Qual é o processo utilizado para efetuar a transformação da placa de aço?
Conhece o processo utilizado para efetuar a transformação da placa de aço? O corte de chapas metálicas é um procedimento no qual as chapas de aço passam para ganhar uma nova forma. Esse processo pode ser feito através do corte a laser em chapa metálica.
No entanto, existem outras opções no mercado para transformar chapas, mas a máquina de corte a laser é a mais indicada, por apresentar inúmeras vantagens, principalmente se existir a necessidade do serviço de corte da chapa.
O corte a laser é realizado por um equipamento específico que deve ser manuseado por um profissional qualificado.
O corte a laser de chapa metálica pode ser usado em vários tipos de indústrias. Além disso, o corte a laser também é indicado para cortar materiais não metálicos, como plásticos, madeiras e cerâmicas.
Por todas essas vantagens, a utilização do corte a laser é muito ampla atualmente. Agora, confira em nosso site quais são os processos utilizados para efetuar transformações em placas de aço, além do corte com uma máquina a laser.
Cada tipo de material tem um tipo de preparação diferente. Por isso, o corte a laser é uma das opções para transformar chapas em produtos finais.
Qual é o processo utilizado para efetuar a transformação da placa de aço?
Há muitos processos utilizados no mercado para transformar placas de aço, não necessariamente com a necessidade de corte, como é o caso de corte e dobra com laser. Confira os principais procedimentos usados para transformação de placas de aço.
Forjamento da placa de aço
O forçamento da placa de aço é uma das formas de transformar placas de aço em produtos finais. É um procedimento em que a chapa é comprimida
Esse processo, em geral, é realizado com temperatura alta, mas também pode ser feito com frio. O forjamento é feito com martelamento e prensagem.
O martelamento atinge as camadas superficiais da chapa de aço. Já a prensagem faz deformidades em níveis mais profundos da chapa de aço.
Estampagem da chapa de aço
Existe também o procedimento de estampagem, que é a fabricação de chapas metálicas por corte ou deformação das peças. Nesse procedimento, é realizada uma prensagem fria. Nesse sentido, uma chapa metálica fica geométrica, placa ou mesmo oca.
As chapas metálicas mais usadas no processo de estampagem são as chapas com ligas de carbono, como carbono inox, ou com alumínio.
Além do material da chapa, outros fatores são analisados antes de determinar a necessidade de uma estampagem da chapa de aço, como a qualidade do acabamento final e a aparência da chapa de aço.
Nesse sentido, a estampagem de chapa de aço é mais utilizada para criar produtos finais para para-lamas de automóveis, por exemplo.
Laminação das chapas de aço
O procedimento de laminação de uma chapa de aço é muito utilizado. Através da laminação, uma chapa de aço é submetida à compressão com dois rolos. Essa é uma opção para garantir uma alta produção de chapas de aço laminadas.
Depois do preparo quente da chapa de aço, o material é transformado em outros materiais de diferentes formatos, como chapas, tiras, tubos ou qualquer especificidade do produto final.
Corte e dobra das chapas de aço
O corte e a dobra são processos complementares para transformar uma chapa de aço em um produto novo. O corte é realizado para fazer uma deformação na chapa de aço, que é alterada por ser cortada. Isso pode ser realizado através de uma máquina de corte a laser.
Já a dobra da chapa de aço é realizada por uma ou mais peças que moldam a superfície da chapa ao exercer força sobre o material. Esse serviço é realizado de maneira única, ou seja, na maioria das vezes, o serviço de corte e dobra é contratado de uma única vez.
Nesse sentido, há muitas opções para transformar uma chapa de aço para conseguir sua transformação em um produto final de qualidade.
Comentários estão fechados.