Um Olhar Abrangente sobre os Diferentes Tipos de Árvores
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e ramificado, chamado de tronco, que sustenta a copa, formada por folhas, flores e frutos. As árvores são essenciais para a vida no planeta, pois produzem oxigênio, filtram o ar, fornecem sombra, abrigo, alimento e matéria-prima para diversos usos. Existem milhares de tipos de árvores no mundo, cada uma com suas características, funções e benefícios para um bello estilo vida.
Neste artigo, vamos te apresentar alguns dos principais tipos de árvores, classificados de acordo com diferentes critérios. Acompanhe!
Tipos de árvores de acordo com a classificação botânica
A classificação botânica é a forma mais científica e precisa de agrupar os tipos de árvores, levando em conta as suas características morfológicas, genéticas e evolutivas. Segundo essa classificação, as árvores podem ser divididas em dois grandes grupos: as gimnospermas e as angiospermas.
Gimnospermas
As gimnospermas são árvores que produzem sementes nuas, ou seja, que não estão envolvidas por um fruto. As gimnospermas são as árvores mais antigas do planeta, tendo surgido há cerca de 300 milhões de anos. As gimnospermas mais conhecidas são as coníferas, que possuem folhas em forma de agulha e frutos em forma de cone. Exemplos de coníferas são os pinheiros, os ciprestes e os abetos.
Angiospermas
As angiospermas são árvores que produzem sementes protegidas por um fruto. As angiospermas são as árvores mais diversificadas e abundantes do planeta, tendo surgido há cerca de 140 milhões de anos. As angiospermas podem ser subdivididas em dois grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas.
Monocotiledôneas
As monocotiledôneas são árvores que possuem apenas um cotilédone na semente, ou seja, uma estrutura que armazena nutrientes para o embrião da planta. As monocotiledôneas também possuem folhas com nervuras paralelas e flores com número de pétalas múltiplas de três. Exemplos de monocotiledôneas são as palmeiras, as bananeiras e os bambus.
Dicotiledôneas
As dicotiledôneas são árvores que possuem dois cotilédones na semente. As dicotiledôneas também possuem folhas com nervuras ramificadas e flores com número de pétalas múltiplo de quatro ou cinco. Exemplos de dicotiledôneas são as macieiras, as mangueiras e os ipês.
Tipos de árvores de acordo com o ciclo de vida
O ciclo de vida é a forma como as árvores se adaptam às variações climáticas ao longo do ano. Segundo esse critério, as árvores podem ser classificadas em dois tipos: as caducifólias e as perenifólias.
Caducifólias
As caducifólias são árvores que perdem suas folhas em determinada época do ano, geralmente no outono ou no inverno. Esse fenômeno é chamado de queda das folhas ou senescência foliar. As caducifólias fazem isso para economizar energia e água durante os períodos mais frios ou secos do ano. Exemplos de caducifólias são os carvalhos, os plátanos e os salgueiros.
Perenifólias
As perenifólias são árvores que mantêm suas folhas durante todo o ano. Esse fenômeno é chamado de persistência foliar ou perenidade foliar. As perenifólias fazem isso para aproveitar ao máximo a luz solar e a fotossíntese durante os períodos mais quentes ou úmidos do ano. Exemplos de perenifólias são as oliveiras, as laranjeiras e os eucaliptos.
Tipos de árvores de acordo com o porte
O porte é a altura que as árvores podem atingir quando adultas. Segundo esse critério, as árvores podem ser classificadas em três tipos: as arbustivas, as arbóreas e as arborescentes.
Arbustivas
As arbustivas são árvores que não ultrapassam os 6 metros de altura. As arbustivas possuem troncos finos e ramificados desde a base. As arbustivas podem ser usadas para formar cercas vivas ou jardins verticais. Exemplos de arbustivas são os hibiscos, as azaleias e os buxinhos.
Arbóreas
As arbóreas são árvores que podem variar entre 6 e 30 metros de altura. As arbóreas possuem troncos grossos e ramificados apenas na parte superior. As arbóreas podem ser usadas para fornecer sombra ou madeira. Exemplos de arbóreas são os jacarandás, as acácias e os cedros.
Arborescentes
As arborescentes são árvores que podem superar os 30 metros de altura. As arborescentes possuem troncos muito grossos e ramificados em vários níveis. As arborescentes podem ser usadas para formar florestas ou reservas naturais. Exemplos de arborescentes são as sequoias, as baobás e as kapoks.
Esses são alguns dos principais tipos de árvores que existem no mundo, segundo diferentes critérios. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você aprender mais sobre essas plantas incríveis e importantes para o meio ambiente. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais!
Comentários estão fechados.