4 Dicas de como economizar em viagens: locomoção e transporte

Fazer uma viagem é uma experiência muito gostosa e enriquecedora, mas também pode ser muito custosa, por isso é importante saber como economizar em viagens.

Além de gastos com passagens, hospedagem e alimentação, uma das principais fontes de gasto é a locomoção. E é provável que todos concordem que qualquer viagem fica mais proveitosa se os gastos forem reduzidos.

Assim, além de aproveitar o código de desconto para comprar passagens mais baratas, é possível deixar seu passeio mais em conta pensando na locomoção de forma inteligente.

Seja dentro de uma cidade, seja visitando diferentes locais, existem algumas estratégias que ajudam a reduzir consideravelmente os gastos com locomoção. Conheça algumas dicas de como economizar em viagens com a locomoção no texto abaixo.

Dicas de como economizar em viagens com locomoção

Escolha uma acomodação bem localizada

Ao escolher uma acomodação, normalmente o turista estuda aspectos como preço da diária e serviços oferecidos, como café da manhã. Entretanto, muitos acabam esquecendo de considerar a localização do local de hospedagem, algo fundamental se o objetivo é como economizar em viagens com a locomoção.

Afinal, se sua hospedagem fica do outro lado da cidade em relação a um ponto turístico que deseja conhecer, você certamente irá gastar com locomoção. Dessa forma, o ideal é pesquisar por acomodações bem localizadas — e isso não quer dizer uma acomodação próxima demais dos pontos turísticos, pois elas certamente serão mais caras.

Nesse sentido, busque por opções localizadas próximo a paradas de ônibus, estações de metrô ou trem ou da rodoviária. Estar próximo desses meios de transporte facilita o deslocamento e são opções de locomoção mais acessíveis, que costumam estar disponíveis ao longo do dia — em algumas cidades, até 24 horas.

Dê preferência ao transporte público

Essa é outra dica de como economizar em viagens que pode tornar sua viagem mais barata. Quando se viaja em família, alugar um carro costuma ser a melhor opção, já que fica mais fácil levar todas as pessoas para onde se deseja. No entanto, vale lembrar que é uma opção mais custosa e que você não estará familiarizado com o trânsito da cidade, podendo se perder ou ter dificuldades para estacionar.

Já para quem viaja sozinho ou mesmo em casal, apostar no transporte público pode ser a melhor alternativa. Pesquise se a cidade de destino tem opções como bilhetes válidos para o dia todo, que permite o uso do transporte público inúmeras vezes por um preço mais em conta. Também verifique quais estações de metrô e trem ou pontos de ônibus ficam próximas dos pontos turísticos, já que, na maioria dos casos, essas opções sempre ficam próximas.

Combine diversos tipos de meio de transporte

Inclusive, é uma ótima dica de como economizar em viagens, combinar os diferentes meios de transporte para chegar ao destino pretendido. Ao fazer a pesquisa sobre o transporte público da cidade, você provavelmente vai encontrar diversas formas diferentes de chegar ao seu destino, com duração de deslocamento e preços variados.

Assim, com uma boa pesquisa e planejamento de viagem, é possível economizar um dinheiro valioso. Por exemplo, em vez de viajar para outra cidade apenas utilizando trem ou voo, tente misturar as opções, levando em conta o custo-benefício, a duração da viagem, o conforto e a disponibilidade de horários e preços.

Faça um roteiro de passeios

Se você planeja visitar múltiplos pontos turísticos em uma cidade ou região, é interessante planejar um roteiro de passeios. Assim, você evita querer visitar dois destinos que ficam muito distantes um do outro, criando um deslocamento desnecessário — além de perder tempo.

Pesquise quais são os pontos turísticos que estão próximos e separe um dia para conhecer apenas aquela região, sendo que pode ser possível ir de um até outro até mesmo a pé. O mesmo vale para quando você visitar várias cidades ao longo da sua viagem. Vá para aquela que está mais próxima de onde você já está, evitando cruzar maiores distâncias para depois ter que “voltar” para perto de onde já estava.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.