É seguro investir em criptomoedas?

Está pensando em investir em criptomoedas? Quer saber se é um investimento seguro? Então, esse artigo é para você!

Primeiramente, é preciso entender que qualquer investimento, seja de renda fixa, renda variável, possui um determinado grau de risco, se pensarmos bem, nem mesmo guardar dinheiro debaixo do colchão é 100% seguro, pois há a natural desvalorização, além de riscos de roubo, incêndio, enfim… riscos existem em qualquer investimento.

Mas, é verdade que investir em criptomoedas é muito arriscado? A resposta é SIM. E isso por sua  alta volatilidade, por outro lado, elas podem ser muito rentáveis.

Então, quem está querendo começar agora a investir, é preciso ter em mente que, quanto mais rentável, mais arriscado é… por isso, antes de começar a investir, primeiramente, é preciso considerar o seu perfil de investidor.

Quem possui um perfil mais conservador, então, nesse caso, realmente, as criptomoedas não são a melhor opção de investimento.  É fundamental, antes mesmo de pensar em investir, estar bem atento a estes detalhes. 

Quer saber se é seguro investir em criptomoedas? E quais seriam os riscos? Confira abaixo.  

 

Quais os riscos de investir em criptomoedas

Quem deseja começar a investir em criptomoedas, precisa, primeiramente, conhecer alguns riscos, antes mesmo de começar a mover fundos para essa atividade. 

Visto que as criptomoedas são descentralizadas, isto é, não há nenhum órgão ou administrador regulamentando seu funcionamento, não há nenhum órgão, ou instituição reguladora a quem possa recorrer, no caso de possíveis problemas relacionados à criptomoeda.

Outro risco é o da pirâmide financeira, quando uma empresa falsa induz a vítima a fazer algum investimento e a atrair novos clientes para o esquema, em troca de recompensas.

Há ainda o risco em negociações P2P, com a compra e venda sendo realizadas sem uma corretora por trás, de “pessoa para pessoa”, feita na base da confiança entre vendedor e comprador, sem uma terceira parte para intermediar a transação, ou seja, não há garantia de cumprimento. Na verdade, nesse tipo de negociação, a confiança passa a ser um grande problema, em especial, quando algum valor é repassado para o outro de forma antecipada.

Outro risco diz respeito às exchanges, que são as plataformas que intermediam a compra e venda de Bitcoins e outras criptomoedas, que podem não ser sérias, ou seja, agirem com segundas intenções visando roubar todos os investimentos realizados nas mesmas, e os investidores não terem a quem recorrer.

 

Como evitar riscos ao investir em criptomoedas

Enfim, como dito acima, nenhum investimento é 100% seguro, mas, existem sempre formas de amenizar possíveis riscos ou danos, e com as criptomoedas isso não é diferente. 

Em relação às moedas virtuais torna-se fundamental contar com um bom suporte, ou seja, uma corretora, ou Exchange, que seja reconhecida no mercado, como a KuCoin, que conta com uma vasta experiência e um bom número de cripto investidores.

Vale ter em mente que as exchanges existem, justamente, para reduzir a exposição a riscos, trabalhando de maneira semelhante às corretoras tradicionais, ou seja, oferecendo uma estrutura séria e segura, para facilitar a compra e venda de cripto ativos.

Enfim, todos estes fatores devem ser levados em conta, antes mesmo, de pensar em investir em criptomoedas, lembrando que todo investimento envolve riscos e o investidor deve estar ciente sobre os mesmos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.