Dicas para fazer uma decoração de evento criativa e imersiva!

decoração de evento

Se você quer fazer uma decoração de evento de maneira criativa, barata e imersiva, está no lugar certo. Afinal, fazer uma decoração criativa e dinâmica nem sempre é fácil. Principalmente se você nunca fez antes.

Mas neste artigo, você vai entender mais sobre o tema. Veja algumas dicas e ideias de como fazer uma decoração de evento na sua casa, área de festas do condomínio e outros ambientes. Seja se você busca um evento empresarial, de convenção de vendas, ou um evento de confraternização.

Continue lendo e veja dicas e ideias de como fazer uma decoração de evento.

Mais sobre decoração

Decoração de evento criativa – Como fazer?

Para fazer uma decoração de evento, que seja de maneira criativa! Afinal, já que estamos falando de um evento, nada mais legal do que transformá-lo em algo ainda mais imersivo, criativo e divertido para todos, não é mesmo?

Independente do tipo de evento que você vai montar, é importante sempre começar pelo básico. Isto é, entender a essência do evento e que tipo de sensações você quer transmitir para as pessoas.

Você pode mudar completamente as sensações das pessoas de acordo com os itens que você dispor no evento. Cores e estampas ajudam muito nesse sentido.

Assim sendo, veja abaixo algumas ideias de como começar a decoração de evento:

  • Pense na temática do evento e na imersão que você quer criar.
  • A iluminação do evento é muito importante.
  • Carpete para eventos.
  • Revestimento de paredes.
  • Revestimentos de segurança para o evento.

Entenda mais sobre cada passo.

Pense na temática do evento e na imersão que você quer criar

Antes de começar a fazer qualquer tipo de movimento para decoração de um evento, é fundamental pensar na temática do mesmo. Isto é, você precisa considerar que tipo de tema você quer para o evento e toda a decoração vai estar baseada nisso.

Todos os eventos podem ter temas diferentes e criativos. Afinal, é isso que vai gerar uma imersão criativa para as pessoas que estão frequentando o espaço. Mesmo os eventos mais sérios, como as convenções de vendas, podem ter temáticas divertidas e criativas.

Você deve pensar em algo que possa gerar conexão com o os objetivos daquele evento e então construir uma narrativa em cima disso.

A iluminação do evento é muito importante

Outro fator determinante para fazer uma decoração de evento criativa, é pensar na iluminação do espaço. Muitas vezes é a iluminação que fará grande parte do trabalho decorativo. Afinal, uma boa iluminação tem esse poder.

Se o seu objetivo é utilizar apenas a luz básica do salão ou área de festas, isso também é possível. Nesse caso, você pode compensar a decoração de outras maneiras. Mas caso utilize uma iluminação alugada, saiba que o evento ficará muito mais chique e imersivo.

Refletores que se mexem, luzes coloridas ou de preenchimento, muitas vezes, são mais fáceis de preencher um espaço do que com vários itens de decoração que precisam ser confeccionados. Principalmente se o evento for a noite.

Carpete para eventos

Uma decoração de evento criativa e imersiva precisa acontecer em todas as áreas do salão de eventos. Isto é, nas paredes, no teto e também no chão. Principalmente se o chão for muito antigo ou com aspecto feio, você deve fazer um revestimento nas cores da temática do evento.

O melhor revestimento, nesse caso, pode ser o carpete. Afinal, comprar carpete para eventos por metro é barato, você tem um revestimento confortável para os pés e fica ótimo em qualquer ambiente.

Você pode recortá-lo para deixar no formato que você quer. Isso sem falar na quantidade de cores que existem de carpetes. Assim sendo, você pode comprar as cores que mais combinam com o projeto e então deixar tudo dentro da mesma sintonia.

Revestimento de paredes

Os revestimentos de parede são também importantes de considerar na hora de fazer uma decoração de evento. Afinal, as paredes têm um papel muito importante na decoração, que é projetar a temática do evento.

Para revestir paredes, você pode usar tanto um simples papel de parede, como tecido. Os tecidos são muito mais fáceis de colocar e criam um aspecto mais caseiro para o espaço. Além de trazer um conforto visual, pois o tecido é confortável ao toque.

Já o papel de parede é ótimo pois você pode explorar inúmeras estampas e temas diferentes. Há várias temáticas de papel de parede para preencher o fundo e as paredes de um evento. Seja ele qual for.

Revestimentos de segurança para o evento

E por fim, você ainda precisa considerar alguns revestimentos extras para o seu evento: os revestimentos de segurança.

Mas, o que é isso? Basicamente, os revestimentos de segurança são aqueles itens que deixam as pessoas seguras, como fitas antiderrapante nas escadas ou piso emborrachado em áreas úmidas.

O que não pode faltar em uma decoração de evento?

Se você já tem o seu evento engatilhado para começar a decoração, aqui vai uma lista de ideias de coisas que não podem faltar em uma decoração de evento:

  • Cantinho para as fotos.
  • Espaço para sentar e descansar (lounge).
  • Luzes para cada ocasião.
  • Sonorização adequada para a temática.

Cantinho para as fotos

Um cantinho para as fotos é fundamental. Isto é, crie um espaço dedicado para que as pessoas façam fotos e postem nas redes sociais. Esse espaço deve estar dentro da temática do evento e, assim, o seu evento será um sucesso também online!

Espaço para sentar e descansar (lounge)

Uma área de descanso é sempre importante. Isto é, você pode criar uma salinha em algum cantinho para que as pessoas tenham uma área de socialização. Essa área pode ser bem como se fosse uma sala de casa mesmo. Se não for difícil, você pode até mesmo instalar uma TV nesse ambiente!

Luzes para cada ocasião

As luzes criam preenchimento e imersão. Elas trazem clima para qualquer ambiente e você não pode deixá-las de lado na hora de decorar um evento. Utilize as luzes para criar cenários diferentes e sensações diferentes durante cada fase do evento.

Sonorização adequada para a temática

E por fim, pense na sonorização. Alugar um equipamento de som é o mais indicado. Afinal, o equipamento será instalado de acordo com o tipo e estilo de ambiente que você está. Isto é, a sonorização ficará adequada ao espaço.

Recommended For You

About the Author: Matheus Cardoso