Dicas para evitar o excesso de peso na mochila
Muitas vezes lesionamos as vértebras por causa do excesso de peso que carregamos. Por isso, saiba como não exceder o limite da sua mochila.
A rotina das pessoas tem se tornado cada vez mais corrida. Entre as atividades que as pessoas executam no decorrer do dia, como ir ao trabalho, à faculdade e à academia, acaba sendo necessário carregar muitos itens, seja numa bolsa grande ou numa mochila masculina de boa qualidade.
Essa prática, a longo prazo, pode causar sérios danos à coluna. Para saber mais sobre como diminuir o excesso de peso, continue a leitura e confira as dicas!
Problemas vertebrais causados pelo excesso de peso na mochila
Se você tem o hábito de colocar muitos itens dentro da bolsa, saiba que pode estar correndo o risco de lesionar sua coluna por causa do excesso de peso. Além de sentir fortes dores nas costas, esse comportamento pode desencadear problemas futuros.
Geralmente, quando esses pequenos incômodos musculares na região lombar começam, não damos a devida atenção. Os fisioterapeutas afirmam que carregar muito peso diariamente, além de gerar dores, atrapalha a manter a postura correta. Para evitar esse infortúnio, a mochila deve estar ajustada de forma que distribua igualmente o peso nas costas e nos ombros.
Logo, os problemas que podem vir a desenvolver são a hipercifose postural, que acarreta na formação da corcunda, isso porque o peso da mochila pressiona as vértebras e os discos entre elas, forçando nossa coluna para trás. Mas também há outros danos como a escoliose, que deforma a coluna aparentando a letra “s”, e a hiperlordose, que aumenta o ângulo de curvatura na região lombar.
Porém, não desenvolvemos somente a curvatura na coluna, há outras partes do corpo que são afetadas pelos impactos do peso, como o pescoço, os joelhos, os ombros e os quadris, causando prejuízos à respiração, gerando dores na parte superior das costas e dificultando a sustentação ereta da coluna.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 70% dos problemas de coluna começam na fase infantil e juvenil em razão do esforço repetitivo e a sobrecarrega nos ombros durante o período escolar.
Esse costume pode se agravar na fase adulta, resultando nos problemas mencionados anteriormente. Por isso, para não prejudicar a sua saúde, os profissionais recomendam que o peso da mochila represente uma quantidade de 10% a 15 % do nosso peso corporal.
Se já está passando por esses desconfortos, procure uma avaliação médica para iniciar o tratamento com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos adequados, que irão combater a inflamação local. Além disso, insira na sua rotina a prática de exercícios físicos, alongamentos, fisioterapia, pilates ou as sessões de RPG, que ajudam a fortalecer a musculatura.
Dicas para evitar o excesso de peso nas mochilas
Há pontos importantes que devemos nos atentar ao comprar uma mochila. O primeiro deles é a qualidade do produto.
Verifique se a costura é reforçada a ponto de suportar o peso dos materiais, isso influenciará na durabilidade e é um modo de conferir se o item atenderá aos requisitos necessários que o torna ideal para uso.
Por essa razão, a mochila apropriada deve ter a capacidade de suportar 10% do peso sem que danifique o material rapidamente.
Um outro aspecto a ser observado é a largura das alças, isso porque as próprias mochilas fabricadas para notebooks já são naturalmente pesadas. Quando elas possuem alças largas e acolchoadas, trazem um conforto a mais aos ombros. Conforme as afirmações dos ortopedistas, para uma mochila ser qualificada como adequada para a utilização, elas devem apresentar as seguintes características:
- estar na altura dos ombros;
- a parte inferior deve permanecer cinco centímetros acima da linha da cintura;
- conter a mesma largura do tronco;
- as alças devem ser acolchoadas e possuir uma espessura de quatro centímetros.
Portanto, tome os devidos cuidados ao usar as mochilas para não lesionar os ombros e a coluna. Para isso, verifique sempre se as alças estão bem ajustadas sobre os ombros, assim a mochila não ficará balançando de um lado para o outro. Além disso, prefira os modelos que apresentam uma espécie de cinta, pois prendê-las no abdômen ajuda a fixá-las nas costas.
Portanto, sob hipótese nenhuma, utilize apenas uma alça sobre os ombros, já que essa ação pode sobrecarregá-los. Ademais, se a sua mochila for de rodinhas, também deve respeitar o limite de peso, uma vez que o movimento para puxá-las pode prejudicar os braços e os ombros.
Por fim, mantê-la limpa e organizada facilitará a retirada de itens desnecessários. Por isso, aproveite os espaços disponíveis nos locais frequentados para guardar os pertences utilizados constantemente, assim conseguirá diminuir o peso carregado.
Comentários estão fechados.