Treinar com Mini Band Emagrece Mesmo?

treino com mini band emagrece

Mini bands, são extremamente versáteis, podem ser usadas para trabalhar os principais grupos musculares do seu corpo, e são uma ótima forma de queimar calorias e perder peso.

Versáteis, leves, ocupam pouco espaço, têm preço atrativo e fáceis de usar. São as mini bands, um acessório de tamanho mínimo, que permite treinos completos com o máximo de resultados.

A forma mais eficaz e saudável de queimar calorias e perder peso, é através de exercícios. Usar mini bands, em seus treinos, aumenta o processo da queima de calorias, e transforma a gordura em massa muscular magra.

Como exercícios com mini bands ajudam a emagrecer

As mini bands fornecem resistência externa, e seus músculos precisam trabalhar contra essa força. É similar ao que acontece quando você treina com halteres ou outro peso livre, com algumas diferenças: as bandas não dependem da gravidade, como os pesos livres.

Se trabalhar apenas contra a força de resistência da banda pode parecer mais fácil, é importante saber, que é exatamente ao contrário.

Porque você vai trabalhar contra a tensão da faixa no exercício como um todo. Ou seja, se você faz um agachamento com uma mini band em torno de suas coxas, será preciso pressionar suas pernas contra a banda já na posição inicial, quando for baixando até agachar, e novamente até voltar a posição de pé. E durante o tempo todo, será preciso manter a pressão contra a banda para que seus joelhos fiquem em linha.

Esse desafio adicional que a mini band incorpora, aprimora todos os movimentos que você realiza durante os exercícios. Com isso, é potencializada a definição e tonificação da musculatura, e você vai perder gordura e ganhar massa muscular magra.

E você pode aumentar a resistência com o tempo, para continuar adicionando desafio aos seus treinos, e melhorar a força dos seus músculos.

Outro ponto interessante dessas bandas, é fato de ser possível usar mini bands de diferentes tensões, para diferentes grupos musculares, e assim aplicar maior intensidade em cada região do corpo, conforme for necessário. Mesmo os exercícios mais simples, feitos com uma mini band, conseguem alcançar melhores resultados.

Quanto maior a intensidade dos seus treinos, mais calorias você vai queimar.

É adicionando resistência extra aos exercícios com a mini banda, que o desafio para seus músculos se torna maior, e assim você queima mais calorias.

Quando as bandas fazem parte dos exercícios, seus músculos estão sob tensão constante, por um maior tempo, e com isso trabalham mais. É muito comum nas caminhadas laterais ou pontes de glúteos com as mini bands, você sentir a sensação de queimação, isso acontece porque os músculos são tensionados sem uma pausa, até que você pare o exercício completamente.

Mantenha treinos regulares de dois a três dias por semana, e combine exercícios de resistência com cardio, para perder peso. Varie as séries para desafiar os músculos de diferentes maneiras, e realize uma média de 15 repetições por exercícios.

Execute treinos de corpo inteiro, exercitando a parte superior e inferior do corpo de forma simultânea, com ajuda das suas bandas de resistência, isso queima mais gordura em menos tempo.

Também é importante fazer treinamento cruzado, sendo assim, além dos exercícios com a banda elástica, bicicleta ergométrica e corrida, são algumas opções para ajudar na perda de peso. Assim como, é fundamental manter uma dieta saudável.

Não esqueça que treinamentos intensos, precisam de um tempo para que seus músculos se recuperem, em média de 24 a 48 horas, entre os treinos.

Quer uma ajudinha, aqui estão 2 exercícios com mini band que ajudam a emagrecer.

Antes de iniciar as séries de exercícios, faça um aquecimento de 5 minutos, assim você consegue trabalhar maior amplitude de movimento.

Hidrante com leg kickbacks

Esse exercício trabalha bem os adutores do quadril e os glúteos médio e mínimo. Entre seus benefícios estão o ganho de massa muscular magra, força e resistência.

Como fazer o exercício:

  • Coloque a mini band logo acima dos joelhos;
  • A posição inicial é ficar de quatro, com o corpo apoiado nos pulsos e joelhos;
  • Sem mexer os quadris, levante o joelho direito para cima e para o lado, até que sua coxa fique em paralelo com o chão;
  • Volte até a posição inicial, e faça o segundo movimento, antes de colocar o joelho no chão;
  • Estique a perna para trás, formando uma linha reta do pé até o quadril, volte lentamente para a posição inicial;
  • Mude o lado e repita os movimentos;
  • Faça de 12 a 15 repetições, para cada perna.

Agachamento

Fazer o agachamento com mini band, vai melhorar o tônus muscular das suas pernas, coxas, glúteos e costas. E quando você aumenta a velocidade desse exercício, é um treino de cardio, que vai ajudar a emagrecer.

Como fazer o exercício:

  • Em pé com a banda colocada acima dos joelhos, as pernas afastadas na largura dos ombros;
  • Comece a agachar, flexionando os joelhos e quadril ao mesmo tempo. É como se você fosse sentar em uma cadeira baixa;
  • Projete o quadril para trás, contraindo os glúteos, flexione as pernas e agache até formar um ângulo de 90°;
  • Para aumentar a dificuldade do agachamento, você pode manter a posição por cerca de 3 segundos, antes de subir até a posição inicial;
  • Faça 15 repetições.

Ponte de glúteos

Um dos exercícios mais eficazes para tonificar os glúteos, você aumenta a intensidade do movimento, colocando a mini band logo acima dos joelhos.

Como fazer o exercício:

  • Deitada de costas no chão, dobre os joelhos e mantenha os pés apoiados totalmente no chão;
  • Coloque os braços ao lado do corpo, com as palmas voltadas para baixo;
  • Concentre a força nos calcanhares e empurre para levantar os quadris do chão
  •  Fique na posição elevada com os músculos contraídos por alguns segundos, e volte a posição inicial;
  • Faça 15 repetições.

Conclusão

Essas pequenas bandas de resistência, são a forma mais simples de trabalhar todos os principais grupos musculares do seu corpo. Outra grande vantagem da mini band, é que você pode fazer seus treinos em qualquer lugar, na sala da sua casa, no jardim, em um parque, na praia ou até mesmo no quarto de um hotel quando viajar.

Fáceis de transportar, eles funcionam como uma academia portátil “all-in-one”.

Recommended For You

About the Author: Fernando Silvestre