Dicas para viajar de carro: saiba como ter mais segurança nas estradas
Que tal algumas dicas para viajar de carro? Viajar de carro pode ser bastante prático pela possibilidade de parar quando quiser, ter mais conforto, levar os pets e escolher a rota mais rápida.
De qualquer forma, antes de começar a viagem, é preciso verificar alguns fatores que vão contribuir para se ter mais segurança nas estradas.
Por isso, preparamos para você dicas para viajar de carro com segurança nas estradas.
Dicas para viajar de carro com segurança
Viajar de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável, mas é crucial garantir a segurança durante todo o percurso.
A segurança rodoviária é uma preocupação constante para todos os motoristas, especialmente ao considerar os riscos potenciais envolvidos em viagens de longa distância ou em estradas desconhecidas.
Desde a preparação do veículo até a adoção de práticas seguras durante a viagem, há uma série de medidas que os motoristas podem tomar para garantir uma jornada segura e tranquila.
Neste contexto, algumas dicas importantes podem ajudar a minimizar os riscos e maximizar a segurança para todos os ocupantes do veículo.
Manutenção veicular
O primeiro passo é levar o veículo para passar pela manutenção preventiva. O intuito é verificar como estão o amortecedor, os freios e os demais itens do carro. Caso algum problema seja encontrado, ele já é corrigido e você não corre o risco de lidar com a questão no meio da estrada.
Não deixe essa dica de segurança para a última hora. O recomendado é que seja feita pelo menos uma semana antes da viagem.
Revisão de pneus
Os pneus também precisam de troca e revisão, afinal, se estiverem carecas, há o risco de causarem acidentes. Além disso, precisam estar bem calibrados e fixados, para segurança de quem está no veículo e dos demais condutores.
Essa revisão pode ser feita com a manutenção preventiva, já solicitando que a troca dos pneus seja realizada. O próprio condutor também tem condições de fazer a troca e não deve esquecer de verificar o estepe.
Escolha da rota
Antes de sair de casa, conheça diferentes rotas disponíveis para chegar ao seu destino. Você tem a opção de selecionar a mais prática, mas não deixe de anotar as alternativas, caso aconteça algo na estrada que peça um desvio.
Coloque no GPS a rota principal, mas, se possível, procure conhecer esse mesmo caminho sem a necessidade de um dispositivo com internet. Opte sempre por caminhos que tenham certa movimentação, incluindo postos de gasolina e outros locais em que se possa parar.
Seleção de melhores paradas
Além de conhecer as rotas, você deve anotar paradas que podem ser práticas ao longo da viagem. É um caminho curto? Veja onde estão os postos de gasolina e restaurantes para uma ida ao banheiro ou se alimentar. A viagem é longa? Considere hotéis próximos em que possa descansar a noite.
Caso possa verificar antes da viagem, confira se essas paradas ficam abertas 24h e em todos os dias da semana. Anote também alternativas se precisar parar antes do ponto planejado.
Kits de emergência
Um kit de emergência para a viagem de carro deve incluir itens de primeiros socorros e ferramentas que possam te ajudar com o veículo. Você pode precisar trocar um pneu durante a viagem, então, leve chaves de roda no porta-malas.
Inclua também compressor de pneus, lanterna, chaves de biela e de fenda, canivete, cabo de transferência para bateria, auxiliador de partida, macaco hidráulico e um alicate universal. No kit de primeiros socorros, luvas, curativo, gazes e antissépticos.
Direção defensiva
Enquanto estiver na estrada, é preciso adotar a direção defensiva. Aliás, esta consiste em um conjunto de práticas e procedimentos com o intuito de evitar acidentes ou minimizar as consequências deles.
Como condutor, é necessário pensar não somente em quem está no carro com você, mas nas outras pessoas que também estão na estrada. Respeite os limites de velocidade, tome cuidado com ultrapassagens e observe os alertas sobre acidentes, zonas de neblina ou obras.
Lidar com condições adversas
Você pode até se planejar para viajar em um dia de tempo estável, porém, conforme se afasta da sua cidade, talvez enfrente condições climáticas adversas. A chuva pede precaução na direção, exigindo a redução na velocidade. Já em casos de neblina use faróis baixos e médios, nunca altos.
É válido também utilizar os faróis de neblina ou DRL, próprios para esse tipo de situação, caso seu veículo os possua. Em condições adversas, é preciso diminuir as distrações, assim, desligue o rádio e peça que os passageiros permaneçam em silêncio.
Além dessas dicas para viajar de carro, o ideal também é você contratar um seguro de viagem, especialmente se for para lugares longes.
Comentários estão fechados.