Reciclagem Detran: Como Funciona?

Reciclagem DETRAN Saiba o que é, as etapas do processo e como e quando fazer!

Quando infrações de trânsito são cometidas e o motorista está perto de atingir o limite de pontuação na CNH, ele tem duas opções: ter a carteira suspensa ou realizar o processo de reciclagem do Detran.

O curso de reciclagem para habilitação é um processo necessário para quem teve a carteira suspensa ou quer evitar que chegue a esse ponto. Basicamente, o motorista repete novamente a fase do curso e prova teórica presentes no exame do Detran.

Mas o que é o curso de reciclagem exatamente? Como funciona esse processo? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre!

Afinal, o que é o curso de reciclagem?

“Para o motorista que está perto de ter a carteira suspensa, o curso de reciclagem para habilitação é uma alternativa bastante relevante.”

O que é o curso de reciclagem? Ele é um processo obrigatório para motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa e perderam, de forma temporária, o direito de dirigir. Dessa forma, é uma penalidade aplicada pelo Departamento de Trânsito (Detran).

Essa penalidade é direcionada para aqueles que ultrapassaram o limite de pontuação na CNH, receberam multas auto suspensivas, foram condenados ou provocaram acidente grave.

Quais são as etapas do curso de reciclagem para habilitação?

A primeira etapa é o curso de reciclagem, é composto por aulas de:

  • Legislação do Trânsito (12h);
  • Direção Defensiva (8h);
  • Cidadania e Meio Ambiente (6h);
  • Primeiros Socorros (4h).

Dessa forma, apresenta uma estrutura semelhante ao do curso teórico para a habilitação , mas tendo 15 horas a menos (apenas 30h/aula). Após isso, vem a etapa da prova de reciclagem.

Ela é composta de 30 questões de múltipla escolha, das quais o candidato deve acertar ao menos 21 (70% da prova) em 40 minutos. Da mesma forma que o curso, apresenta estrutura semelhante à prova teórica da habilitação, e o condutor pode se preparar também por meio do simulado detran es.

Caso o motorista não seja aprovado, pode realizar o teste mais uma vez após 5 dias do resultado. Caso seja reprovado de novo, será necessário refazer o curso de reciclagem para reforçar o conteúdo.

Quando é necessário fazer o curso de reciclagem Detran?

O principal motivo para a realização do curso de reciclagem é o limite de pontuação da CNH. Atualmente, os limites são:

  • 40 pontos para condutor sem nenhuma infração gravíssima em 12 meses. O mesmo vale para motoristas profissionais;
  • 30 pontos para condutor com UMA infração gravíssima no período;
  • 20 pontos para condutor com DUAS OU MAIS infrações gravíssimas no período.

O condutor pode realizar o curso de maneira preventiva quando atinge 30 pontos, de forma a evitar que a carteira seja suspensa. Caso atinja o limite, é instaurado um inquérito que avalia se realmente é necessária a suspensão.

Quais são os outros motivos para o curso e prova de reciclagem?

Outro grande motivo para a realização da prova de reciclagem é o recebimento de multas auto suspensivas, que são infrações de trânsito consideradas gravíssimas. Diferente das outras, a CNH é suspensa automaticamente, sem ser necessário atingir o limite.

Algumas das principais multas auto suspensivas são:

  • Dirigir sob influência de álcool;
  • Recusar o teste do bafômetro;
  • Disputar corrida;
  • Promover rachas;
  • Realizar manobras perigosas;
  • Deixar de prestar socorro ao se envolver em acidente;
  • Forçar passagem entre veículos.

Por fim, a penalidade é aplicada quando o motorista provoca um acidente grave ou é condenado por um delito de trânsito.

Como fazer o processo de reciclagem do Detran?

Após ter a carteira suspensa, o motorista entrega a CNH ao Detran, respeita o prazo de suspensão e escolhe uma instituição para realizar o curso. Ele pode fazer o curso de reciclagem da CNH online ou realizá-lo presencialmente.

O curso de reciclagem da CNH online deve ser realizado numa instituição credenciada e homologada pelo Detran. Nem todos os estados apresentam essa opção, mas a maioria permite que realize o curso de reciclagem da CNH online.

Já a prova teórica é aplicada presencialmente na sede do Detran, nas Circunscrições Regionais de Trânsito ou num Centro de Formação de Condutores (CFC). O valor do processo gira em torno de R$ 100-350, mas pode ser gratuito, dependendo do estado.

Ao final, caso seja aprovado, o motorista se torna novamente elegível para dirigir, estando com a pontuação zerada na habilitação.

Como se sair bem na reciclagem?

A primeira dica é aproveitar bastante o conteúdo que é oferecido no curso teórico e, principalmente, nas apostilas que são entregues. Além disso, realize simulados mais de uma vez para se preparar na prática para a prova.

Afinal, a reciclagem do Detran tem uma estrutura semelhante ao do curso e prova teórica de habilitação. Dessa forma, seguindo os mesmos preparos, é maior a chance de sucesso!

Recommended For You

About the Author: Fernando Silvestre