Como estudar em Portugal: saiba como fazer para estudar fora do país

Como estudar em Portugal: saiba como fazer para estudar fora do país

Você consideraria estudar em Portugal? Com toda certeza, este é o sonho de muitas pessoas.

Ter um visto ou cidadania portuguesa para estudar em Portugal é uma grande chance para os brasileiros expandirem seu horizonte, aumentarem suas chances de serem contratados para um emprego melhor e terem uma boa vida.

Não é raro que muitas pessoas usem seus próprios recursos ou milhas de cartão de crédito para ir a Portugal. 

Durante seu período de residência no país, você também pode obter a nacionalidade portuguesa.

Muitas tradições podem ser encontradas nas universidades portuguesas. A qualidade da educação escolar é alta também. É como abrir uma porta de entrada para a Europa quando se estuda em Portugal.

É fácil para os brasileiros entrar em instituições educacionais em Portugal e obter vistos de estudante porque falamos a mesma língua.

Veja também: Países com maiores salários na Europa – Descubra quais são eles.

Como é o sistema de ensino em Portugal?

O sistema educacional em Portugal consiste no pré-escolar, no ensino básico e no ensino médio.

O sistema de ensino superior é semelhante ao nosso e tem a mesma estrutura de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Embora Portugal faça parte do sistema europeu, existe um acordo de padronização entre os países da UE chamado Processo de Bolonha, que traz algumas particularidades, assim como as vantagens da mobilidade e do reconhecimento dos títulos.

É possível participar do curso de mestrado integrado em Portugal, que inclui um curso de graduação, sendo que os últimos anos correspondem a um mestrado. Há a oportunidade de se graduar em uma universidade com um bacharelado e um mestrado

Em Portugal, o sistema escolar público tem alguns pagamentos devidos aos alunos. Há um significado diferente para a palavra e é muito comum no Brasil. O ano letivo em Portugal começa em meados de setembro.

Como estudar em Portugal?

Criamos um simples guia passo a passo que o ajudará a estudar em Portugal, e enquanto ele entra em detalhes sobre o tema, confira abaixo:

Procure pelo curso e universidade

Você deve pesquisar a universidade primeiro, começando pela instituição mais conhecida, lendo o curso e verificando o cronograma para ter certeza de que é o que você está procurando.

 

Verifique bem o custo da mensalidade e o custo de vida na cidade

Os estudantes internacionais nas universidades podem encontrar preços diferentes para cada curso.

O custo de vida na cidade pode ser comparado ao custo da universidade. O custo de vida é mais alto nas grandes cidades.

 

Dê atenção especial aos prazos

Nova meses antes do início do ano letivo é quando o processo de inscrição começa. Por causa disso, em dezembro, comece a procurar o calendário da universidade de destino, anote a data e faça um lembrete, para que nenhum prazo seja perdido.

A melhor época para se candidatar é durante a primeira fase, que dura de janeiro a fevereiro. Você tem cerca de 6 meses para solicitar o visto antes que o resultado seja liberado. Você não deve atrasar até o último minuto.

 

Para estudar em Portugal precisa de qual visto?

Para estudos de longa duração no país, o visto de estudante português D4 é uma boa escolha. O visto D5 é o mais adequado para estudantes que já estão na Europa, e também existem vistos de curto prazo.

É necessário ter um seguro de saúde, ou equivalente, que cubra a duração estimada, se você quiser obter o visto.

É possível usar o ENEM para estudar em Portugal?

Se você quiser saber como estudar em Portugal usando os resultados de testes anteriores, você deve saber que são aceitos até 3 resultados de testes anteriores.

A inscrição e o registro para o curso serão feitos on-line. O aviso público e os prazos são importantes para se prestar atenção.

Confira como utilizar sua nota do exame do ENEM para estudar em Portugal:

 

  1. Dependendo do curso e da universidade selecionados, a pontuação de corte para Portugal é diferente. A primeira coisa a fazer é verificar se suas notas são suficientes para o curso que você deseja fazer. 
  2. Todos os documentos precisam ser separados de acordo com o edital público. Não deixe os documentos para a última hora, eles precisam ser autenticados. 
  3. A aplicação pode ser iniciada através do portal online das universidades portuguesas.
      

Sobre as bolsas de estudo do Brasil para estudo em Portugal

A maneira mais econômica de estudar em Portugal sem pagar mensalidades é através do intercâmbio acadêmico, onde o Brasil e as instituições de ensino de Portugal chegam a um acordo.

O aluno com a melhor nota média da escola é geralmente selecionado através de um exame de conhecimento.

A bolsa de estudos CAPES é uma das opções para estudantes de graduação e doutorado. Você deve sempre ficar de olho nas notícias no site oficial para saber se há bolsas disponíveis para seu perfil de estudante.

Recommended For You

About the Author: Alessandra