Passo a passo para usar a gamificação na escola
O conceito de gamificação na escola se tornou extremamente importante no cenário educacional. E não é para menos, já que a abordagem é conhecida por auxiliar bastante na forma com a qual o estudante interage com os conhecimentos que devem ser absorvidos.
Entretanto, apesar da popularidade da gamificação na escola, é muito comum encontrar instituições que não aplicam adequadamente os conceitos da abordagem. Com isso, se torna fundamental entender como essa estratégia pode ser exatamente o que seus alunos precisam na sala de aula!
Entendendo o que é a gamificação
Gamificação na escola é uma abordagem que busca aplicar diversas práticas lúdicas em situações do cotidiano dos participantes. Para isso, é preciso fazer uso do sistema de recompensas, estabelecimento de metas, dentre outras maneiras diferentes que mantenham os integrantes engajados e empenhados em poder aproveitar o máximo possível da atividade.
Na sala de aula em específico, a gamificação costuma ser utilizada como forma de promover o entendimento de conteúdos juntamente com a presença de outros elementos como competitividade e colaboração, por exemplo.
Como surgiu a gamificação?
A origem do termo gamificação se deu com o inventor e programador Nick Peeling, em 2002. Basicamente ele defendia que elementos como competitividade saudável, passar de fase e outros correspondentes da abordagem são muito úteis para a formação de uma equipe mais produtiva e comprometida.
No entanto, o ato de gamificar práticas já era utilizado no cenário desde 1970 com os desenvolvedores de software. Estes profissionais faziam buscas de maneiras interessantes de desenvolver essas criações, mas a popularização definitiva do termo foi em 2010 com a criação de sistemas mais complexos para aplicar a gamificação.
Benefícios da gamificação na escola
O principal benefício observado quando se aplica em gamificação na escola é colaborar com um aprendizado engajado para os estudantes. Através das várias práticas lúdicas e o sistema de recompensas de implementação da abordagem, é possível construir um ambiente mais dinâmico e com altas taxas de engajamento entre os alunos.
Como consequência desse primeiro benefício, surgem outros como a execução de trabalhos mais bem feitos e maior interação entre professores e estudantes. Dessa forma, o contexto da sala de aula se torna apropriado não só para desenvolvimento de conhecimento, mas também para formação de laços, o que é muito importante para os estudantes.
Passo a passo para usar a gamificação na sala de aula
Como primeiro passo para aplicar a gamificação na sala de aula, é preciso estudar a turma que terá a abordagem aplicada. Entender as características dela, dificuldades e formas mais eficazes de aprendizado, por exemplo, vai ser essencial para orientar como as atividades gamificadas devem ser incluídas no contexto.
O segundo passo é garantir a presença de ferramentas adequadas para aplicar a abordagem. Para isso, a sua melhor escolha é a Gamefic, já que toda a nossa tecnologia permite criar o ambiente ideal para as práticas gamificadas em sua sala de aula. Venha conferir o nosso site para entender mais sobre como fazemos isso.
Por fim, deve-se analisar os resultados das aplicações realizadas para saber quais foram as que apresentaram melhor aproveitamento dos alunos. Assim, torna-se possível estudar com mais profundidade os motivos para a eficiência e aplicar em novas práticas que tenham resultados igualmente promissores.
Exemplos de gamificação em sala de aula
O quiz é o exemplo mais conhecido de gamificação no contexto escolar justamente por ser de mais simples aplicação e permitir uma revisão completa do quanto de conteúdo foi retido pelos estudantes. Estruture adequadamente a ordem das questões junto com o nível de dificuldade para que os alunos aproveitem melhor a prática.
Outro exemplo bastante eficaz para sala de aula são as atividades premiadas. Nessas práticas você é capaz de explorar a competitividade junto com o incentivo que as recompensas fornecem para a execução de atividades com mais foco e dedicação. Mapeie as dificuldades dos alunos e ofereça prêmios que estejam de acordo com a proposta daquela atividade.
Fica bem claro agora como a gamificação na escola pode fazer a diferença na forma com a qual os seus alunos se relacionam com o conhecimento transmitido. Por isso, cabe aplicar a gamificação na escola da melhor maneira possível através da gamefic e garanta todos os benefícios da prática em seu contexto escolar!
Comentários estão fechados.