Todo streaming tem filme 4K?

Todo streaming tem filme 4K?

Quem tem TV com tecnologia 4K já deve ter percebido: nem tudo o que é assistido fica, de fato, com uma ótima qualidade. Mas, calma, a culpa não é do aparelho! Muitas vezes o streaming escolhido não oferece essa opção, ou, pelo menos, não para aquele filme ou série em questão.

 

Isso porque oferecer algo em qualidade 4K envolve diferentes detalhes, desde a produção até a distribuição em si. Entenda melhor como funcionam esses processos e veja quais streamings oferecem as opções de maior qualidade!

 

Afinal, o que é 4K?

Falar que algo está em 4K é sinônimo de qualidade. Isso porque o formato garante uma nitidez de imagem muito maior do que os outros formatos. Mas por que isso acontece?

 

O 4K (também chamado de UltraHD) é o termo utilizado para dizer que a resolução da tela tem, no mínimo, 2.160 pixels de altura. O pixel é definido como a menor unidade que compõe a imagem. É como se fossem vários quadradinhos com um pedaço da imagem que, juntos, formam a imagem completa.

 

Ou seja, quanto mais pixels estão em uma tela, mais nítido os detalhes ficam, tornando a imagem melhor. Isso porque, para conseguir toda essa quantidade de pixels, os “quadradinhos” precisam ser bem pequenos, o que possibilita essa maior qualidade.

 

Dessa forma, dizer que uma TV é 4K significa que sua tela consegue oferecer uma imagem de alta qualidade. Isso não depende apenas do aparelho, mas também do que está sendo assistido.

 

Como funciona o 4K nas filmagens?

Para conseguir toda essa qualidade, a filmagem também precisa ter sido feita levando em conta esses detalhes. Hoje em dia as produtoras de filmes e séries já realizam a gravação em alta qualidade, considerando tanto a TV quanto as telas de cinema.

 

Entretanto, produções mais antigas podem não ficar com a qualidade no máximo, por terem sido gravadas em outros formatos, com outras quantidades de pixels, o que limita a alta qualidade. Mas isso também não quer dizer que tudo o que você vai assistir na TV pelos streamings será em alta qualidade, uma vez que o formato “streaming” pode apresentar algumas limitações nesse sentido.

 

Todo streaming tem opções em 4K?

Nem toda plataforma de streaming oferece opções 4K. Pelo menos, não nos pacotes mais básicos. Apesar de muitas produções serem filmadas no formato de alta qualidade, nem todos os assinantes têm acesso a elas.

 

Além disso, como comentado, produções mais antigas podem passar por melhoria na qualidade da imagem, mas não atingem seu máximo pelas limitações tecnológicas da época em que foram gravadas.

 

Oferecer produções em 4K também exige uma plataforma mais robusta, uma qualidade de transmissão superior e uma boa conexão com a internet. Assim, as empresas de streaming podem acabar limitando o acesso ou oferecer apenas produções renomadas nessa qualidade, evitando a sobrecarga da plataforma e melhorando a experiência do usuário.

 

Quais streamings oferecem essa opção?

De maneira geral, todos os principais streamings do Brasil oferecem títulos em 4K, alguns mais do que os outros. Prime Video, Disney+ e AppleTV+ são os que mais contam com produções com essa qualidade.

 

A Netflix, por exemplo, apesar de um bom número de títulos que podem ser vistos em 4K, não libera essa opção para todos. É preciso assinar o pacote completo, de R$59,90 para ter acesso aos títulos em alta qualidade.

 

A HBO Max e a GloboPlay oferecem poucos títulos em 4K, enquanto Paramount+ e Starzplay não apresentam produção em alta qualidade ainda.

 

Se você faz questão de usar todas as funcionalidades da sua TV e assistir tudo em máxima qualidade, vale a pena ficar de olho nos streamings com maiores números de títulos em 4K, como Prime Video, Disney+ e Apple TV+. Mas, de qualquer forma, uma TV de alta qualidade já faz toda a diferença na hora do lazer!

Recommended For You

About the Author: Alessandra