Curso para vendedor: qual a melhor técnica de abordagem aos clientes?

Vendedor

Vender é uma atividade comum desde os primórdios da humanidade. Com o passar dos anos, isso se tornou uma profissão e surgiram novos canais de vendas, como o telefone, internet, e-commerce, entre outros. 

Contudo, há uma dúvida comum entre os profissionais deste segmento – sejam aqueles de lojas físicas, online, representante comercial ou qualquer outra atividade relacionada: como vender mais?

A resposta para essa pergunta é simples: conhecimento. O vendedor que quer aumentar seus resultados deve dominar as técnicas de vendas, conhecer todas as etapas do processo, entender o perfil dos seus consumidores e o produto que está sendo vendido.

Sem esses conhecimentos, nenhum vendedor terá resultados gratificantes. Vender não é um dom, é fruto de estudos e experiências. Uma venda é realizada a partir de um processo minucioso, com diversas etapas. Dentre elas:

Prospecção, abordagem, conhecimento do consumidor, estabelecimento de necessidades, apresentação, fechar negócio e o pós-venda. Essas são as principais etapas de todo processo de venda.

Para se tornar um vendedor de sucesso, é preciso dominar todas elas e principalmente, saber mover o consumidor dentro desse processo. Uma das etapas mais importantes, sem dúvida alguma, é a abordagem.

Se mal feita, os consumidores sequer vão querer saber sobre o que está sendo vendido e não fechará a compra. Sem as boas técnicas de abordagem, não há venda. 

Por isso, neste conteúdo, nós mostraremos algumas das melhores técnicas de abordagem em vendas. Como fazer na prática? Por que dar tanta atenção para esta etapa? Estas e outras questões, você solucionará ao longo da leitura. Acompanhe!

Como fazer uma abordagem de vendas assertiva?

Assim como em todas as outras etapas, há diversas técnicas para realizar uma abordagem assertiva. Mas lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Esse ditado se aplica muito ao processo de vendas. 

O primeiro contato com o consumidor pode determinar o restante da negociação. Nenhuma venda é feita sem uma boa abordagem. Existem centenas de empresas que oferecem o mesmo que você, como se destacar e vender antes da concorrência?

Atendimento, abordagem e condução do consumidor pelo funil de vendas. Por isso, é uma etapa que merece muita atenção e dedicação dos vendedores. Nossa primeira dica é: conheça bem o produto ou serviço oferecido.

Tanto na abordagem quanto no restante da negociação, é fundamental dominar o que está sendo vendido. Assim o vendedor está preparado para responder a qualquer dúvida ou objeção do consumidor.

Importante ressaltar que em momento algum, o vendedor deve mentir ao cliente. As pessoas estão cada vez mais informadas e tentar mentir – além de antiético – pode acabar com as suas chances de vendas. Além de receber críticas e causar danos à imagem da empresa, produto ou serviço.

Então, conheça bem o que está oferecendo e não minta. O próximo passo é colocar as seguintes técnicas de abordagem em ação. Vamos conhecê-las de uma vez por todas? Acompanhe! 

Escute com atenção

Um bom vendedor vende soluções para as dores e necessidades de seus consumidores. Ouvir o que eles têm a dizer é fundamental para encontrar qual gatilho usar na negociação e oferecer o produto no momento ideal.

Além de que as pessoas gostam de serem ouvidas. Se você mostrar interesse, o cliente vai se sentir mais confortável. Demonstra que você se importa com ele, por exemplo. 

Então, a primeira técnica é escutar o que o consumidor tem a dizer e preocupe-se com o que foi dito e não apenas querer vender seu produto ou serviço a qualquer custo.

Personalize seu discurso

A era dos scripts e roteiros prontos acabou. Nenhum consumidor se interessa por um discurso pronto, parecendo que está conversando com um robô e que a pessoa do outro lado não está escutando nada do que está dizendo. 

Por isso, personalize sua apresentação com a linguagem do consumidor, deixe a conversa fluir (esteja preparado para o improviso) e preste atenção em tudo que o consumidor diz (ou deixa subentendido) para usar na apresentação todas as informações que você tem sobre ele. 

Além disso, uma dica: prefira perguntas abertas, como aquelas que começam com “Como” e “por que?”. Essa tática evita respostas curtas, como “sim” e “não” – o que prejudica o diálogo e torna a abordagem mais complexa, deixando o vendedor sem saída em muitos casos.

Esteja disponível, mas não force a barra

Por fim, não force a barra com o consumidor. Não há nada mais chato do que um vendedor insistindo o tempo todo, não é mesmo? Todos já passamos por situações como essa e sempre saímos irritados.

Um vendedor insistente pode irritar o cliente e afastá-lo para longe. Por isso, aprenda com o erro de outros profissionais e não force. O ideal é indicar que está disponível sempre que ele precisar para tirar qualquer dúvida ou fechar a compra. 

Prefira ouvir, fazer perguntas e deixar o consumidor à vontade, tudo sem pressioná-lo.

Gostou das dicas? Vamos ressaltar que este conteúdo não substitui um bom curso para vendedor. Aulas com profissionais proporcionarão dicas ainda mais aprofundadas para cada área de atuação de vendas.

Além de situações na prática. Procure um curso de vendas de qualidade para crescer ainda mais na profissão!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo