem o erro de contratar o pintor e deixá-lo sem supervisão enquanto faz a mágica nas paredes. Depois, quando vai verificar o resultado, percebe que não ficou dentro do esperado.

O correto é acompanhar tudo de perto, caso note algo diferente do que você esperava, converse com o profissional e pergunte. Ele pode te explicar que naquela parede o efeito é outro ou comentar sobre a tinta escolhida para o espaço.

Faça um contrato com o profissional

O contrato é sua garantia de que o trabalho será entregue. Quando decidir qual profissional cuidará da pintura da sua casa, faça um documento explicando as funções de ambas as partes. Você pode, por exemplo, determinar que irá pagar metade do valor ao começo da pintura e o restante ao final.

Imprima duas cópias e deixe uma delas com o profissional. Neste contrato, você coloca também informações sobre possíveis reparos e retoques.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.