3 Tipos de telhados: Materiais, formatos e curiosidades

Energia solar

Muitos não sabem que existem diversos Tipos de telhado e nem mesmo seus materiais ou formatos existentes. No entanto, é preciso saber diferenciar um do outro e saber qual é a melhor opção na hora de construir ou fazer a reforma da sua casa. Por essa razão é importante estabelecer seus tipos e suas curiosidades, facilitando o processo de escolha e gerando bons resultados. De modo geral, há o telhado mais utilizado que é o de cerâmica, no entanto, há também modelos como policarbonato e de vidro que são ótimas opções.

Tipos de telhado: cerâmica 

A cerâmica é um dos Tipos de telhado mais utilizados para a construção e para projetos residenciais por oferecer muita resistência. Em suma, esses telhados são feitos com argila ou barro, que acabam por gerar a resistência certa para as casas. Ainda, o telhado se destaca pelo conforto térmico e pelo acústico, pois ajudam a controlar ambos aspectos na residência da pessoa. As cores e formatos do telhado de cerâmica são os famosos e comuns telhados marrons que seguem o mesmo padrão.

Desse modo, o referido telhado possui praticidade e facilidade em se encontrar uma mão de obra especializada para colocá-lo. Isso ocorre pois não há muito segredo ou necessidade de alguma especialização para colocar essas telhas já que são padrões. Como as telhas são o primeiro contato de superfície da chuva, para atingir o escoamento ideal a inclinação delas deve estar entre 25% e 35%. Por fim, nas cidades em que a temperatura é muito elevada ou muito baixa é possível ainda manter a mesma controlada.

Para que isso aconteça basta incluir uma manta térmica que é composta por alumínio sobre o telhado de cerâmica, pois ajuda a manter a temperatura ambiente. Contudo, para quem deseja uma vista para o céu ou ao menos uma iluminação ambiente a telha de cerâmica não é a indicada. Acontece que por ser totalmente preenchida por seus materiais, não permite visualizar do outro lado, não deixando assim a luz entrar.

Telhado de policarbonato

Dentre os Tipos de telhado, há muitas opções para quem deseja uma iluminação melhor para o ambiente e outros fatores como encurvamento ou placas. Isto é, o telhado tradicional, na maioria das vezes de cerâmica, não fornece a luz ambiente necessária e não possui flexibilidade. No entanto, o telhado de policarbonato pode fornecer ambas as vantagens descritas, já que é usado quando o cliente deseja aproveitar a luz do sol. A referida telha não permite ver perfeitamente o que está acima, porém ela permite a entrada de luz natural para iluminar o ambiente de modo agradável.

O telhado de policarbonato pode vir em forma de:

  • Telhas translúcidas
  • Placa alveolar ou refletiva 
  • Placa compacta

Ainda, uma outra vantagem desse telhado é ser flexível e desse modo permitir que seja encurvado conforme a necessidade da construção do local. Em suma, essa telha não é usada somente em residências, já que acompanha muito bem as necessidades de lugares comerciais e áreas externas. Portanto, quando se fala em garagem, piscinas, varandas, estufas, jardins e áreas de lazer, a telha de policarbonato é ideal. Todavia, uma desvantagem desse telhado é quando chove, uma vez que o contato com a água pode gerar bastante barulho.

Logo, se o som é algo que incomoda é preferível se analisar outras opções de telhados que fornecem as mesmas qualidades que o de policarbonato.

Tipos de telhado: vidro

Um dos Tipos de telhado que mais fornece claridade e visibilidade para o interior do local é o telhado de vidro.

Fugindo dos padrões tradicionais, o telhado de vidro não tem muito costume de se usar em locais fechados e residenciais.

Isto é, usa-se mais o telhado de vidro em varandas e piscinas ou ambientes externos de modo geral, devido à combinação de claridade.

A telha de vidro pode ser:

  • Translúcida
  • Placas
  • Chapas

No entanto, mesmo não sendo comum de se utilizar em ambientes fechados, não se pode negar que há muita elegância e aspecto moderno. Ainda, o vidro evita o problema de barulhos da chuva, já que mesmo em contato com ela não se emite nenhum som. Contudo, há que se tomar cuidado com o material do vidro, para evitar fragilidade e o perigo de se quebrar ou machucar alguém. Em suma, para esse telhado deve-se escolher o vidro temperado ou laminado que são mais resistentes ao tempo. Além disso, dentre os Tipos de telhado, o de vidro não possui custo muito alto para instalação, pois é a mesma mão de obra, vai se diferenciar apenas pelo material.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo