O que fazer em caso de vazamentos de água na residência?
O vazamento de água na residência é um problema sério e que pode tomar proporções cada vez maiores quando não identificada ou consertada. Além de ocasionar um enorme desperdício de água, seu bolso também acaba prejudicado pela conta de água que só aumenta.
Os vazamentos são comuns, mas muitas vezes difíceis de identificar, o que pode fazer com que não sejam resolvidos por muito tempo. Dito isso, saiba mais sobre o que fazer em caso de vazamentos de água na residência.
Como localizar vazamentos na residência?
Localizar vazamentos na residência pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Veja algumas dicas que podem ajudar:
- Verifique o medidor de água: desligue todas as saídas de água da casa e veja se o medidor continua girando. Se continuar, há um vazamento;
- Verifique os registros de água: se você perceber que a conta de água aumentou significativamente, isso pode indicar que há um vazamento em sua residência;
- Verifique a pressão da água: se a pressão da água em sua casa for menor do que o normal, isso pode indicar que há um vazamento em algum lugar em sua casa;
- Verifique todas as torneiras e aparelhos: muitas vezes o vazamento é “externo” e aparente;
- Verifique se há vazamento de esgoto: entupimento de esgoto também pode causar vazamentos de água na sua residência. Se você notar um mau cheiro vindo do encanamento ou sentir que a água não está descendo pelo ralo com facilidade, pode ser um sinal de entupimento de esgoto.
O que fazer em caso de vazamentos de água na residência?
Vazamentos de água são uma ocorrência comum em residências, e se não tratados rapidamente, podem causar danos significativos à estrutura da casa e ao conteúdo interno, além de gerar um aumento significativo na conta de água, isso sem falar do desperdício.
Quando se trata de vazamentos de água, é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos.
#1 Feche o registro
Se você notar um vazamento de água em sua casa, o primeiro passo é desligar o fornecimento de água. Isso ajudará a reduzir a quantidade de água que está vazando e evitará danos adicionais.
Procure a válvula principal de água em sua casa, geralmente localizada próximo ao medidor de água, e feche-a completamente. Se você não consegue encontrar a válvula principal, entre em contato com um encanador profissional para ajudá-lo a localizá-la.
#2 Localize o vazamento
Depois de desligar a água, é hora de identificar a causa do vazamento. O vazamento pode ser causado por uma variedade de fatores, como tubos com vazamentos, conexões soltas ou danificadas, vazamentos em torneiras ou válvulas.
É comum que ocorram focos de vazamento após a realização de reformas, tubulações mal instaladas, falta de impermeabilização e outros. Uma causa muito comum é o entupimento do vaso sanitário em função do descarte inadequado de resíduos.
É importante encontrar a causa do vazamento para que você possa tomar as medidas necessárias para repará-lo.
#3 Conserto do vazamento
Depois de identificar a causa do vazamento, é hora de consertá-lo. O ideal é que você conte com o apoio do serviço especializado de um encanador para evitar danos adicionais ao vazamento por não ter experiência com esse tipo de trabalho.
Apesar de a ocorrência de um vazamento de água nos deixar aflitos desejando resolver logo a situação para evitar mais desperdício e custos, avalie com calma a empresa escolhida para não ter ainda mais dores de cabeça.
Se o vazamento é causado por entupimento de esgoto, é fundamental contratar um encanador especializado em desentupimento de esgoto.
Como evitar vazamentos futuros?
Para evitar vazamentos futuros, é importante realizar manutenção regular em seus sistemas não só de encanamento, mas também de esgoto.
Verifique regularmente as conexões e os tubos para garantir que não haja vazamentos e, se notar algo incomum, chame um encanador profissional. Não jogue nada no vaso sanitário, exceto papel higiênico e outros produtos aprovados, para evitar entupimentos.
Além disso, sempre que realizar alguma reforma na residência, esteja atento aos sinais para identificar rapidamente qualquer tipo de vazamento.
O que fazer no caso de vazamento de esgoto?
O vazamento de esgoto é um problema sério que pode afetar a saúde e a segurança de sua família, além de danificar sua casa e o meio ambiente. Aqui, o procedimento não é muito diferente do que no caso do vazamento de água.
É preciso identificar a origem do vazamento e rapidamente contratar o serviço de desentupimento de esgoto para que seja feito o conserto. Lembre-se de limpar bem e desinfetar a área em que ocorreu o vazamento, se for o caso.
Comentários estão fechados.