Evento fundado no ano de 1993, o World Travel Awards (WTA) é uma premiação a nível mundial voltada para o reconhecimento e celebração da excelência no setor de turismo, sendo considerado uma espécie de Oscar do ramo.
Para tanto, são feitas nomeações em dez regiões do planeta: África, Ásia, Caribe, América Central, Europa, Oceano Índico, Oriente Médio, América do Norte, Oceania e América do Sul. Neste ano, a capital fluminense lidera o número de indicações na região – uma razão a mais para viajar para o Rio de Janeiro.
O objetivo central do WWT é incentivar que empresas, organizações e destinos turísticos busquem a excelência em seus serviços, criando experiências inesquecíveis para os seus clientes, dando mais visibilidade e garantindo um maior prestígio deles.
Como funciona o WTA?
O World Travel Awards acontece todos os anos e abrange diversas categorias do setor de turismo, tais como destinos, hotéis, locais de entretenimento, locais para turismo de aventura, atração turística, operadores turísticos, cidades culturais, companhias aéreas e até mesmo destino para lua de mel.
A premiação é feita por meio de profissionais e especialistas da área, mas também conta com a opinião do público em geral. Neste caso, é possível votar nos indicados no site oficial da organização. Os indicados da América do Sul, a exemplo do Brasil, porém, tiveram sua votação encerrada no dia 14 de julho.
Embora não haja nenhum tipo de prêmio monetário direto, os vencedores do WTA recebem troféus e certificados, assim como todo o reconhecimento público internacional de sua excelência nos segmentos aos quais pertencem.
Brasil no WTA 2023
Na trigésima edição do World Travel Awards, o Brasil ganha um destaque especial por receber 22 indicações para diferentes categorias. O país é indicado nas categorias Destino Turístico de Aventura, Destino para Cruzeiro, Destino Gastronômico, Destino Cultural, Destino Sustentável e Destino da América do Sul.
O Brasil ainda concorre ao prêmio de Melhor Destino de Observação de Baleia, Melhor Destino Para Jovens e Melhor Atração Turística, com o Cristo Redentor. Já a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) concorre na categoria de Agência de Promoção de Turismo da América do Sul.
Evidência para Rio de Janeiro e São Paulo
Outro protagonista na lista dos indicados do WTA 2023 é o Rio de Janeiro, que aparece com 12 das 22 indicações do nosso país. Um dado interessante, de acordo com o governo do Estado, é que houve um aumento de 490% no turismo de negócios em 2022 – não à toa, a capital concorre a Destino de Viagem de Negócio.
O Rio de Janeiro ainda aparece nas indicações de Destino de Praia, Cidade para Passar o Fim de Semana, Cidade, Instituição de Turismo Municipal, Melhor Cidade Cultural, Destino de Festival e Eventos, Destino para Lua de Mel, Destino de Reunião e Conferências, Destino de Turismo Esportivo e Destino Mais Romântico
A cidade de São Paulo também entra com força nas indicações de Melhor Destino de Viagem de Negócio, Cidade para Passar o Fim de Semana, Instituição de Turismo Municipal, Cidade Cultural, Destino de Festival e Eventos, Destino de Reunião e Conferências e Turismo Esportivo.
Paraty e Fernando de Noronha também são indicados
Além das capitais fluminense e paulista, dois destinos localizados respectivamente no Rio de Janeiro e em Pernambuco entram no páreo brasileiro de indicados para o WTA da América do Sul em 2023: Paraty e Fernando de Noronha.
A cidade de Paraty concorre a duas indicações, como Melhor Destino para Lua de Mel e Destino Mais Romântico. Já Fernando de Noronha, além de também concorrer a essas categorias, ainda é indicado como Melhor Destino de Praia da América do Sul em 2023.
Comentários estão fechados.