Quais os impactos da falta de calhas adequadas na drenagem ao redor do imóvel
A escolha da calha correta é decisiva na hora de avaliar se o imóvel está bem drenado ou não. Muitas vezes optar por uma instalação caseira ou mesmo um material inadequado, pode prejudicar toda estrutura de uma construção.
Mas, afinal, o que uma calha errada pode causar? Quais os impactos de optar por um material errado? Saiba como esse pequeno problema interfere em toda drenagem e estrutura de um ambiente.
O que pode ocorrer com a falta de drenagem na construção?
A falta de drenagem adequada em uma construção pode levar a uma série de problemas indesejáveis, começando pelo acúmulo de água nas áreas ao redor da construção.
Embora não apresente os problemas de início, isso prejudica os alicerces, estruturas e até fundações. Além disso, sem um sistema de drenagem apropriado, a água pode infiltrar-se nas estruturas, causando danos internos.
A umidade pode levar ao apodrecimento da madeira, enfraquecimento do concreto e corrosão de materiais metálicos, prejudicando toda construção.
Outra questão é que a água pode se acumular em áreas baixas, como subsolos e pisos inferiores, comprometendo a estabilidade da construção, causando afundamentos, deslizamentos de terra e outros danos estruturais.
A falta de drenagem ou mesmo inapropriada pode criar um ambiente propício para o crescimento de mofo, fungos e bactérias. Além de ser prejudicial à saúde das pessoas, esses organismos podem danificar os materiais de construção, causando deterioração.
Por isso, tendo em vista que essa situação também afeta o financeiro, é fundamental projetar e implementar um sistema de drenagem eficiente durante a construção para evitar esses problemas.
O que uma calha mal instalada pode causar?
Caso a calha ficar mal mal instalada ou não estar devidamente conectada ao sistema de drenagem, a água da chuva pode vazar para as áreas próximas à construção.Dando espaço para infiltração nas paredes, pisos e fundações, o que causa danos à estrutura e promove o crescimento de mofo e fungos.
Assim como manchas de umidade, bolhas na pintura e danos ao revestimento externo das paredes. Além disso, o mau posicionamento pode originar uma erosão do solo próximo à estrutura.
Isso também aumenta o risco de inundações, que podem causar danos às fundações, estruturas e pisos inferiores da construção.
Sem contar que pode ocorrer transbordamento de água no telhado, durante as chuvas intensas. Isso pode levar à deterioração das telhas, vazamentos e danos em toda estrutura.
Com um material de baixa durabilidade ou que não suporte a exposição ao sol, chuva e vento, a calha pode se desgastar prematuramente.
Por isso, é importante garantir que as calhas sejam instaladas corretamente e que sejam feitas de materiais adequados para o ambiente em que a construção está localizada.
Por que instalar calhas adequadas para minha construção?
Apesar de alguns modelos de calhas custarem mais caro, é importante saber qual o modelo atende melhor a necessidade de drenagem do telhado. Assim, é possível ter uma casa bem estruturada e longe de problemas com excesso de água.
Uma calha do material necessário para suprir a demanda de chuvas de sua região, mesmo custando mais, será mais útil, já que evitará problemas como infiltrações e também durará mais tempo, sem precisar de reparos.
Basicamente, o custo acaba sendo menor, pois ao garantir um material que suporte as necessidades do seu clima, os custos com manutenção serão menores.
Do mesmo modo, ela cumprirá sua função, sem causar desvios da água e possíveis infiltrações na parede ou solo. Portanto, assim como o material deve ser escolhido conforme a necessidade, a instalação também deve seguir todos os passos exatos.
Por isso, na hora de pensar em colocar calhas, além de contar com uma empresa como a calhas campo grande ms, especialista na instalação, também é importante entender mais sobre a funcionalidade de cada material.
Comentários estão fechados.