Japão: conheça mais sobre uma das maiores economias do mundo

Economia no mundo

Com certeza um dos países mais diferenciados e com características próprias de todo o mundo, o Japão é um pequeno país localizado no continente da Ásia, mais ao extremo Leste, que é considerado como a terceira maior potência econômica do planeta terra.

Mesmo que o Japão seja um país pequeno e não possua um grande território físico (possui uma área de cerca de 372.819 km²), as cidades japonesas são altamente populosas e povoadas por japoneses e estrangeiros, principalmente a sua capital, que é a cidade de Tóquio (considerada como a cidade com a maior aglomeração de humanos de todo o mundo).

A sua população atualmente é de cerca de 127,2 milhões de habitantes. Nos tópicos a seguir, iremos conhecer com mais detalhes sobre esse rico e fabuloso país Asiático e as suas principais características. 

Japão

Um dos países com a maior expectativa de vida do mundo, o Japão é um país desenvolvido que certamente é um exemplo muito positivo de ser analisado pelos países em desenvolvimento.

O seu povo é muito educado e solícito e, desde muito cedo, a educação escolar e social é amplamente estimulada em todo país.

Como exemplo de senso e bons modos, as escolas japonesas não possuem auxiliares de limpeza nas suas instalações, então os próprios alunos são responsáveis por realizar a limpeza de todos os ambientes da escola, estimulando desde cedo o senso de organização e limpeza nas crianças.

Algumas pessoas podem achar essa ação desnecessária ou mesmo radical, mas na verdade ela ensina valores importantes para as crianças desde muito cedo, estimulando a sua percepção de limpeza e cuidados importantes. 

Localização

O Japão fica localizado ao leste do continente asiático. Ele é um arquipélago (conjunto de ilhas) que formam um arco no Oceano Pacífico. 

Seu território é constituído por 4 ilhas bem grandes, que são: Shikoku, Kyushu, Hokkaido e Honshu (maior de todas). E também por 6.848 ilhas pequenas. A sua extensão territorial total do litoral é de 29.751 km. O clima no Japão é temperado na região Norte e considerado subtropical na região Sul. 

Idioma

O idioma oficial no Japão é o japonês, mas o inglês também é muito usado (principalmente no meio corporativo). 

Mesmo que o japonês seja muito utilizado no Japão, não é a única língua usada. As línguas ryukyuensis, oquinauana, ainu, coreano, chinês e o português também são usadas em algumas localizações do país. 

Muitas pessoas costumam confundir a língua japonesa com a chinesa, mas elas não possuem quaisquer semelhanças entre si. 

Cultura

A cultura japonesa é muito rica e bonita de ser contemplada. O país exibe uma cultura com características variadas e peculiares, cheia das mais diversas tradições milenares.

A cultura japonesa possui até mesmo raízes na cultura chinesa, mas, dado a distância entre os dois países, o Japão construiu a sua própria cultura, com características dinâmicas e também muito voltadas para a tecnologia. 

Sua cultura é baseada na extrema educação e no respeito ao outro ser humano, então os japoneses podem ser considerados como muito educados, corteses e até mesmo silenciosos.  

No Japão, a alfabetização da população é de quase 100%, e isso explica muito os modos mais sofisticados vindos de toda a sua população. 

Gastronomia

A gastronomia japonesa é muito rica e deliciosa, alguns dos pratos típicos do Japão (que também são muito conhecidos aqui no Brasil) são: o Sushi, Sashimi, Tempurá, Guioza, Temaki, Missoshiru, Huramaki, Hot Roll, Sunomono, Gohan, e etc.

Política

Mesmo tendo um imperador, o Japão é considerado como uma monarquia constitucional parlamentarista democrática. O poder do seu imperador é muito limitado, sendo mais usual para as celebrações do país. O imperador atualmente tem o seu papel visto como um símbolo do estado e mesmo do povo. 

Como o país conta com um sistema político democrático, todos os japoneses adultos podem votar e até mesmo participar como candidatos nas eleições. O Japão conta também com seis grandes partidos políticos em todo o país. 

Economia

O Japão é a terceira maior economia de todo o mundo (atrás apenas da China e dos Estados Unidos). A taxa de desemprego no Japão estava em cerca de 2,9% no ano de 2020 (muito baixa se comparada aos demais países do mundo). 

O Japão tem como base de principais e fortes setores econômicos a indústria, as áreas relacionadas à tecnologia e também as áreas das finanças. 

Pontos turísticos

Os principais pontos turísticos mais visitados pelos turistas que vão para o Japão, são: 

  • Sanjusangendo Temple, Kyoto;
  • Tokyo Metropolitan Government Buildings, Tokyo;
  • Himeji Castle, Hyogo;
  • Atomic Bomb Dome, Hiroshima;
  • Senso-Ji Temple, Tokyo;
  • Meiji Jingu Shrine, Tokyo;
  • Todai-Ji Temple, Nara;
  • Kiyomizu-Dera Temple, Kyoto;
  • Kinkakuji Temple, Kyoto;
  • Fushimi Inari Taisha Shrine,Kyoto;
  • Monte Fuji, mais alta montanha da ilha de Honshu;
  • Tokyo Disneyland, Tokyo Disney Resort, situado em Urayasu.

 

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo