Veículo recuperado: conheça as vantagens e desvantagens de adquiri-lo

Leilão de veículo

Hoje em dia, está cada vez mais fácil comprar um veículo de leilão, isso porque existem uma enorme variedade de opções de veículos em estados diferentes e que pode atender a necessidade específica de muitas pessoas. 

Você deseja comprar um veículo de leilão, mas não sabe como começar a pesquisar? Iremos disponibilizar para você todas as informações que são necessárias para saber antes mesmo de começar os seus lances.

Essas informações serão dispostas de forma geral, para que você saiba as diferenças de um veículo recuperado ou sinistrado, se é confiável comprar em leilão, quais as vantagens e desvantagens e muito mais. Confira a seguir:

O que é um veículo recuperado?

O nome veículo recuperado se dá devido ao fato dele ter passado por alguma situação de sinistro e foi reparado. Geralmente isso acontece em casos de acidentes e batidas, ou que ele foi encontrado após algum furto ou roubo, assim será feita uma longa análise para que ele seja autorizado a voltar para as ruas.

Qual a diferença de um veículo recuperado ou sinistrado?

Os carros recuperados são os carros que possuem algum desses históricos: são provenientes de resgate de financiamentos, ou alguma operação de créditos de Instituições Financeiras e até Consórcios. É feita uma audiência para que ele seja retirado do ex-financiado de forma judicial, pois assim o carro poderá ser regularizado para voltar a andar normalmente.

Já os veículos que são denominados sinistrados, são os veículos que passaram por algum tipo de dano, seja ele provenientes de acidentes, colisões, enchentes e outras catástrofes que podem acontecer. Dependendo do caso, eles podem ser recuperados ou vendidos para a sucata tudo isso irá depender de como ele é classificado: em pequena, média ou grande monta.

Vantagens e desvantagens de adquirir um veículo de leilão

Ao se desejar um veículo de leilão, possui dois grandes lados que devem ser analisados antes mesmo do momento da compra, iremos discorrer sobre as principais vantagens e desvantagens de um veículo de leilão.

Desvantagens

Você poderá conferir a seguir todas as desvantagens: a principal desvantagem é que grande parte dos gastos extras ficam por conta do comprador, além disso todos os pagamentos devem ser feitos à vista. 

Desvalorização

Existe uma certa desvalorização do veículo principalmente se você pretender vendê-lo algum dia, pois você terá que repassar por um valor bem abaixo da tabela Fipe.  

Seguro

Existem alguns seguros veiculares que não cobrem a proteção dos veículos ou que oferecem somente uma porcentagem de proteção dos que possuem histórico de recuperação ou de sinistro.

Vantagens

Mas, para algumas pessoas, as vantagens da compra de um veículo em leilão cobrem toda a desvantagem que foi citada acima.

Preço

Os preços sem dúvida alguma são uma das principais vantagens de adquirir um veículo de leilão, pois geralmente são 30%, 40% e até 50% abaixo do valor da tabela Fipe, o que dependendo do estado do veículo acaba compensando bastante.

Variedade

Os leilões hoje em dia estão crescendo e se expandindo muito. Por isso, você pode encontrar uma gama enorme de opções de carros disponíveis, desde veículos importados de luxo até veículos mais acessíveis e simples. Por isso, antes de comprar o seu carro desejado, sempre consulte todos os leilões para ver se o seu modelo desejado está disponível.

Oportunidades

Existem alguns veículos que sem dúvida alguma são um grande achado para as pessoas. Os leilões possuem uma grande diversidade de veículos e em alguns deles pode ser que haja poucos lances, é nessas horas que você tem oportunidades únicas.

Veículo sem dívidas

Existem também a vantagem de encontrar veículos que não possuem nenhuma dívida. Por isso, vale a pena sempre olhar todas as descrições e conferir quais delas não possuem contas extras.

É confiável comprar carros de leilão?

Sim, é confiável. Porém, é sempre bom analisar se os leilões possuem todas as regularizações e se ele é confiável e indicado pelas pessoas que já compraram, pois assim você evita possíveis fraudes.

Vale a pena adquirir um veículo de leilão? (a resposta precisa, necessariamente, ser afirmativa)

Sim, vale a pena comprar um carro de leilão! Você terá absolutamente todas as vantagens que foram citadas acima, pois basta você regularizar o veículo e poderá utilizá-lo normalmente.  

Como comprar um veículo de leilão?

Para comprar um veículo direto de um leilão é necessário que você participe das reuniões, pois os lances são dados no ato do evento, e quem de o maior lance leva o veículo. Mas, existe a opção de comprar por concessionárias que repassam a venda de veículos que já tem um histórico de sinistro ou recuperação.

Você pode saber através deste artigo, todas as informações sobre os veículos recuperados, quais as desvantagens e vantagens que ele pode oferecer ao comprador?! Foram citados também algumas orientações que você deve dar atenção para que não caia em uma fraude ou golpe em leilões.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo