O que são rufos e como sua montagem é feita?

Além das calhas, em uma construção é comum encontrar outras peças parecidas, porém, com outra função. Conhecido por rufos, essas peças que se encaixam no telhado ajudam a preservar o ambiente, protegendo do excesso de água da chuva.

No entanto, calhas e rufos são partes completamente diferentes em um telhado. Saiba como os rufos são instalados e para que servem.

Para que serve os rufos?

Rufos são peças usadas na proteção e vedação de áreas de junção ou encontro de diferentes partes de um telhado em uma construção. Geralmente são feitos de metal, como aço galvanizado, alumínio ou cobre.

Ele é colocado ao longo da linha de encontro entre o telhado e a parede para criar uma vedação eficiente nessa área vulnerável. 

Contudo, também serve para as construções com chaminés, sendo instalados ao redor da base da chaminé para evitar vazamentos de água e garantir uma vedação adequada.

Ou mesmo quando há a junção de dois telhados, como em um telhado em água-furtada, eles ficam nessa área para evitar a entrada de água na junção.

Os rufos também podem ser utilizados nas áreas em que as calhas estão conectadas à parede ou ao telhado, evitando escape de água e possíveis infiltrações.

Por isso, esses rufos servem para direcionar a água da chuva para longe dessas áreas de juntas e emendas, evitando o acúmulo de umidade e a deterioração dos materiais.

A princípio o rufo é uma peça protetora, mas também ajuda na melhorar da estética das construções. Com diferentes tipos de materiais, eles proporcionam acabamentos mais precisos e evitando a exposição de partes menos atraentes.

Cada material é projetado para atender um tipo de necessidade específica em diferentes áreas da construção. Alguns exemplos são os rufos de capa, rufos de pingadeira, rufos de encontro e rufos de chaminé.

O que muda entre calhas e rufos?

Os rufos são projetados para criar uma barreira eficiente contra a água, garantindo a durabilidade e segurança das edificações.

Já as calhas são dispositivos instalados na beirada do telhado para coletar essa água da chuva e direcioná-la para um sistema de escoamento adequado, como ralos e tubulações pluviais.

Elas são responsáveis por recolher a água que escoa do telhado e conduzi-la de forma controlada, sem causar infiltrações nas paredes, além de proteger o solo ao redor da construção.

Portanto, enquanto os rufos são utilizados para vedação e proteção em áreas de encontro de materiais, evitando a entrada de água, as calhas têm a função de coletar e direcionar essa água para evitar danos e auxiliar no controle do escoamento adequado.

Como os rufos são instalados?

Quanto à montagem do rufo, o processo pode variar dependendo do tipo de rufo e das características específicas da construção. No entanto, alguns passos são básicos, começando pela preparação do ambiente.

A área onde o rufo será instalado deve estar limpa, livre de detritos e preparada para a fixação do material. Normalmente o rufo é fabricado em folhas de metal, como aço galvanizado, alumínio ou cobre.

Essas folhas são cortadas e dobradas de acordo com as dimensões e o formato necessários para a área de instalação. Então ele deve ser fixado na construção utilizando técnicas apropriadas, como parafusos, rebites ou adesivos específicos para o material.

Um processo indispensável é verificar se o rufo está firme, oferecendo uma vedação eficiente. Após a fixação do rufo, é realizada a vedação adequada das junções e emendas utilizando selantes ou adesivos impermeáveis.

Além disso, podem ser feitos acabamentos estéticos para proporcionar uma aparência final mais agradável.

Vale ressaltar que a montagem dos rufos requer habilidades e conhecimentos específicos da construção civil como, por exemplo, uma empresa especializada como a calhas e rufos goiania.

Por isso, para a contratação de profissionais qualificados é necessário conhecer mais sobre empresas que fornecem o serviço, para manter uma instalação correta e eficiente.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.