Qual a Importância da Motivação dos Colaboradores?

motivação dos colaboradores

A motivação dos funcionários é entendida como o entusiasmo, nível de energia, comprometimento e grau de criatividade que um funcionário traz para a empresa no dia a dia. O termo motivação é derivado da palavra latina “movere”, que significa literalmente “movimento”. Todas as definições que podem ser lidas na literatura relevante sobre o assunto estão relacionadas ao fato de que a motivação é um comportamento e que esse comportamento deve ser canalizado para alcançar os objetivos e resultados desejados.

A motivação dos funcionários é sobre o quanto os funcionários estão comprometidos com os objetivos da empresa e como eles se sentem empoderados.

Funcionários motivados são um ativo para uma empresa; estão diretamente relacionados ao sucesso da empresa. A motivação é intangível, difícil de medir e extremamente difícil de controlar, mas muito fácil de cultivar se for bem-feita.

Tipos de motivação dos funcionários

Existem dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. Uma empresa deve estar ciente de que os funcionários não são clones, mas indivíduos com diferentes traços de caráter. Portanto, para motivar efetivamente seus funcionários, você precisa desenvolver uma compreensão mais profunda dos diferentes tipos e caminhos de motivação.

Com esse conhecimento, você pode classificar melhor seus funcionários e aplicar o tipo certo de motivação para aumentar o engajamento e a satisfação dos funcionários. Alguns funcionários respondem melhor à motivação intrínseca, enquanto outros respondem melhor à motivação extrínseca.

Motivação intrínseca

A motivação intrínseca significa que uma pessoa é motivada internamente e deseja ter um bom desempenho no local de trabalho porque os resultados correspondem ao seu próprio sistema de valores. As crenças profundamente arraigadas de uma pessoa tendem a ser os fatores motivadores mais fortes.

Esses indivíduos exibem traços gerais como aceitação, curiosidade, honra e desejo de sucesso. A pesquisa psicológica mostrou que o elogio aumenta a motivação intrínseca, assim como o feedback positivo dos funcionários e o fato de que o trabalho é percebido e valorizado.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca significa que a motivação de uma pessoa é estimulada por fatores externos, como recompensas e reconhecimento. Algumas pessoas podem nunca ser motivadas internamente, e apenas a motivação externa as levará a realizar uma tarefa. Pesquisas psicológicas mostram que recompensas extrínsecas também podem aumentar a disposição de uma pessoa para aprender uma nova habilidade. Recompensas como bônus, benefícios, prêmios etc. eles podem encorajar as pessoas a terem um desempenho muito bom. Mas se a recompensa for perdida, o desempenho provavelmente cairá também.

Como você pode aumentar significativamente a motivação dos funcionários

Se você está procurando maneiras de motivar seus funcionários no trabalho, aqui estão 10 maneiras muito simples e eficazes de fazer isso.

Pesquisa de Motivação dos Funcionários: Antes de tudo, você precisa ter uma ideia de como seus funcionários estão motivados em geral. Pesquisas de funcionários são o método testado e comprovado aqui.

Questione as influências internas e externas que afetam a motivação de seus funcionários. No próximo parágrafo, abordaremos as perguntas específicas que você pode usar como motivação em uma pesquisa de funcionários.

Pesquisas periódicas de satisfação de funcionários: A satisfação de seus funcionários depende de diversos fatores, como: B. Ambiente de trabalho, infraestrutura, tarefas e responsabilidades etc. A realização de pesquisas de satisfação dos funcionários ajuda você a entender e responder aos fatores de insatisfação.

Se a satisfação geral de seus funcionários for bastante baixa, você pode supor que a motivação deles também sofrerá. Portanto, você deve realizar regularmente pesquisas com funcionários, de preferência na forma de pesquisas de pulso, pois elas registram instantâneos do humor atual com muito mais precisão.

Informações sobre o assunto de pesquisas de pulso.

Trabalho bem-feito? Reconheça! O reconhecimento desempenha um papel importante no aumento da motivação dos funcionários. Ajuda a criar um vínculo saudável entre empregador e empregado. Ele não apenas satisfaz nossa necessidade básica de valorização, mas também promove o pertencimento.

Mas: O reconhecimento não deve ser dado de forma exagerada. Se você enfatizar todos os dias o quão lindamente uma planilha do Excel foi criada ou um componente estragado, isso tem um efeito inflacionário. Desenvolva uma estratégia abrangente para reconhecer seus funcionários, isso tem um efeito positivo de longo prazo na motivação dos funcionários.

Concentre-se em recompensas intrínsecas: é verdade que algumas pessoas precisam de recompensas para realizar tarefas, mas as recompensas extrínsecas desaparecem muito rapidamente.

Concentre-se em motivar seus funcionários de dentro para fora. Alguns dirão: “Sim, isso é ótimo, mas temos que comer e pagar aluguel”… verdade, recompense bem seus funcionários por isso, mas certifique-se de criar valor para sua empresa que vem de sua vida.

Autonomia em vez de burocracia: Micro gestão é a pior coisa que um líder pode fazer. Não é apenas demorado, mas também muito indesejável. Se você contratou pessoas com certas habilidades, deixe-as fazer seu trabalho, seja um facilitador, não um tutor.

Isso reduz significativamente a motivação dos funcionários. As pessoas valorizam a autonomia, dão-lhes a liberdade de fazer as coisas de uma forma aceitável. Treine seus funcionários, pergunte regularmente o que eles precisam para fazer seus trabalhos e monitore o progresso de seus funcionários.

Crie um ambiente de trabalho agradável: De acordo com um estudo da Ohio State University, o ambiente de trabalho e seu próprio local de trabalho têm uma grande influência no humor e na motivação de seus funcionários. Portanto, faz muito sentido investir no ambiente de trabalho onde sua força de trabalho passa de 40 a 60 horas por semana. Criar uma boa atmosfera motivará seus funcionários.

Aqui estão algumas sugestões

Organize eventos conjuntos: É sempre bom encontrar os colegas e conhecê-los fora do trabalho. Organize pequenos eventos como viagens de fim de semana ou se reúna depois do trabalho para se divertir e se conhecer melhor. Isso também aumenta a motivação dos colaboradores, pois eles sabem que estão todos trabalhando juntos para o mesmo objetivo, ou seja, o sucesso da empresa.

Promova concursos de ideias: deixe seus funcionários participarem diretamente do sucesso de sua empresa, por exemplo, iniciando concursos de ideias ou inovação. Se seus funcionários sentirem que podem fornecer um impulso valioso para o futuro da empresa, eles ficarão mais motivados e a longo prazo. Portanto, você deve criar programas de inovação e usar recursos de uma comunidade de funcionários para isso.

Informações sobre a comunidade de funcionários

Desenvolvimento de carreira: Ter um plano de desenvolvimento de carreira individual com funções e responsabilidades claramente definidas é vital para todos os funcionários. Tal plano de carreira irá ajudá-los a se concentrar e concentrar seus esforços em um objetivo alcançável. Certifique-se de sentar-se com seus funcionários regularmente e discutir o plano de carreira e, se necessário, adaptá-lo ou expandi-lo.

Ofereça flexibilidade: nem todos os funcionários são iguais. Alguns preferem trabalhar das 9h às 17h, outros nem tanto; alguns gostam de ir ao escritório todos os dias, outros preferem trabalhar em casa.

Para alguns, o trajeto diário é longo e árduo. Portanto, permita um grau razoável de flexibilidade. Seus funcionários ficarão satisfeitos e a motivação dos funcionários aumentará significativamente, pois os funcionários podem fazer seu trabalho de acordo com seus próprios modelos de vida.

Perguntas para fazer aos seus funcionários quando quiser saber sobre o nível de motivação dos funcionários

Abaixo, você encontrará uma seleção de perguntas de amostra que você pode usar para pesquisas de funcionários para descobrir algo sobre o nível de motivação de seus funcionários.

  • Em geral, quão motivado você está no trabalho?

  • Qual a probabilidade de você recomendar uma posição em nossa empresa a um amigo?

  • Como você classificaria sua satisfação geral no trabalho?

  • Quão estimulante você considera seu trabalho diário conosco?

  • Quão inspirado você está pelo seu ambiente de trabalho?

  • Você recebe apoio de seus colegas quando se depara com um desafio?

  • Você acha que pode se desenvolver ainda mais conosco?

  • Como você se sente quando vem trabalhar?

  • Quanto você acha que está contribuindo para o sucesso da empresa?

  • Quanto você sente que seu chefe reconhece seu trabalho?

  • Quão seguro você se sente em seu trabalho?

  • Você conhece os objetivos e valores da empresa?

Recommended For You

About the Author: Fernando Silvestre