6 Profissões ideais para pessoas introvertidas

Profissões

Pessoas introvertidas possuem muitos bloqueios quando o assunto é manter a comunicação. Por causa deste traço de personalidade, muitas delas acabam enfrentando dificuldades na hora de arrumar emprego, dificuldade esta que já se manifesta logo no momento da entrevista.

Com essa trava, muitas delas não sabem qual profissão seguir ou em qual delas se enquadraria melhor. Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo com 6 profissões ideais para pessoas introvertidas que podem te ajudar a repensar melhor o seu futuro profissional.

O que são pessoas introvertidas?

O dicionário define como introvertido aquilo que é voltado para dentro, ou seja, está mais disposto ao que é interno. Especialistas dizem que uma pessoa introvertida é aquela que possui uma preferência maior em estar sozinha e se sente confortável com isso.

O introvertido prefere atividades solitárias como ler livros, caminhar sozinho ou qualquer outra atividade que não envolva um grupo. Isso não quer dizer que a pessoa possua algum problema em estar acompanhada, mas sim que prefere usufruir de sua própria companhia na maior parte do tempo.

Isto pode ser um problema quando a pessoa introvertida precisa passar por situações onde necessita estabelecer comunicação o tempo todo.

Pessoas introvertidas costumam alcançar um maior rendimento quando exercem funções onde podem ficar sozinhas, independente de grupos. Os mais extrovertidos costumam perder tempo com conversas paralelas, enquanto o introvertido se mostra mais focado em seu trabalho, e não faz questão dessas pausas causadas por conversas e distrações sociais.

O introvertido não está preocupado com a opinião dos outros sobre seu comportamento, e não se sente culpado por possuir essa característica, pois sabe aproveitar dela de forma positiva.

Muitas pessoas confundem pessoas tímidas com pessoas introvertidas, mas essas não são características em comum. O tímido tem a vontade de socializar e se comunicar, mas não consegue, pois a timidez e o medo sobre o que os outros irão deduzir a seu respeito o bloqueiam completamente. Já o introvertido consegue se comunicar de forma clara e sem dificuldade, apenas tem preferência por estar sozinho e realizar tarefas individualmente.

Como saber se sou introvertido?

Para saber se você é uma pessoa introvertida, basta responder para si mesmo algumas perguntas: Você gosta de atividades em grupo? Se sente à vontade em compartilhar a maior parte dos seus momentos com outra pessoa? Se pudesse escolher entre trabalhar em uma escola ou em um escritório individual, escolheria a escola? Se sua resposta foi não para todas as perguntas, você já pode se considerar uma pessoa introvertida.

Essas características costumam se mostrar muito cedo, logo na infância, onde a criança prefere não se juntar com as demais na hora da brincadeira, e prefere brincar sozinha, ou não gosta de se envolver em atividades em grupo na escola, não possui necessidade de socialização, etc. 

Isso pode acender um sinal de alerta para os pais, mas não é motivo de preocupação, afinal não há nada de anormal ou errado em ser uma pessoa introvertida. A socialização é, sim, importante, mas ela deve acontecer de forma natural e agradável.

Profissões ideais para pessoas introvertidas

Para os que possuem dificuldades em encontrar a profissão ideal que contemplem seu lado introvertido, abaixo estão algumas dicas.

1. Almoxarife

O almoxarife é o profissional responsável por controlar o estoque, conferir mercadorias e expedição de materiais em uma empresa. Ele trabalha em depósitos e armazéns, fazendo registros dos materiais que chegam e saem do estoque. Ele também colabora na organização dos itens armazenados. Grande parte das empresas contratam apenas um almoxarife para cumprir a função, então esta é a ocupação ideal para os que gostam de trabalhar sozinhos e se sentem à vontade com isso.

2. Ti e computação

O Técnico em Informática e Computação também é um profissional que executa sua função individualmente a maior parte do tempo, pois é ali, diante da tela do computador que ele passa todo seu expediente, fazendo mínimo contato com os demais colegas.

3. Segurança

Exercer a função de segurança também é uma boa dica para os que preferem ficar sozinhos, pois ele passa a maior parte do tempo sem precisar se comunicar, ou no máximo exprimem cumprimentos rápidos. Os introvertidos costumam desempenhar esta função com muita dedicação e prazer.

4. Tradutor

Uma das maiores qualidades de um tradutor é a concentração, e isso os introvertidos têm de sobra. A profissão exige silêncio e pouca – ou nenhuma – distração. O tradutor costuma trabalhar sozinho e pode desempenhar sua função remotamente ou em um ambiente privado.

5. Contador

O contador também é um profissional que passa longas horas no silêncio das teclas e altamente concentrado. Esta é uma função que exige foco, o que é um ponto forte dos introvertidos.

6. Caminhoneiro

E para os introvertidos que gostam de aventuras e longas horas de estrada, ser caminhoneiro pode ser uma boa ideia. Os caminhoneiros percorrem longas distâncias sozinhos, e não necessitam estabelecer comunicação com outras pessoas. Também é uma profissão recomendada aos introvertidos.

Estas são algumas dicas de profissões ideais para pessoas introvertidas. Se você é uma delas, escolha com a qual você mais se identificou e procure saber mais!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo