Os aquecedores de ambiente externos a gás têm capacidade de aquecer eventos ao ar livre a partir do GLP
No Brasil, país de clima tropical, é mais comum falar de ar-condicionado do que aquecedor. Porém, passar frio em eventos abertos é um pesadelo em qualquer lugar, mas poucos sabem da funcionalidade dos aquecedores a gás nessas horas. Além da climatização, tornam o ambiente mais confortável e convidativo quando a temperatura está amena.
Existem algumas diferenças entre os aquecedores de ambiente externos a gás e os de ambientes internos, por isso, é importante conhecer o funcionamento do aparelho antes de comprar, para evitar acidentes. Entenda o que é, como funciona e os benefícios desse utilitário!
O que é aquecedor de ambiente a gás?
Os aquecedores são equipamentos que climatizam o ambiente, interno ou externo. Eles mantêm ou elevam a temperatura do espaço para torná-lo mais aconchegante. Os aquecedores internos costumam ser usados em casas, restaurantes, bares, academias e hotéis, já os externos, em varandas e pátios.
São diferentes tipos de aquecedores: incandescente, cerâmica, a óleo, gabinete e a gás. O último para funcionar deve estar conectado a uma fonte de gás GLP – Gás Liquefeito de Petróleo – botijão de cozinha. Por esse motivo, é muito mais indicado para áreas externas, pois o gás será queimado.
Como funciona um aquecedor de ambiente externo a gás?
Esse tipo de aquecedor precisa de uma infraestrutura específica, com a tubulação certa para o gás passar, sem risco de vazar. Pode ser com um botijão acoplado ou gás encanado e tem potência para aquecer um raio de até 5 metros.
Seu funcionamento se dá pelo aquecimento do GLP, semelhante a um fogão. A estrutura do queimador aquece a água, que circula por uma espécie de serpentina. Quando o fluxostato, componente que detecta o fluxo de vapor ou líquido, percebe o aquecimento da água, dá o comando de acionamento do calor e de liberação do gás.
O fluxostato é muito importante, pois ele controla a abertura do gás. Ele só fica aberto, enquanto o componente detecta água no aquecedor, impedindo o vazamento. Todo o processo acontece rapidamente, logo, é ideal para quem precisa de aquecimento instantâneo.
Mesmo sendo um procedimento de queima, não há fuligem alguma. O calor gerado se espalha com a ajuda de um refletor em formato de chapéu.
Por que escolher um aquecedor de ambiente externo a gás?
O modelo a gás é prático e econômico, visto que não depende de energia elétrica. Além disso, como dito anteriormente, funciona rapidamente e é extremamente silencioso. Sua manutenção também é simples, só é necessário cuidados básicos com o gás, como averiguação constante das mangueiras.
Os fabricantes têm investido cada vez mais na segurança desses produtos, logo, não há motivo de preocupação, caso siga as orientações. Quando bem cuidado, pode durar até 10 anos, sem defeitos.
Dicas de uso
Na hora de comprar ou alugar um aquecedor de ambiente externo a gás, é necessário ter atenção a alguns pontos:
- Tamanho do espaço – os aquecedores possuem limite de potência, logo, ambientes muito grandes podem exigir mais de um;
- Piso – pisos laminados, carpetes e madeira retêm o calor melhor do que porcelanato, portanto, a eficiência do aquecedor pode mudar em cada caso;
- Instalação – se possível, contrate um profissional qualificado para instalar o aparelho e evitar acidentes.
Normalmente, um aquecedor a gás consegue trazer conforto para um ambiente externo com ventilação moderada de até 25 pessoas. Porém, sempre convém solicitar sugestões da empresa responsável para não se frustrar.
Como o Brasil não é um país com frio intenso, é possível alugar aquecedores para os períodos frios ou eventos abertos, pois é uma solução mais barata de aquecimento. Pois, o valor da locação pode chegar a menos de 10% em relação ao preço de venda.
Comentários estão fechados.