Perguntas para Entrevistar um Cozinheiro

perguntas para entrevistar um cozinheiro

Perguntas para Entrevistar um Cozinheiro | Para você que possui um restaurante e sonha com seu empreendimento deslanchando, não pode descuidar com a contratação dos funcionários. Embora a cozinha de um restaurante pareça ser algo fácil, existem conhecimentos e dominós que o profissional deverá ter para enfrentar os desafios diários.

E com base nisso, no artigo a seguir preparamos as perguntas para entrevistar um cozinheiro. Afinal de contas, esse profissional pode atuar em diversas aéreas como confeitarias, empresas de fiscalização sanitária, indústrias, hospitais e hotéis e não somente em um restaurante.

Observações Relevantes na Entrevista

Verificar o Histórico profissional

Antes de mais nada, não é novidade que o primeiro ponto de uma contratação de cozinheiro é o fato de o candidato ter ou não formação ou experiência na área.

Essa experiência vai desde um curso básico até uma experiência anterior.

Tudo isso se soma para que o contratante saiba se o profissional tem aptidão para o cargo.

Para isso, solicite um currículo e cheque as referências do candidato à vaga.

Analise suas experiências de empregadores anteriores, pois isso, de acordo com especialistas é fundamental para ser mais assertivo na hora da contratação.

Conheça os objetivos do candidato

Outro ponto de perguntas para entrevistar um cozinheiro é você conhecer os objetivos de médio e longo prazo.  Isso se dá, pois, as cozinhas de restaurantes possuem uma alta rotatividade de profissionais.

E para minimizar este cenário é necessário conferir quais são os objetivos profissionais do candidato a médio e longo prazo. Ora, quando o candidato pretende seguir carreira, existe a possibilidade de estar mais disposto a desempenhar atividades variadas, pois pretende se aprimorar de forma mais ampla.

Conheça suas responsabilidades

Este fator é uma competência ligada a necessidade do profissional em saber qual é a sua rotina nas atividades do trabalho. Aqui, não trata somente em cumprir tarefas, mas de ser destaque na hora de lidar com desafios e dificuldades sem recorrer a mecanismos de fuga. Trata-se de o profissional assumir uma postura de responsabilidade, solucionando problemas mais rapidamente e tornando o clima da empresa mais leve e colaborativo.

Capacidade de trabalhar em grupo

Outro norte sobre as perguntas para entrevistar um cozinheiro é perguntar sobre a capacidade que o candidato tem de trabalhar em grupo. Mesmo que cada um tenha a sua função, habilidades e competências, imprevistos aconteçam e, nestas horas, é fundamental contar com profissionais dispostos a abraçar os desafios.

Veja se o candidato se identifica com o propósito da empresa

A gestão de pessoas, sempre abordou o tema propósito nas perguntas para entrevistar um cozinheiro. Afinal de contas, tão importante quanto o candidato ter prática é se identificar com o ramo de negócio, seus objetivos e valores.  Pois, é verdadeiro que quando o funcionário se identifica com o porquê de a empresa existir, sua tarefa passa a fazer mais sentido e tudo acontece de forma natural.

Perguntas para Entrevistar um Cozinheiro

Fale um pouco de você mesmo?

Vamos ver agora um clássico das perguntas para entrevistar um cozinheiro. Solicite que o candidato resuma sua experiência profissional e se caracterizar enquanto trabalhador. Com isso, você consegue iniciar sua entrevista de forma informal e deixar o candidato mais à vontade.

O que o motiva como cozinheiro?

É fundamental que o entrevistador saiba se o candidato é capaz de fazer o trabalho, mas também se ele tem motivação e como pensa fazer.

Busque então candidato motivado, pois assim terá maiores chances de evitar uma má contratação.

Como você lida com a pressão no trabalho como cozinheiro?

É sabido que a profissão de cozinho é repleta de pressão e cobranças constantemente.

Devido a isso, peça ao candidato para exemplificar como ele lida com a pressão e com o estresse no trabalho e veja se essa atuação está à altura do que é esperado na empresa e no trabalho em questão.

Conclusão

Por fim, veja o que é essencial numa empresa para o futuro cozinheiro.

Essas perguntas para entrevistar um cozinheiro mostrarão se o profissional é compatível com o ambiente de trabalho da empresa.

O que achou do nosso conteúdo?

Deixe a seguir o seu comentário!

Recommended For You

About the Author: Emilly Cavalcanti