5 erros comuns na hora de lavar as roupas
Aprenda como evitar os erros mais comuns que danificam as roupas durante a limpeza
Já se perguntou se sua forma de lavar roupas está certa? Algumas dúvidas podem surgir durante o processo, como a quantidade correta de lava roupa líquido no dosador da máquina, o uso do alvejante ideal, entre outras. Não se atentar a essas questões pode danificar a peça, causando manchas ou desbotando-as. Por isso, é normal cometer alguns erros na hora da lavagem.
Mesmo que as máquinas de lavar sejam fabricadas de maneira inteligente, visando rapidez e cuidado com os tecidos, é importante prestar atenção às informações que cada peça traz nas etiquetas em relação ao ciclo de lavagem, a fim de evitar as desagradáveis surpresas ao retirá-las da máquina. Mas, afinal, como não cometer os erros mais comuns na hora de lavar a roupa? Confira!
Dicas de especialistas para o cuidado com as roupas durante a lavagem
Uma especialista com cuidados da casa alcançou mais de 350 mil visualizações no perfil do tiktok. Ela mostrou os erros mais comuns cometidos ao lavar as peças, revelando o que deve ser evitado ao usar a máquina de lavar roupas.
Segundo a profissional, quando não fechamos os zíperes das calças e não prendemos os sutiãs, eles podem se agarrar, rasgando e desfiando outras peças. Assim, ela explica: “as ‘garras’ do item podem ser puxadas e se prender a outras roupas, o que não queremos”.
As roupas com botões, por outro lado, nunca devem ir para limpeza na máquina abotoadas, para que não se prendam em nenhuma parte do aparelho ou em outras roupas, correndo o risco de descosturar a peça. “Sempre certifique-se de desabotoar os botões, porque eles podem ser puxados durante a lavagem e se soltar”.
Para as roupas brancas, o certo é lavá-las com água quente, pois o calor ajuda a clarear e remover as manchas, enquanto as coloridas, durante o processo, devem utilizar água fria, já que preservam as fibras, mantendo o brilho e impedindo que o desbotamento ocorra. Por último, evite deixar as roupas de molho por muito tempo para não manchar.
Erros mais frequentes na lavagem de roupas
Para não ser surpreendido negativamente com as manchas nas suas peças de roupas favoritas, não cometa esses erros ao lavá-las!
1. Ignorar as instruções das etiquetas
Um dos principais fatores que danificam as peças é lavar de modo inadequado. Isso porque cada peça é composta por tecidos diferentes, fibras, entre outros componentes. Dessa forma, a maneira de lavar não será igual para todas as peças. Inclusive, se a estrutura for mais delicada, o ideal é que sejam lavadas à mão.
Por isso, siga as instruções das etiquetas, principalmente se a peça tiver um tecido mais suave, como couro, camurça, seda, renda ou bordado.
2. Escolher incorretamente a configuração da máquina
Escolher corretamente a configuração da máquina para cada lavagem é um detalhe importante que manterá suas peças intactas. Portanto, para não prejudicar a qualidade do tecido, evite bater os tecidos mais finos na mesma intensidade que as roupas mais pesadas para não desfiar o pano ou desbotar a cor da peça.
3. Utilizar produtos de limpeza em excesso
O excesso de sabão em pó, amaciante ou alvejante prejudica a qualidade do pano, além disso, os resíduos podem causar estragos nos tecidos, assim como o excesso de sabão pode causar mofo. Para acertar na medida, leia as instruções da máquina e verifique o sistema de dosagem que cada uma possui. Respeite os níveis indicados e a quantidade de roupas. Dessa maneira, você consegue poupar as roupas e garantir que fiquem sempre bem lavadas.
4. Deixar roupas molhadas dentro da máquina
As roupas molhadas por muito tempo dentro da máquina podem proliferar o mofo e mau cheiro, provocando um odor mesmo após estarem secas. O recomendado é pendurá-las sempre após retirá-las da máquina ou na secadora após o fim de cada ciclo de limpeza, mas, caso seja impossível, deixe-as em ciclo de enxágue, retirando-as rapidamente.
5. Deixar os zíperes abertos e botões fechados
Assim como a especialista ensinou, os zíperes abertos na máquina podem se prender no interior do aparelho ou em outras peças, rasgando-as. Logo, sempre lave com o zíper fechado e com a peça ao avesso, para proteger a máquina e as outras roupas, além de preservar a coloração da peça.
Diferente dos zíperes, os botões devem permanecer abertos, pois quando fechados podem ser arrancados pela força da máquina. Por isso, sempre os desabotoe. Caso seja uma roupa com botões costurados, opte por usar sacos de pano, eles ajudam na proteção da peça durante a lavagem.
Comentários estão fechados.