Conheça os tipos de clientes e como atender a cada um
Quando prezamos pela presença digital de nosso negócio, como investindo em SEO Local, é comum que o número de clientes aumente e, com isso, passamos a conhecer cada vez mais tipos de clientes que existem.
Ter o conhecimento sobre esses tipos de clientes pode fazer toda a diferença no momento do atendimento, tanto para bons resultados em vendas quanto para a experiência do cliente.
Mas, afinal, qual é a importância que se tem em conhecer esses tipos de clientes?
Importância de conhecer os tipos de clientes
Quanto melhor você conhece o seu cliente, maiores as chances de acertar em cheio no que ele precisa da sua marca, o que resulta em clientes satisfeitos e que se sintam mais conectados ao seu negócio.
Assim como em todas as áreas, o conhecimento é fundamental para que você saiba o que fazer, por onde começar, o que dará resultados positivos etc. Portanto, podemos dizer que a importância de conhecer os seus clientes é alta, principalmente se você deseja ter clientes fidelizados e satisfeitos com a sua marca.
Isso irá te ajudar na hora de comunicar, afinal, existem diversos tipos de abordagens de acordo com o tipo de cliente.
A seguir, vamos conferir os 7 tipos principais de clientes que podemos encontrar.
7 principais tipos de clientes
Cliente comunicativo
O cliente comunicativo pode trazer pontos positivos e negativos para o momento da venda. Eles costumam gostar de se comunicar e, por isso, podem tornar o atendimento um pouco mais demorado. Mas isso pode ser usado a favor do vendedor, puxando essa comunicação para o ato da venda e conseguindo convencê-lo a levar algo.
Cliente apressado
O cliente apressado é aquele que parece que está sempre correndo contra o tempo, podendo estar um pouco impaciente e até mesmo frustrado em algumas situações. O melhor atendimento para esse tipo de cliente é de forma rápida e objetiva, para que ele perceba que você também valoriza o tempo dele.
Cliente especialista
O cliente especialista é aquele que faz a sua pesquisa antes de sair de casa para demonstrar que conhece o produto ou serviço e, com isso, se sentir mais confiante para não ser enganado por um profissional com má conduta.
Para este caso, ser um bom profissional e conhecer o produto que está vendendo é o básico necessário para um ótimo atendimento. No geral, é um cliente mais difícil de lidar.
Cliente grosseiro
Infelizmente, esse tipo de cliente existe e pode ser um grande desafio para os vendedores. O cliente grosseiro é aquele que está sempre pronto para criticar e reclamar sobre os produtos e/ou serviços de uma empresa. Geralmente, já tiveram alguma má experiência anteriormente e isso acabou afetando sua confiança no momento da compra.
A melhor maneira de manter as rédeas da situação é por meio de um atendimento sério, sem se deixar ofender pelas críticas que forem feitas.
Cliente decidido
O cliente decidido é aquele que fez suas pesquisas antes (de preço, melhor opção do mercado etc) e que já chega para realizar a compra. Ou seja, não há muito o que dizer no ato da venda, apenas tirar possíveis dúvidas, atendê-lo com cordialidade e ajudá-lo a conseguir o produto que busca.
Não é um cliente difícil de lidar, muito pelo contrário. Pode ser uma venda mais fácil de fazer, já que ele tem tudo pensado.
Cliente independente
O cliente independente também é um cliente decidido e que gosta de se virar no momento das compras, se sentindo até mesmo pressionado tendo um vendedor junto dele.
Clientes deste tipo fazem suas pesquisas, analisam os preços, analisam a loja em busca do que desejam e, caso se decidam por algo, chamam o vendedor para fechar a compra.
Você pode atendê-los na chegada, deixá-los confortáveis e estar atento caso eles precisem de sua ajuda.
Cliente crítico
Aqui temos um perfil de cliente um tanto desafiador, afinal, eles costumam ser bastante críticos e querem sempre sair com a razão. Neste caso, ter conhecimento dos produtos e/ou serviços e atendê-los com formalidade e profissionalismo é a melhor maneira de manter um bom atendimento.
Conclusão
Existem muitos tipos de clientes no mercado, afinal, as pessoas são muito diferentes e cada uma delas possui suas próprias particularidades.
Para ter um negócio, seja ele digital ou físico, é importante conhecer o tipo de cliente que você irá atender para evitar complicações e acabar prejudicando a experiência do cliente.
Comentários estão fechados.