3 Comportamentos que podem estar sabotando sua vida financeira
O mês ainda não acabou, mas o seu salário já nem existe mais? Você ouve maravilhas sobre investimentos, mas não tem um centavo sobrando? E para piorar, as contas só sobem e quitar as dívidas está fora de cogitação? Se algumas dessas questões fazem parte da vida financeira, está no momento de repensar sobre seu planejamento financeiro.
Aliás, falando sobre planejamento financeiro pessoal, você já fez alguma vez? Se não, isso realmente é um problema! O que falta, além de uma educação financeira assertiva, é sabe organizar as contas, evitando possíveis crises e, ainda, ajudá-lo a sair dessas situações.
Quer entender mais como é possível deitar tranquilamente no travesseiro e evitar comportamentos que sabotam sua vida financeira? Confira as dicas que reunimos abaixo e comece agora a entender como um planejamento financeiro te ajudará a se organizar em todos os momentos!
Vida financeira saudável e futuro tranquilo
O primeiro ponto é fazer um planejamento financeiro eficiente para conseguir levar a sua vida financeira de maneira saudável e sem eventuais problemas futuros. Para compreender melhor isso, repense quais hábitos de compra que podem estar te levando a ruína, ainda mais se considerarmos o momento de crise que nosso país está passando.
Veja 3 sabotadores da sua vida financeira
Nesse tópico, reunimos os principais sabotadores da vida financeira de qualquer pessoa:
- Não ter disciplina e muito menos, planejamento;
- Ausência total de metas ou objetivos;
- Viver uma vida que não é sua.
Não priorizar o planejamento e disciplina
Quando falamos sobre disciplina, a questão maior é sobre ser uma pessoa organizada. Isso só é possível uma vez que você tenha seu planejamento financeiro pessoal. Mas não pense que o planejamento é um bicho de sete cabeças.
Para iniciar o seu planejamento financeiro, primeiro você necessita conhecer de perto a sua situação econômica: de quanto é a sua receita por mês, ou seja, quanto você recebe de salário?
Depois, anote todas as suas despesas mensais, como luz, água, condomínio, dentre outras. E não se esqueça de deixar um valor para eventuais imprevistos, como o custo com veterinário do seu pet, por exemplo.
Coloque todos esses valores em uma planilha. Você pode usar um caderno, mas aproveite a tecnologia e faça uso do Excel ou de aplicativos existentes na internet e que podem facilitar seu planejamento financeiro.
Ausência de metas e objetivos
Outro ponto importante: jamais esqueça em seu planejamento financeiro a definição das metas e dos objetivos que você almeja. Uma vez que você traçar suas prioridades, ficará muito mais fácil você conseguir atingi-los. Por exemplo, esses poderiam ser:
- Quitar dívidas;
- Fazer um intercâmbio;
- Comprar a casa própria;
- Investir no mercado financeiro.
Enfim, independente de qual seja sua meta, ela será o ponto central do seu planejamento financeiro pessoal. Jamais perca seu objetivo, já que ele te ajudará a percorrer o caminho que você precisa tanto.
Viver acima do seu padrão
Uma das coisas que mais observamos é que há pessoas que têm bons salários, mas ainda assim gastam mais do que ganham.
Em compensação, existem aqueles que mesmo ganhando uma renda considerada baixa para o Brasil, conseguem viver tranquilamente e ainda construíram patrimônio. Quais são as diferenças entre esses dois perfis?
A diferença é saber viver dentro da sua realidade econômica. Não gastar mais do que tem, fazer um planejamento financeiro e praticar as ações que a educação financeira ensina.
Como ter uma vida financeira mais tranquila
Além de fazer um planejamento financeiro eficiente, ter metas e objetivos a longo prazo e viver uma vida financeira dentro da sua realidade, enfatizamos que você também tenha uma reserva financeira.
Essa reserva é um dinheiro que você poderá usar em situações de emergência como questões ligadas à sua saúde ou da sua família ou então, algum gasto inesperado como reparo no seu automóvel. Por isso, guarde uma quantia por mês e deixe esse dinheiro só para situações especiais.
Cuidando melhor das finanças
Cuidar melhor das finanças é saber lidar bem com o seu dinheiro. Se você tem alguma dívida, esse é o momento ideal de você tentar quitá-la. Caso você já tenha seguido todas as dicas acima, você pode repensar em trocar sua dívida atual por uma de valor mais baixo.
Hoje existem vários tipos de empréstimos em que a depender dos seus pré-requisitos, os juros são bem baixos e você consegue amortizar todas suas dívidas em pouco tempo. Simular seu empréstimo pode ser uma ótima solução para testar as melhores ofertas. Mas lembre-se de seguir esse passo, caso você já tenha realizado os outros.
E não se esqueça das metas que citamos acima. Elas ditarão ritmo do seu planejamento financeiro pessoal.
Não fique mais sem dormir!
Pode parecer difícil mudar seus os hábitos, mas com persistência e determinação eles vão te ajudar a mudar sua a vida financeira e fazer com que você não precise mais passar as noites em claro. Além disso, lembre-se que a organização e o foco são alguns dos pilares da educação financeira.
Comentários estão fechados.