Revestimentos para a sala: saiba como combinar com a decoração

Revestimentos para a sala

As escolhas devem considerar o estilo dos moradores e o investimento financeiro

 

A sala de estar é um dos ambientes de destaque dentro de uma casa, já que tanto permite o relaxamento dos moradores após um dia de trabalho, quanto é também o lugar para receber amigos e familiares. Para ter um visual harmônico, é preciso escolher os materiais adequados inclusive na parte dos revestimentos.

 

Existe uma grande variedade de combinações que podem ser feitas, considerando também os móveis e a decoração. Você pode usar um revestimento mais escuro com sofás neutros, por exemplo, ou mesmo investir em uma decoração mais minimalista com piso de mármore.

 

Independente do tipo de decoração e do revestimento escolhido, lembre-se de fazer escolhas considerando o estilo e a personalidade dos moradores. Só assim você terá uma sala de estar muito mais aconchegante e com a sua cara.

 

Qual melhor revestimento para sala de estar?

Esta pergunta é um tanto quanto complexa por haver infinitas possibilidades no que diz respeito ao tipo de revestimento. Neste caso, a escolha vai depender do estilo escolhido — mais tradicional, rústico, moderno, minimalista, etc. — e das possibilidades financeiras de cada pessoa.

 

No entanto, de modo geral, existem características que devem ser analisadas como instalação, manutenção, conforto térmico e, claro, o tamanho da sala. Quem mora em imóveis locados, por exemplo, precisa dar ciência do modelo de reforma ao proprietário, evitando problemas posteriores.

 

Em se tratando da manutenção, considera-se tanto o estilo de vida dos moradores quanto o tipo de material usado para a limpeza do piso. O conforto térmico, por sua vez, é a sensação de toque sentida pelo contato dos pés com o chão. A seguir você conhecerá alguns dos principais tipos de revestimentos usados em uma sala.

 

Cerâmica

O revestimento de cerâmica é uma opção bem interessante para quem já usa (ou pretende usar) tapetes, já que é mais frio que os demais. No mercado é possível encontrar, por exemplo, cerâmicas tradicionais, relevos com aspecto 3D e porcelanatos.

 

Cimento queimado

Outro tipo de revestimento que pode ser usado no chão, nas paredes e até no teto da sala é o cimento queimado, pois, assim como o cerâmico, ele também é frio. Vale dizer que tal revestimento dá ares industriais ao ambiente e que já existem outras colorações para além do cinza clássico.

 

Revestimento vinílico e laminado

Apesar das diferenças em sua composição e modo de aplicação, os pisos laminados e vinílicos têm em comum o conforto térmico semelhante à madeira, rápida instalação, variedade de cores e excelente durabilidade.

 

Deixando a sua sala mais harmoniosa

Após conhecer um pouco mais sobre cada modelo de piso, vamos às dicas para deixar a sua sala de estar mais harmoniosa. Revestimentos cerâmicos lisos ou porcelanatos que imitam mármore são opções bem interessantes que mesclam sofisticação, facilidade de limpeza e de combinação com outros elementos.

 

Uma sala com esse tipo de revestimento tanto pode ter um estilo mais clássico, com móveis em tons neutros, ou como mais despojado, destacando acessórios em cores fortes e com diferentes texturas.

 

O revestimento do tipo vinílico ou laminado, por sua vez, proporcionam uma maior sensação de aconchego. Móveis mais rústicos ou mesmo em tons claros casam super bem com esse modelo de piso.

 

O piso com cimento queimado já passa um ar mais industrial e deve ser usado por quem gosta de ambientes mais descolados. Peças com materiais de metal, cobre ou ferro, seja em uma luminária ou nos pés dos móveis, vão ganhar outros ares com essa combinação.

 

No final das contas, para se ter uma boa decoração, seja na sala de estar ou em qualquer outro cômodo da casa, é necessário equilíbrio. Portanto, considere todas as possibilidades e veja qual opção mais se encaixa com a visão que você tem de uma sala dos sonhos.

Recommended For You

About the Author: Alessandra