5 modelos de comunicação para implementar
A comunicação cumpre uma função na vida de todos, dia a dia. Influindo em como interatuamos e compreendemos os demais.
Um modelo de comunicação é uma representação visual de um processo de transmissão de ideias, conceitos ou pensamentos com diagramas, ou outros meios, para entender como se desenvolve a comunicação.
Isto ajuda a identificar as possíveis barreiras que impede uma comunicação efetiva, se entende o funcionamento das funções dos diferentes elementos envolvidos e ajudar na retroalimentação para que se pode comunicar efetivamente.
Vamos ver os principais modelos de comunicação para poder aplicar e conseguir o objetivo da mensagem.
Principais modelos de comunicação
Saber quais modelos de comunicação podemos aplicar para desenvolver no marketing da empresa vai ajudar em tomar a melhor decisão para chegar aos clientes ou usuários.
- Modelo de comunicação de Aristóteles: faz foco persuasivo na comunicação, com foco na habilidade do interlocutor para influenciar no receptor e obter uma resposta específica para sua mensagem. No marketing se aplicaria no objetivo de convencer aos clientes para comprar o seu produto e obter fidelidade deles. O interlocutor é o remitente das mensagens conduzindo a comunicação e desenvolve o conteúdo da apresentação informando as funcionalidades e benefícios do produto.
- Modelo de comunicação de Berlo: este modelo entra em contraste com o Aristotélico, enfatizando na dimensão emocional da mensagem. A fonte toma um papel primordial com a mensagem, o canal e o receptor para que se entendam as distintas dinâmicas da comunicação de maneira mais abrangente. Se fortalezem os elementos que influenciam numa comunicação efetiva e identificar os diferentes componentes que intervêm no processo.
- Modelo de comunicação de Lasswell: também conhecido como “modelo de ação” dando um enquadre de trabalho compreensivo para analisar o processo de comunicação por meio do planejamento de quem é a fonte da mensagem, qual é o conteúdo que se transmite, que meio ou canal é usado, qual é o público alvo ou receptor da mensagem e seu efeito em quem recebe a comunicação. É um modelo simples muito valioso já que se aplica facilmente, para poder projetar uma mensagem focalizada e de grande impacto.
- Modelo de comunicação de Shannon e Weaver: tem um foco mais matemático, nos aspectos técnicos da comunicação. Se compõe de 5 elementos fundamentais: a fonte de informação, o transmissor, o canal de comunicação, o receptor e o destino. Este modelo se usa para a comunicação massiva como publicidade, marketing e difusão. Tendo uma codificação clara, canais de transmissão confiáveis e uma decodificação efetiva para ter uma comunicação com êxito.
- Modelo de comunicação de Osgood e Schramm: tem um foco dinâmico e interativo com ênfase na retroalimentação e o contexto dentro do processo de comunicação. Os receptores teriam que responder com perguntas e opiniões, com relevância no contexto e no entorno e o transfundo dos participantes. Não é só encaminhar uma mensagem, se requer uma interação ativa entre todos os participantes. Se pode aplicar o exemplo de experiências anteriores com projetos similares. Assim se melhora a qualidade da comunicação gerando interações exitosas.
A importância de utilizar o modelo de comunicação certo
Utilizar e compreender qual é o método ideal vai dar uma perspectiva muito valiosa das complexidades das interações humanas.
Com isto a empresa vai melhorar suas habilidades de comunicação, evitar perdas de tempo e poder apoiar interações mais efetivas e significantes.
Comentários estão fechados.