Quais os Benefícios da Bicicleta Ergométrica?

quais os benefícios da bicicleta ergométrica

Muitas pessoas se perguntam quais os benefícios da bicicleta ergométrica, e a lista é enorme!

Eliminar aquelas gordurinhas indesejadas, trabalhar sua resistência, tonificar os músculos ou simplesmente manter a forma preservando as articulações de qualquer impacto, são apenas algumas das vantagens.

E não é por acaso que faz sucesso  não apenas em academias, mas também em residências e até empresas.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena investir em uma bicicleta ergométrica, descubra aqui seus principais benefícios!

O que é uma bicicleta ergométrica?

Também chamada de bicicleta de apartamento, é um aparelho projetado para permitir ao usuário fazer bicicleta em um espaço reduzido.

Quando se trata de quais os benefícios da bicicleta ergométrica, o melhor de tudo é que é acessível a todos, desde jovens até idosos.

Seja para manter a forma, complementar um treino ou mesmo fazer um exercício após uma lesão ou cirurgia, a bicicleta ergométrica é uma excelente escolha.

Quais os benefícios da bicicleta ergométrica?

Antes de mais nada, se você é uma daquelas pessoas que não gosta de frequentar academias e nem de praticar exercícios físicos, deve ter em mente a importância de se manter ativo, certo?

E ao saber quais os benefícios da bicicleta ergométrica, com certeza vai mudar de opinião e começar a se exercitar hoje mesmo.

Então, confira os principais benefícios da bicicleta ergométrica:

Acessível para todas as idades

Como é um exercício que praticamente não existe impacto, é indicado para todas as faixas etárias, particularmente para pessoas da terceira idade, muito em razão de poder praticar em casa e não afetar as articulações.

Além disso, alguns modelos disponíveis no mercado contam com alta tecnologia, onde é possível controlar as funções no painel de controle.

Porém, é imprescindível conversar com um médico antes de começar a pedalar, especialmente se você está há muito tempo parado.

Melhora a saúde cardiovascular

Assim como pedalar uma bicicleta aro 29, a bicicleta ergométrica também fortalece seu sistema cardiovascular.

Também ajuda no controle da pressão arterial e na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Seja para pessoas mais jovens, atletas e idosos, é um dos melhores exercícios, principalmente por não comprometer as articulações.

Trabalha grupos musculares

Outro benefício é permitir trabalhar vários grupos musculares, solicitando principalmente os adutores, o quadríceps, a parte posterior da coxa e a panturrilha.

Também favorece no fortalecimento da região glútea, e de acordo com a altura do banco, proporciona mais volume às coxas.

Exercício de baixo impacto

Não é à toa que o médico ortopedista indica a bicicleta ergométrica para pacientes que sofreram lesões ou apresentam problemas nas articulações.

E a explicação é simples: como é um exercício de baixo impacto, não sobrecarrega as articulações do quadril, joelho, coluna…

Aliada na perda de peso

Como os músculos abdominais são solicitados durante o exercício, isso permite queimar gorduras, por consequência, reduz medidas.

Se esse é o seu objetivo, para potencializar os resultados, é importante também adotar uma dieta equilibrada, e a dica é consultar um nutricionista esportivo para montar um programa alimentar personalizado..

Praticidade

A praticidade também está incluída na lista de quais os benefícios da bicicleta ergométrica, já que você pode colocar a bicicleta em qualquer lugar da sua casa.

Assim, vai poder se exercitar enquanto assiste uma série na TV, faz um curso, ouve uma música ou mesmo quando lê um livro.

Reduz os níveis de estresse

Assim como qualquer atividade física, desde que feita regularmente, a bicicleta de apartamento ajuda a liberar as tensões do dia a dia.

Dependendo do local onde vai colocar a bicicleta, pode até respirar ar puro enquanto faz os seus exercícios.

Ao reduzir os níveis de estresse, isso promove uma melhor qualidade de sono, além de relaxar o sistema nervoso.

Dicas de como começar a fazer exercícios em uma bicicleta ergométrica

Principalmente para você que está parado há muito tempo ou mesmo nunca praticou atividades físicas, é aconselhável começar aos poucos.

Além disso, é fundamental tentar manter a postura correta, para evitar dores nas costas, joelhos, ombros, e outras partes do corpo.

Confira, a seguir, algumas dicas para começar a se exercitar na bicicleta ergométrica da forma certa:

  • No momento de posicionar o vanco, seu joelho deve ficar paralelo ao pedal;
  • Ajuste a altura do banco para que sua perna fique levemente dobrada na hora em que o pedal tiver mais baixo;
  • O guidão deve estar posicionado de maneira que você possa dobrar ligeiramente os braços, mantendo sua coluna reta.

Leitura complementar: Por que e como lubrificar a sua bike?

Conclusão

Conhecendo agora quais os benefícios da bicicleta ergométrica, agora é com você escolher a sua e começar a aproveitar todas essas vantagens.

 

Recommended For You

About the Author: Fernando Silvestre