Tabela de calibragem de pneus: Não erre mais na hora de calibrar as rodas do carro
É muito comum existirem condutores que tenham dúvidas acerca do funcionamento do seu carro e de sua manutenção. Isso também acontece na hora de calibrar pneu aro 13, pneu aro 14, pneu aro 15, ou qualquer outro.
Se você quer calibrar seu pneu e não sabe exatamente como fazer isso, este texto vai te ajudar. Na verdade, é a tabela de calibragem de pneus do seu veículo que vai fazer isso, e este artigo vai te orientar a como usar esse instrumento tão importante.
Para que serve a calibragem dos pneus?
A calibragem dos pneus de um veículo é uma prática muito importante e que está diretamente ligada ao conforto na hora de dirigir, bem como à segurança e à economia de combustível. Ela consiste em injetar ar dentro do pneu para que este possua a pressão ideal para rodar, com boa aderência à pista.
Quando um pneu está seco, deve-se calibrá-lo, ou seja, é necessário enchê-lo até que ele fique com a pressão de ar adequada. O mesmo vale para peças que estão muito cheias, neste caso, deve-se liberar um pouco do ar de dentro delas a fim de atingir a pressão ideal.
Pneus bem calibrados conferem mais conforto na hora de dirigir, pois o veículo responde melhor às ações do condutor. Além disso, também gera economia (com os componentes calibrados há menos gasto de combustível) e garante a segurança (pneus com a pressão errada podem provocar acidentes).
Tabela de calibragem de pneus: por que ela é importante?
De certa forma, o parágrafo anterior já nos dá a resposta dessa pergunta. Se manter o pneu calibrado é tão importante para a segurança, além de garantir conforto e economia, a tabela de calibragem é um instrumento indispensável, já que é ela que orienta como esse procedimento deve ser feito.
A tabela de calibragem apresenta, de maneira objetiva, as informações que devem guiar o condutor na hora de injetar ar ou diminuir a pressão dos pneus. Ela mostra, em valores numéricos, qual a pressão exata que cada pneu do carro deve ter.
Para chegar a essa determinação, a tabela considera o aro do componente, além da sua altura, largura e que tipo de fabricação teve. Tudo isso influencia na hora de especificar qual a pressão do ar que deve ser usada em cada peça.
Como ler a tabela de calibragem do jeito certo?
A leitura da tabela é relativamente simples. Normalmente, ela apresenta três informações: as características técnicas do pneu, qual a calibragem ideal para o veículo sem carga, e qual deve ser a pressão se ele estiver carregado. Para simplificar, observe o exemplo abaixo:
Exemplo de tabela de calibragem | ||
Medidas do Pneu | Calibragem sem carga(Dianteiro/Traseiro) | Calibragem sem carga(Dianteiro/Traseiro) |
175/70 R13 | 27/29 libras | 28/30 libras |
Acima, vemos as medidas do pneu e qual a calibragem ele deve ter se estiver com carga ou sem carga.
A primeira coisa a fazer para ler a tabela adequadamente é saber quais são as medidas do pneu do seu carro. Esses dados ficam impressos em alto-relevo na parte lateral da borracha do pneu. Além disso, eles também podem ser encontrados no manual do veículo.
No exemplo acima, as medidas do pneu são: 175 milímetros de largura (e 70% desse valor representa a sua altura — 122,5 mm), no caso, um pneu aro 13, e o tipo de fabricação é radial (R). No caso, a pressão que os pneus dianteiros devem receber é de 27 libras (sem carga) e 28 (com carga). Já os traseiros devem ter 29 (sem carga) e 30 (com carga).
Pronto, simples assim! O mais importante aqui é saber exatamente quais são as características do pneu que seu veículo possui e seguir à risca a orientação da tabela (lembrando de considerar se o veículo vai rodar carregado ou vazio).
Como sei quantas libras meu pneu aro 13 precisa?
Como explicado ao longo deste texto, o aro da roda não é o único elemento que determina a quantidade de pressão que o pneu deve ter. Não importa se é pneu aro 13 ou qualquer outro, é fundamental levar em consideração as outras especificações técnicas de fabricação e se o carro vai rodar com muita ou pouca carga.
Por isso, é imprescindível conhecer as medidas do pneu do seu carro e obedecer o que orienta a tabela de calibragem no seu manual. Na dúvida, consulte o manual do veículo e veja, em detalhes, a tabela específica de seu veículo.
Quando calibrar os pneus?
Para finalizar, vale lembrar que a calibragem dos pneus, independentemente do aro, deve ser feita a cada 15 dias corridos. Este período garante que esses componentes tão importantes estejam sempre com a pressão adequada para rodar. Ah, e lembre-se de calibrar os pneus quando eles estiverem frios!
Bem, agora você é capaz de ler a tabela de calibragem do seu veículo e extrair todas as informações relevantes que ela possui. Lembre-se sempre que cada peça possui suas próprias especificações. No caso de dúvidas, não hesite em consultar um profissional!
Comentários estão fechados.