Como usar carvão vegetal na jardinagem?

Carvão vegetal

Hoje você vai aprender a como usar carvão vegetal na jardinagem. De fato, o hobby de cultivar plantas e construir jardins já não é mais algo somente de idosos. Na verdade, é assim que costumávamos pensar, não é mesmo? Bom, muitos jovens que estão seguindo uma vibe mais clássica de decoração estão voltando à antiga atividade de cultivar flores e plantas em casas e apês.

Sendo assim, hoje nós vamos conhecer tudo sobre carvão vegetal e como ela pode fazer uma diferença gigantesca nas suas plantas. Então, se você assim como eu também ama cuidar de plantas e também quer conhecer os efeitos do carvão vegetal nelas, esse post é pra você! Fique comigo até o final, preparamos com carinho um passo a passo de como usar pra não restar dúvidas pra você!

Nesse sentido, se você está visitando o nosso site pela primeira vez, eu agradeço e desejo as mais sinceras boas-vindas! É por pessoas como você que ainda estamos produzindo conteúdo nesse site; desse modo, peço pra que você se sinta à vontade pra conhecer o nosso trabalho e ler os nossos posts anteriores. Você pode acabar encontrando muita coisa boa por ali e que pode ser útil pra você!

Bom, sem mais delongas, eu creio que nós já podemos ir direto ao assunto, não é verdade? Espero que você tenha uma boa e agradável leitura; não se esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou do post ou a sua dúvida sobre algo relacionado. Vamos lá!

Carvão vegetal: como usar na jardinagem?

Creio que um dos problemas mais comuns que acontecem com pessoas que acabam de começar a cuidar de plantas seja o tanto de água usada. Na verdade, a quantidade de água que você costuma colocar nos vasos. De fato, é muito fácil matar as plantas afogadas dessa maneira. O excesso de líquido pode gerar isso. Entretanto, existe uma possibilidade muito bacana pra evitar isso!

Eu sei como é difícil cuidar das plantas com o corre-corre do dia a dia. A gente acaba fazendo tudo com muita pressa e não percebe muitas das coisas que fazemos. Contudo, usar carvão vegetal na jardinagem pode resolver esse problema rapidinho! Isso porque quando não há um sistema de drenagem adequado, a água vai acumulando no fundo do vaso, não é mesmo?

Acaba que as raízes ficam bem suscetíveis a fungos e bactérias, em seguida, apodreçam e morram. O carvão vegetal vai funcionar como esse sistema de drenagem! Sendo assim, vamos ver como usar e depois vamos comentar mais a fundo acerca do carvão em si. Bora lá! Primeiramente, você deve aplicar uma camada de carvão vegetal no fundo do vaso. Dessa maneira, toda vez que você for regá-las, ela vai funcionar como uma camada de segurança. É basicamente isso!

Assim, o carvão vegetal na jardinagem absorve a água enquanto você rega, e acaba evitando o acúmulo de líquido no fundo. Claro que quando você colocar essa camada de carvão no fundo do vaso você também vai evitar maus odores. Assim como vai remover algumas impurezas da terra e espantar alguns insetos. É muito simples de usar! Então, vamos recapitular.

Passe as plantas de um vaso para o outro e aplique uma camada de carvão vegetal triturado no fundo do vaso. Logo após, transfira sua planta novamente pro vaso com o carvão, e pronto!

Como funciona o carvão vegetal?

Você acaba de aprender a como usar o carvão vegetal na jardinagem. É bem simples, não é verdade? Então, vamos entender mais a fundo como o carvão funciona nesse processo de ajuda com as plantas. Como vimos acima, o carvão vegetal vai funcionar como se fosse um sistema de drenagem. Isso porque ele absorve a água que chega ao fundo, evitando o acúmulo.

Bom, como podemos notar, o carvão vegetal costuma ser um elemento extremamente poroso, ou seja, “arejado”. Então, sendo o carvão vegetal um material poroso, que proporciona às plantas um ambiente arejado, ele pode ser usado com bastante frequência. Claro que tudo vai depender do formato de seu vaso também. Até porque alguns vasos já possuem furinhos embaixo deles.

Nesses não é necessário aplicar o carvão vegetal. Contudo, naqueles que não possuem esses furinhos e precisam respirar e levar aquela água pra algum lugar, o carvão se encaixa perfeitamente! Além de ser usado em jardinagem, o carvão vegetal também costuma ser usado em aquários também. Isso porque ele funciona como um filtro debaixo d’água.

Assim, ele também pode ser usado no tratamento de vítimas de envenenamento, porque aglutina toxinas e previne o estômago de absorvê-las. Muito louco, né?! Pois é, o carvão vegetal é incrível e pode ser usado de diversas maneiras. Se você se sente curioso quanto ao que mais é útil no carvão, pesquise a fundo no Google.

Obrigado por ter me acompanhado até o final deste post! Hoje conversamos sobre carvão vegetal na jardinagem; eu espero que você tenha gostado desse conteúdo. Não se esqueça de nos seguir para receber mais dos nossos posts assim que forem lançados. Espero te ver em breve, até mais!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo