Importância da tecnologia na educação: Como a tecnologia revolucionou a educação

Importância da tecnologia na educação: Como a tecnologia revolucionou a educação

O número de empresas de tecnologia que se concentram na educação está crescendo a um ritmo acelerado. No entanto, todos nós sabemos que a inclusão digital no Brasil ainda há muito a ser feito.

Entretanto, também é possível ver que o mercado está aquecido, mas a oferta ainda não é suficiente para satisfazer a demanda.

Os brasileiros estão desenvolvendo tecnologias de ponta para melhorar seu sistema educacional, especialmente para estudantes e professores. Há um número crescente de empresas de tecnologia no país que estão focadas em melhorar a qualidade da educação em todas as escolas brasileiras.

A outra razão pela qual a pandemia impulsionou a indústria e acelerou o processo da tecnologia focada em educação.

 

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

Como a tecnologia continua a desempenhar um papel importante na sociedade de hoje, ela também tem um impacto positivo na educação. Por exemplo:

  • O monitoramento individualizado dos estudantes;
  • Permite que o processo de aprendizagem seja personalizado;
  • Com acesso à tecnologia, o estudante pode ser um agente ativo na construção do conhecimento.

Além disso, a criação de softwares em dispositivos móveis são usados em cada vez mais educação. Nos dias de hoje, é comum que estudantes tenham celulares que lhes permitem aprender a qualquer hora e em qualquer lugar.

Novas tecnologias podem ser usadas para promover o acesso universal à educação, reduzindo a desigualdade e promovendo a equidade. Há, no entanto, alguns desafios a serem superados para se atingir este objetivo.

Veja as principais áreas e características que a tecnologia pode contribuir para educação.

 

Adaptação do corpo docente e colaboradores

A adoção de tecnologia nas escolas é muito importante, especialmente pelo corpo docente, pois são eles que terão que lidar diretamente. Por isso é bom saber que quanto mais professores estiverem abertos a mudanças, melhor.

Há muitas maneiras diferentes de usar a tecnologia em uma organização.

Você pode oferecer treinamento, aulas de informática e até mesmo consultores auxiliares para torná-los mais confiantes com o uso dos novos recursos.

Monitore a relação entre cada um de seus funcionários e as tecnologias que eles utilizam para trabalhar, comunicar e trabalhar juntos a fim de encontrar soluções para problemas, receber feedback e melhorar continuamente a tecnologia que seus funcionários estão utilizando.

Mais controle dos responsáveis pelo estudante

O envolvimento dos pais na educação de seus filhos é um aspecto importante para o sucesso dos alunos. Portanto, promover seu envolvimento nas mudanças que estão sendo feitas para incorporar novas tecnologias na sala de aula é outro passo fundamental.

Os gestores escolares devem incentivar os pais a participar da introdução da tecnologia, melhorar o envolvimento dos alunos, fornecer feedback e, o mais importante, compreender e apoiar a iniciativa.

 

Ambientes virtuais imersivos

Realidade aumentada é a integração de dados virtuais, gráficos ou outros elementos no ambiente do mundo real para melhorar a experiência do usuário. Este conceito foi pioneiro no início dos anos 90 e ganhou popularidade através do uso de telefones inteligentes.

Ambientes imersivos permitem a aprendizagem através da experiência e interação dos estudantes.

Alguns museus e parques nacionais já oferecem passeios nos quais os usuários podem se divertir e aprender.

 

Ferramentas de comunicação

Existem várias ferramentas que podem ajudar a facilitar o processo educacional, tais como redes sociais, que podem ajudar a desenvolver atividades de classe, ou conteúdos, etc., vistos em sala de aula.

Aplicações de comunicação como o WhatsApp (e outros comunicadores) fortalecem a relação entre famílias e escolas, simplificando a troca de mensagens importantes, como o envio de mensagens aos pais e alunos.

 

Ferramentas de trabalho

As ferramentas de trabalho podem ser qualquer aplicativo ou programa que auxiliam na organização de arquivos e na realização de tarefas, como os recursos de armazenamento em nuvem.

Outros exemplos são as ferramentas de edição de texto, imagem, vídeo e áudio utilizadas tanto por professores quanto por alunos. 

 

Conclusão

Atualmente, a tecnologia é uma necessidade para todos os professores e estudantes. Sem dúvida, o cenário da educação brasileiro tem muito a evoluir.

Além da pandemia, no qual as inovações foram convertidas em necessidades, a expansão digital no país segue em contínua expansão, principalmente porque o processo já iniciado é irreversível.

Recommended For You

About the Author: Alessandra