O que fazer no Rio de Janeiro: 8 lugares para conhecer e mudar sua percepção sobre o estado
Você sabe o que fazer no Rio de Janeiro? O Rio de Janeiro, na capital ou em outras cidades do estado, é um dos lugares mais visitados do Brasil. Mesmo assim, alguns turistas ficam receosos de conhecer mais da região por conta da criminalidade que acaba manchando a imagem do estado de forma geral. Entretanto, vale ressaltar que o Rio é dono de lugares incríveis, pouco divulgados e que podem mudar sua percepção do estado.
Famoso por suas belas praias e pontos tradicionais como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, o estado carioca também é muito mais do que isso. Você pode conhecer Rio das Pedras, o Jardim Botânico, o Parque Lage, o bairro Santa Teresa e muitos outros lugares que não são frequentemente expostos quando se fala do Rio de Janeiro.
Pensando em te ajudar a melhorar o seu passeio pelo Rio, preparamos algumas dicas, o que fazer no Rio de Janeiro e os lugares para conhecer e mudar o que você pensa do estado carioca.
O que fazer no Rio de Janeiro: 8 lugares para visitar
1. Parque Lage
Se você não sabe o que fazer no Rio de Janeiro, uma dica seria visitar o parque Lage. Localizado aos pés do morro do Corcovado, o Parque Henrique Lage é um espaço público no Rio de Janeiro que oferece a moradores e turistas uma conexão belíssima com a natureza. Além do seu requinte natural, com uma bela floresta e palmeiras-imperiais, o local também possui um conjunto arquitetônico de encantar os olhos.
Para quem gosta de trilhas, no Parque Lage, é possível percorrer o caminho que leva ao Corcovado, cruzando as florestas do Parque Nacional da Tijuca.
2. Santa Teresa
Localizado na zona central do Rio de Janeiro, o bairro Santa Teresa encontra-se no topo de uma colina e apresenta uma atmosfera incrível. Por lá, é possível apreciar uma vista deslumbrante da cidade e curtir especialmente a vida boêmia, já que o bairro é repleto de bares e restaurantes.
Além disso, Santa Teresa é um bairro muito ligado à arte, com o Museu da Chácara do Céu e o Parque das Ruínas, o qual possui uma galeria de arte fundada ao redor dos destroços de uma mansão.
3. Ilha Grande
No município de Angra dos Reis, Ilha Grande tem o apelido de ser um lugar mágico. O lugar é rodeado de praias e coberto pela Mata Atlântica.
Ao todo são cerca de 15 praias, como a Lagoa Azul e a Enseada de Araçatiba, além de 16 opções de trilhas. Vale a pena reservar um tempo para sair da capital e desfrutar deste lugar belíssimo.
4. Fortaleza de Santa Cruz da Barra
No bairro de Jurujuba, município de Niterói, encontra-se a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, um local que conta mais da história militar do Brasil e tem uma vista impecável da Baía de Guanabara.
Lá, também é possível visitar a belíssima Capela de Santa Bárbara, construída em 1612.
5. Mirante Dona Marta
Com 360 metros de altura, o Mirante Dona Marta é responsável por uma das vistas mais incríveis da cidade. Do alto dele, é possível apreciar o Maracanã, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e muitos outros pontos do Rio.
6. Catedral Metropolitana
A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro está localizada no centro da capital e foi inaugurada em 1979. O lugar é dono de uma obra arquitetônica impecável, a partir de um design modernista e vitrais coloridos.
7. Cidades das Artes
A Cidade das Artes é um complexo cultural localizado na Barra da Tijuca. Inaugurado em 2013, o espaço foi desenvolvido para abrigar inúmeras atividades culturais e artísticas, como apresentações de dança, teatro, música e exposições.
O local ainda conta com áreas para concertos, inclusive, uma das maiores salas para esse tipo de evento no Brasil fica ali. De fato, o lugar é tido como um dos principais espaços para espetáculos musicais do estado carioca.
8. Jardim Botânico
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é considerado um dos mais ricos e importantes do mundo, principalmente por sua exuberância e suas coleções de plantas de diversos países.
Fundado em 1808, o espaço possui diversas estufas, jardins temáticos e monumentos como as estátuas de Eco e Narciso e o Portal da Academia de Belas-Artes.
Com esses lugares diferentes dos habituais, é possível conhecer mais a fundo a história e as belezas do Rio de Janeiro e sua região. Por isso, ao pensar sua viagem ao Rio, tenha a certeza de que o lugar pode, sim, ser melhor aproveitado.
Comentários estão fechados.