Como Abrir uma Corretora de Seguros?

Se você está em busca de novas opções de negócios e cogita o ramo de seguros, saiba que essa área é bastante promissora, no entanto, possui seus riscos como a maioria dos empreendimentos. Nesse caso, você precisa entender mais sobre como funciona uma corretora de seguros, o seu nicho de atuação, como abrir uma corretora de seguros e outras informações relevantes.

A partir de então, é possível iniciar o seu negócio com muito mais segurança, tendo em vista que sabendo como abrir uma corretora de seguros e todos os demais trâmites legais, você tem uma grande noção sobre a área e tudo que a envolve. Contudo, vale lembrar que mesmo sendo um dos nichos mais lucrativos atualmente, os riscos são grandes e você deve estar totalmente preparado para enfrentá-los.

Nesse sentido, resolvemos criar este texto para falar mais sobre como abrir uma corretora de seguros e outras informações relevantes acerca do tema. Sendo assim, caso você se interesse e queira ficar por dentro de tudo que reunimos, recomendamos que continue essa leitura para saber mais.

Sobre o mercado de corretoras de seguros

As corretoras de seguros oferecem serviços de corretagem em diversos tipos de seguros, como é o caso do seguro de imóveis, bens, carros e até mesmo de vida. Para se ter uma ideia, o seguro de vida é responsável por mais de 40% de todos os seguros que são feitos no Brasil. Isso acontece porque esse mercado se mantém em expansão, fazendo com que o número de corretoras de seguros também crescesse.

Hoje, o mercado de corretoras de seguros passa por uma de suas melhores fases. Isso porque este negócio costuma estar ligado diretamente à inflação. Nesse caso, tendo em vista que a inflação também está em alta no país, a corretagem segue o mesmo patamar e, dessa forma, os seguros se tornam parte da vida das pessoas que querem proteger os seus bens e o seu futuro.

Atualmente, um dos principais tipos de seguros que registrou maior crescimento no Brasil é o seguro de vida. Seguindo o nosso ranking, temos os seguros que possuem relação com a previdência privada. Em terceiro lugar, temos os seguros de automóveis e por fim, os seguros relacionados à saúde. Dessa forma, o atual contexto da nossa sociedade evidencia toda a preocupação que os brasileiros possuem em relação aos seus bens e a sua vida, buscando protegê-los através dos seguros.

Modalidades de seguros que mais crescem no país

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma das modalidades de seguros que mais cresce atualmente em nosso país são os seguros relacionados às previdências complementares ou previdência privada. Isso acontece porque o olhar da sociedade mudou e as pessoas estão preocupadas em proteger seu futuro, de modo a não depender apenas da previdência tradicional.

Através da previdência privada, os segurados podem contar com benefícios melhores do que a previdência complementar, fazendo uma junção entre as duas e possibilitando o desfrute de melhores condições de vida na velhice. Isso porque, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem se aposentar com o salário que elas recebiam enquanto trabalhadores. Nesse caso, a renda extra da previdência complementar pode ser a saída que elas tanto buscam.

Produtos que as corretoras de seguros disponibilizam “em vida”

Como foi dito anteriormente, um dos principais produtos disponibilizados “Em vida” e considerados mais populares oferecidos pelas empresas corretoras de seguros é a previdência privada. No entanto, outro produto que está recebendo bastante atenção é o PGBL (Programa de Geração de Benefícios Livres).

O programa funciona como um fundo de aplicação, em que o usuário depositará o seu dinheiro e a qualquer momento de sua vida poderá resgatar o valor depositado. No entanto, esse tipo de aplicação costuma gerar alguns impostos que devem ser pagos no momento em que o usuário optar resgatar o seu dinheiro depositado.

Porém, se você prefere evitar ter que pagar alguns impostos, fique sabendo que o VGBL (Plano de Vida Gerador de Receita Gratuita) é uma das melhores escolhas. Isso porque funciona da mesma forma com a poupança, onde os usuários podem guardar o valor que desejarem a cada mês e não pagam nenhum tipo de imposto sobre os saques.

Demais opções de produtos oferecidos

Ao longo do texto, já citamos alguns produtos que costumam ser oferecidos pelas corretoras de seguros. A maior parte dos produtos que foram citados podem ser utilizados “em vida” pelos beneficiários e não necessitam de qualquer tipo de causa especial para serem sacados. Contudo, existem outros produtos, como é o caso dos seguros relacionados à morte, acidentes e até mesmo doenças.

Finalmente, as opções mais procuradas pelo consumidor médio são aquelas relacionadas à proteção do seu veículo. Isso ocorre porque, imagine que você está andando com seu veículo e de repente deu no poste com a frente do carro. Nesse caso, é de suma importância contar com ajuda do seguro para prestar toda a assistência necessária.

Logo, qualquer tipo de ajuda que possa minimizar os prejuízos sofridos ou trazer mais comodidade para a vida das pessoas é totalmente bem-vinda. Isso só pode ser obtido a partir da contratação de seguros. Daí se pode observar a importância de contar com uma corretora de seguros para ajudar os clientes que precisam deste tipo de serviço.

Como abrir uma corretora de seguros

Se você leu o nosso texto até aqui, provavelmente já conhece algumas das principais opções de seguros disponíveis no mercado e as peculiaridades de cada um deles. Nesse caso, é importante aprender como abrir uma corretora de seguros, principalmente se este é o ramo que pretende trabalhar. Abaixo, você pode conferir um passo a passo simples:

Inicialmente, é necessário fazer habilitação de um corretor por meio da chamada SUSEP (Superintendência de Seguros Privados);

Após isso, o próximo passo é fazer uma verificação do nome da sua corretora e identificar se ele pode ser usado. Para tanto, vá até uma junta comercial mais próxima e solicite essa informação;

Por fim, é necessário fazer o cadastro da sua corretora de seguros na chamada Federação Nacional de Corretoras. Este cadastro deve ser feito como Pessoa Jurídica. Sendo assim, a sua corretora de seguros terá a natureza jurídica de empresa, se atentando a várias portarias, regulamentos, leis e decretos que regem este tipo de empresa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.