Por que e como lubrificar a sua bike?

Lubrificar bike

Tudo nessa vida exige cuidados especiais. Os animais de estimação, os livros que ficam parados na estante, a casa, e claro, os veículos também. Os carros exigem cuidados específicos, assim como as motos têm suas próprias necessidades. Então, por que com as bicicletas seria diferente?

Elas também são veículos e também demandam cuidados que são exclusivos delas, e um desses cuidados é a lubrificação.

Muitas pessoas que utilizam suas bikes apenas para trabalhar ou para estudar não entendem porque é tão importante assim cuidar da lubrificação das peças da sua bicicleta, mas este artigo está aqui para mostrar o quanto isso importa.

Para saber porque é importante lubrificar a sua bicicleta e como fazer este tipo de serviço você mesmo, acompanhe essa matéria até o final e aprenda de forma bem simples o que você precisa fazer para deixar a sua bike sempre bem cuidada e lubrificada.

O que é a lubrificação da bike?

A lubrificação aplicada em uma bike pode ser seca ou molhada, tudo irá depender da necessidade da sua bicicleta e do lugar onde você irá aplicar a lubrificação. Essa lubrificação serve para permitir que a bike continue trabalhando como deve ser sem que ela estrague rápido demais.

Ela garante a proteção de todas as partes móveis presentes na bicicleta, protegendo-as contra a ferrugem, o atrito que acontece entre uma parte e outra quando a bike está em movimento, prolongando assim, a vida útil do veículo.

E apesar da lubrificação ser algo extremamente necessário, é importante não lubrificar a bike demasiadamente, para evitar que ocorram danos aos locais lubrificados, dado que a lubrificação em excesso ajuda a atrair sujeiras e outros tipos de materiais que podem ser nocivos à sua bicicleta.

Quais peças devem ser lubrificadas?

Basicamente todas as peças da sua bicicleta onde o metal age friccionando outro metal devem ser lubrificadas. De modo geral, você deverá lubrificar a corrente da bicicleta, a suspensão, os pivôs, os condutores de cabos, o movimento central e, em alguns casos, também pode ser útil lubrificar a base do canote de selim e as roscas dos pedais. 

Por que devo lubrificar a minha bike?

A lubrificação de uma bike é como a água para os seres humanos, essencial e indispensável. Essa lubrificação é uma das coisas mais importantes que ela precisa para sobreviver, e se você deseja garantir que sua bike te proporcione um bom desempenho em suas pedaladas, é preciso realizar a lubrificação dela sempre. 

Manter as peças corretas sempre lubrificadas permite que a bike se comporte melhor quando você estiver utilizando, além de garantir que suas pedaladas sejam muito mais tranquilas e seguras.

Como lubrificar a bike da maneira correta?

Para fazer a lubrificação correta de uma bicicleta é preciso, primeiramente, realizar a limpeza de todos os locais onde o lubrificante será aplicado. O lubrificante deve sempre ser colocado em um local limpo, sem nenhum tipo de sujeira, resíduos ou outros materiais que possam prejudicar o bom funcionamento da bike.

A corrente, em especial, deve ser limpa, seca e ficar totalmente sem nenhum tipo de resíduo antes da aplicação do lubrificante, para evitar que qualquer tipo de problema ocorra com ela. 

Após a limpeza impecável de toda a bike, é importante prestar atenção e colocar o lubrificante apenas dentro e entre as peças mencionadas, nada de exagerar e aplicar o lubrificante do lado de fora das peças. 

Isso porque o excesso de lubrificante, como já mencionado, pode acarretar em vários tipos de problemas para a bicicleta, por isso é importante colocá-lo apenas nos lugares certos e, mesmo assim, é necessário ficar atento para não exagerar na quantidade e o lubrificante começar a sair para fora.

Se um pouquinho de lubrificante escorrer para fora não tem problema, pegue um pano e tire o excesso cuidadosamente. Lembre-se de utilizar apenas lubrificantes bons e próprios para bicicletas, quanto melhor for a qualidade deles, melhor será a lubrificação das peças.

Existe um profissional para fazer esse serviço?

Fazer a lubrificação da sua bike é muito simples, apesar de exigir um pouco de atenção em relação ao tipo de lubrificante certo que deve ser usado, e quais os locais certos que devem ser lubrificados. 

Se você prefere não arriscar e preferir evitar fazer algo errado, algumas mecânicas de bicicletas ou bicicletarias mais simples costumam ter profissionais que oferecem esse tipo de serviço de lubrificação de bikes. 

Mas para confiar a sua bicicleta a um desses locais, é preciso escolher um lugar de confiança, com profissionais qualificados e que realmente farão um bom serviço de lubrificação. 

Contudo, sempre existe a opção de você mesmo lubrificar a sua bicicleta. Então, considere todos os pontos importantes sobre isso, veja se vale a pena ou não levá-la para um profissional, e faça o que achar melhor para a sua bike.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo