6 aplicações dos drones na construção civil

drones na construcao civil

A visão da maioria das pessoas sobre a utilidade dos drone são apenas gravação fantásticas de imagens, mas saiba que para alguns o drone não tem apenas essa função e a tecnologia tem ganhado força para o drone efetuar novas funções em diversos outros setores.

A aderência dos drones no meio da engenharia civil até pouco tempo atrás era impensável. Hoje é uma grande realidade! As aeronaves não tripuladas e também chamados de drones, foram desenvolvidos para uso militar, e como curiosidade eram usados 30 pilotos para cada drone! Hoje são populares para o público geral, para criação de filmes de outros ângulos e agora, os drones estão entrando na área industrial de vários setores.

A tecnologia no canteiro de obras

Estão previstos 45 Bilhões de dólares no setor de infraestrutura e construção em serviços prestados pela tecnologia. Entre vários equipamentos tecnológicos no meio da construção civil mostra que 40% das empresas do setor já fizeram testes com drones no dia a dia. Com esses valores astronômicos sendo previstos, é importante que você saiba quais são os melhores drones de 2022

Com a grande procura do equipamento, vamos citar as 6 aplicações dos drones na construção civil.

1. Utilização dos drones na base da obra

Existem 2 diferentes opções para que o drone seja usado na base da construção como como acessório fundamental onde o drone carrega uma câmera, muitas vezes com sensor infravermelho ajudam nos registros que levarão os softwares a interpretar as necessidades e andamento do canteiro de obras.

A outra possibilidade é a utilização de softwares dos drones que são capazes de definir um roteiro dentro do próprio aplicativo do drone de ida e volta automaticamente enquanto tira fotografias e o resto do softwares consegue captar mais informações para o piloto que pode ser usado na estruturação da obra.

2. Os drones no processo de Construção.

O drone tem a capacidade de filmar em tempo real permitindo que profissionais cuidem da evolução da obra, como por exemplo, as etapas de um projeto de casa visualizando diferentes ângulos e também fiscalizando a segurança de equipamentos de proteção individual dos trabalhadores e equipamentos de proteção coletivas.

3. Içamento de Cabos

Quão difícil é fazer uma linha de transmissão com lançamento de cabos com uma interferência como lagos, mares ou uma área grande com plantação?  Muito. E além disso pode ser caríssimo. Com os drones é possível fazer essa linha de transmissão ser muito mais barata e de fácil acesso. 

O papel do equipamento é levar o cabo amarrado ao cabo de energia que será ligado de uma extremidade à outra, e hoje o Brasil já tem muitas empresas utilizando esse tipo de serviço e recurso.

4. Mapeamento de áreas

Mapear uma área reúne diversos elementos que incluiu um ou mais opções dependendo do objetivo com o mapeamento. Podem ser utilizados softwares, sensores de solo, o próprio dispositivo e a qualidade da câmera de captura da imagem. 

Essas opções podem servir para simular a construção de um projeto em cima da imagem aérea captada pelo drone ou para avaliar um terreno com todos os detalhes ou servir para a mineração.

As empresas estão utilizando drones para simular os projetos como fazer estudos de nivelamento, permitindo ter uma visão precisa de quanto de terra deve ser retirada ou colocada em determinado terreno para a construção ser segura, o que permite inclusive um orçamento mais preciso, por exemplo.

5. Inspeções

Da mesma forma que o içamento de cabos são utilizados para facilitar trabalhos que seriam perigosos, trabalhosos ou caros e que com os drones as inspeções ficaram muito mais seguras e baratas.

A utilização dos drones pode ser usado para inspeções de telhados é um exemplo de ganho de segurança, poupando profissionais de riscos maiores ao expor os trabalhadores a altura, verificando em que pontos da construção demandam manutenções.

Outra tecnologia que pode ser utilizada é o sensor de temperatura que facilita a identificação de áreas onde a imagem permite que o piloto/técnico consiga maior precisão onde deve ou não acontecer o reparo, como na energia solar que a identificação de reparo nas casas ou prédios é muito mais rápida.

6. Compra e venda imobiliária

Começando no mercado americano e hoje já é presença também nos apartamentos e casas de luxo do brasil que ajudam muito na experiência do cliente e aumenta a porcentagem de vendas.

As empresas utilizam os drones para fazer tours nas residências de modo a oferecer uma experiência aos compradores. Esses tours podem ser feitos internamente, mostrando o interior do imóvel, quanto externamente, dando a visão da sacada do imóvel, ou a comunidade que está localizada, por exemplo.

Esse serviço de marketing de experiência, e que comprovadamente tem ajudado cada vez mais a taxa de conversão nesse mercado que vive em flutuação ultimamente é muito simples de ser utilizado e barato para a imobiliária, valendo muito o uso dessa tecnologia em relação ao uso.

Recommended For You

About the Author: Kai Pereira