Uso de toalha quente na barba – como e por que fazer

Toalha quente na barba

É muito comum que os homens, quando chegam nos seus barbeiros para fazer o cabelo ou a sua barba, se deparem com os profissionais usando uma toalha quente para fazer alguns procedimentos estéticos na barbearia, que estão mais focados na região da barba.

O que muitos homens, e até mesmo muitas mulheres, podem ficar com dúvida nesse momento, é em relação ao porque os barbeiros usarem uma toalha quente para fazer a barba? Qual a verdadeira necessidade desse uso? Até porque, usar uma toalha quente na hora de fazer a barba é um costume muito mais antigo do que parece, aparecendo em diversos filmes antigos como um método já recorrente de ser feito. 

A verdade é que, todos sabemos que as lâminas agridem, e muito, a pele na hora de barbear e, por isso, os profissionais barbeiros estão sempre em busca de novas, ou até mesmo antigas, técnicas importantes que possam ajudá-los a trazer o melhor tipo de serviço para os seus clientes que procuram a barbearia.

Então, se você também tem alguma dúvida em relação ao uso da toalha quente na barba dos homens na barbearia, vem com a gente descobrir mais sobre esse assunto!

Por que muitos profissionais usam toalha quente na barba? Como fazer?

A ação de colocar uma toalha quente no rosto do homem na hora de fazer a sua barba, irá ajudar para que o homem possa ficar com a sua face mais relaxada, trazendo para ele, até mesmo, um momento mais calmo e de paz na sua correria do dia a dia. 

Mas, muito além de ajudar o homem a relaxar no momento de fazer a barba, o uso da toalha quente também irá ajudar na abertura dos poros da pele, ajudando e muito, no trabalho que será feito pelo profissional barbeiro. 

Com a ajuda da toalha, os pêlos da pele do rosto ficarão muito mais fáceis de serem retirados, fazendo com que o desenho da barba seja feito da maneira correta e sem muita dificuldade.

Um outro grande benefício, é que essa prática ajudará a pele a não ficar muito irritada, fazendo com que o processo seja muito mais prazeroso para o homem que está sentado na cadeira do barbeiro. 

Nesse tipo de serviço, a toalha ficará no rosto do homem por mais ou menos um minuto (lembrando que ela não pode ficar no rosto por muito tempo para não machucar a pele do homem). 

Opções de toalha para usar no processo da barba?

As barbearias, e até mesmo os salões de beleza, devem oferecer para os seus clientes a opção de toalhas de algodão ou até mesmo de toalhas que sejam descartáveis (uso único para cada atendimento), priorizando sempre a higiene e os cuidados com os seus clientes.

Vale ressaltar que, as toalhas que são utilizadas para essa técnica da retirada da barba não podem ser aquecidas em temperaturas que estejam muito altas. 

Um aquecimento exagerado irá minimizar a vida útil da toalha, e, muito pior do que fazer com que a toalha seja dispensada dos seus serviços antes da hora, um superaquecimento pode fazer com que o rosto do cliente seja queimado, trazendo muito desconforto e uma situação muito delicada para o profissional barbeiro.  

Para facilitar o serviço do barbeiro, a toalha pode até mesmo ser aquecida no microondas ou em uma água morna que fique devidamente armazenada em um recipiente próprio. 

Mas, para as barbearias que contam com um grande e constante fluxo de clientes diários, o aquecedor de toalhas é uma opção viável que não pode faltar no estabelecimento.

Claro que, antes de o barbeiro investir o seu dinheiro em um aquecedor de toalhas, ele deve saber com precisão sobre qual material é feito o aparelho, sempre optando pelas opções que contem com aço inox e também contar com um fluxo constante de clientes, para que o uso do aquecedor de toalhas seja realmente compensador. 

Uma quantidade de toalhas propícia para uma barbearia

Isso mesmo, muito além de manter os cuidados com as toalhas e a sua boa higiene diária, o barbeiro precisa contar com uma boa quantidade de toalhas disponíveis para dar conta de toda a sua demanda diária de clientes, podendo considerar até mesmo, uma toalha extra para cada cliente.

Exemplo: se o salão atende 30 clientes por dia, deverão haver em torno de 60 toalhas disponíveis, para que caso ocorra algum imprevisto e as toalhas não possam ser devidamente lavadas de um dia para o outro, o estoque reserva possa ser acionado.  

Em um primeiro momento, a compra de um número mais elevado de toalhas pode até mesmo ser mais cara para os barbeiros, por isso, esse profissional pode buscar fazer as compras das toalhas de banho, mãos e rosto, com fornecedores que trabalhem com preço atacadista e mais em conta.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo