Como Importar um iPhone dos Estados Unidos?
Saber como importar um iPhone dos Estados Unidos para o Brasil pode ser de extrema utilidade. Isso irá ajudar você a pagar menos pelo aparelho. Um iPhone por si só é um produto caro, por conta da tecnologia de ponta utilizada na sua fabricação.
Mas aqui no Brasil ele fica ainda mais caro. Você sabia que cerca de 40% do valor de um iPhone por aqui se refere a impostos? É isso mesmo! Além do mais, há toda uma cadeia de processos que aumenta o valor do item.
É bem verdade que todo iPhone é fabricado fora do país. Mas ele aumenta muito de preço quando chega por aqui. Além dos impostos, há outros custos, incluindo a lucratividade da loja.
Então, vamos ver a seguir como importar um iPhone dos Estados Unidos de acordo com o especialista em importação Auricesar Filho.
Considerações iniciais sobre como importar um iPhone dos Estados Unidos
Basicamente temos duas situações quando o assunto é importar um iPhone dos Estados Unidos. A primeira é quando a pessoa está em viagem para o país e quer voltar para o Brasil com um iPhone novinho em folha.
O segundo cenário é quando a pessoa está aqui no Brasil e deseja comprar um iPhone que está sendo vendido nos EUA. Vamos ver um pequeno panorama sobre cada uma dessas situações.
Cenário 1
Se você estiver em viagem para os Estados Unidos, saiba que cada estado aplica taxas de impostos diferentes. E em alguns deles não há cobrança! Então, se possível, opte por comprar em um estado onde não é cobrado imposto sobre o iPhone.
Bom, mas você vai ter que trazer o aparelho para o Brasil. Nesse caso, tem que levar em conta as regras brasileiras. Assim, tenha em mente que a Receita Federal estipula um limite de até US$1.000 para compras livres de impostos.
Se o produto passar desse valor, haverá cobranças extras, que vão encarecer o aparelho. E, se você utilizar o cartão de crédito, cheque especial ou comprar em dólar, haverá também a cobrança do IOF. Em resumo, se você está viajando para os EUA e quer trazer um iPhone de lá, precisa:
- Adquirir o iPhone em um estado onde os impostos são menores ou até isentos;
- Ficar atento ao limite de valor estipulado pela Receita Federal;
- Se ultrapassar o valor máximo, a compra deve ser declarada e haverá cobranças extras de impostos (principalmente o imposto de importação);
- Além disso, ficar atento em relação ao IOF que será gerado com sua compra.
Cenário 2
Adquirir um iPhone daqui do Brasil pode ser uma tarefa ainda mais complicada. Nesse caso, você tem algumas opções. Elas envolvem:
- Contratar um shopper nos EUA. Um shopper nada mais é do que um profissional que você contrata para fazer a compra e enviá-la para você da maneira mais adequada. Ele vai cuidar de todas as questões burocráticas, mas, obviamente, você terá mais custos;
- Se cadastrar em uma redirecionadora. Esse tipo de plataforma é ideal para quem quer importar um iPhone dos Estados Unidos. Você faz o cadastro nela e, a partir daí, consegue comprar produtos americanos diretamente do Brasil;
- Compra assistida. O cliente contrata uma empresa que faz o serviço de intermediação. Assim, ele escolhe os produtos que quer comprar e informa para essa empresa. Por sua vez, ela ficará responsável por enviar a compra para o seu endereço.
Mais considerações sobre o assunto
Não adianta você comprar um iPhone nos EUA e não conseguir utilizá-lo aqui no Brasil. Para isso não acontecer, é fundamental comprar um aparelho desbloqueado. Além do mais, de preferência você deve utilizar um cartão de crédito americano para a compra. Afinal de contas, muitas lojas não aceitam cartão brasileiro.
Outro detalhe importante é sobre a quantidade de aparelhos adquiridos. Não é permitido entrar no Brasil com uma quantidade de aparelhos que indiquem a comercialização dos mesmos.
E, vale ressaltar, se o valor dos itens ultrapassar os US$1.000, você será taxado em 50% do valor do produto. Assim sendo, para importar um iPhone dos Estados Unidos, é aconselhável que seja um único aparelho e que ele esteja sendo usado.
Para mais detalhes, confira o que é dito sobre o assunto no perfil do Instagram de Auricesar Filho.
Comentários estão fechados.