5G e mais: conheça os fatores que impulsionam o mercado de segurança

No Brasil, o mercado de segurança vem crescendo a passos largos, especialmente com a ajuda da tecnologia e do aumento da violência urbana presente nas grandes metrópoles.

Você sabia que o segmento de segurança é um dos que mais estão se expandindo no país? Nos últimos anos, por conta do crescimento da violência urbana em cidades grandes, além do avanço da tecnologia, esse nicho ganhou notoriedade, tanto no universo residencial, como acontece nos condomínios fechados, quanto nos serviços públicos, que é o caso do monitoramento das vias. 

A ideia é que, com o apoio da Internet e de conexões cada vez mais ágeis, seja possível ampliar a proteção remota e, consequentemente, oferecer mais tranquilidade a toda a população brasileira. Portanto, caso você se interesse sobre os sistemas de segurança e os seus desdobramentos, este é um ótimo momento para se aprofundar no tema e entender os números que envolvem esse ramo — tão promissor e necessário para a nossa qualidade de vida. 

Os dados sobre o mercado de segurança no Brasil

Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), somente em 2021 o segmento de segurança cresceu 18%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com certeza, essa mudança mostra uma expansão significativa da procura por soluções capazes de manter os indivíduos mais protegidos, seja em suas próprias residências, em empresas privadas ou ambientes públicos. 

Nesse caso, podemos falar que o setor vem atuando com afinco em determinados nichos, como no das portarias que, desta vez, estão surgindo em modalidades remotas — uma solução mais prática e econômica para manter em dia a segurança dos moradores ou frequentadores de um determinado empreendimento. 

Inclusive, um fato curioso é que o desenvolvimento dessas modalidades ganhou mais notoriedade durante a pandemia da Covid-19. Uma vez em isolamento social, boa parte da população e, especialmente, os empresários, saíram em busca de alternativas capazes de promover tranquilidade e proteção dos usuários, porém, de um jeito que fosse possível realizar à distância.

Os diferenciais dos sistemas de segurança

Apesar do seu avanço significativo, o mercado de segurança ainda enfrenta alguns desafios. De todos, destacamos aqueles que criticam os sistemas remotos, alegando que é preciso contar com porteiros presenciais para garantir, de fato, a proteção de um espaço. 

Ainda assim, é necessário destacar que tal pensamento se baseia em uma ideia falsa de segurança. Afinal, os sistemas mais modernos já conseguem armazenar informações de voz e de imagem, minimizando, assim, qualquer possível erro que possa ser cometido por um ser humano. Fora isso, essa modalidade é excelente para reduzir as despesas relacionadas à contratação e manutenção de funcionários nos condomínios. 

Aqui, é bacana frisar que a ideia dos sistemas de segurança não é promover focos de desemprego na categoria, mas sim, capacitar cada vez mais esses profissionais e, posteriormente, remanejá-los para as centrais responsáveis pelo monitoramento. Na prática, essa movimentação irá ampliar a segurança e, de quebra, assegurar a vida profissional desses funcionários. 

A relação entre a tecnologia 5G e o mercado de segurança

Felizmente, o mercado de segurança pode contar com alguns avanços tecnológicos para ampliar o seu leque de possibilidades e eficiência. Um exemplo disso é o advento do 5G — que apresenta excelente velocidade e ótima conexão. Juntos, esses detalhes permitem que os sistemas voltados para a segurança sejam aprimorados, ainda mais no que diz respeito ao monitoramento e vigilância. 

Outro ponto interessante é que, antigamente, o sistema voltado para o reconhecimento facial era algo inacessível, principalmente por conta do seu custo. Entretanto, com a popularização da Internet e a revolução da tecnologia 5G, essa opção se tornou mais acessível, permitindo que condomínios e empresas de diferentes portes possam utilizá-la para reforçar a proteção de seus espaços. Bem interessante!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.