Preciso emitir NF-e: posso utilizar qualquer um dos modelos de Certificado?

Nota fiscal

A Nota Fiscal Eletrônica é fundamental para prestar contas e estar em dia com o Governo Federal. No Brasil, emiti-la é uma obrigação de todas as empresas do país, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – em todos os segmentos. 

Caso contrário, os negócios comerciais não operam dentro da legalidade com os órgãos públicos e têm problemas com a Receita Federal. Basicamente, é um documento que registra as transações e recolhimento de impostos das empresas em um determinado período. 

É importante porque as empresas são obrigadas a enviar todas as informações sobre seu faturamento para os órgãos públicos, segundo a Lei N° 8.846. A Nota Fiscal é a maneira mais comum de formalizar esta receita e manter-se dentro da legalidade.

Antigamente, a única forma de emitir Nota Fiscal era procurando diretamente a Sefaz do estado da empresa,  solicitar a autorização de impressão de Nota Fiscal – AIDF – e se aprovado pela Secretaria de Fazenda, teria que imprimir os talões de NF.

Atualmente, esse processo é muito mais simples, podendo ser realizado até mesmo pela internet em poucos minutos. Basta ter um certificado digital que permita a emissão de NF pelo ambiente digital – garantindo assim a segurança da operação.

A procura por essas certificações cresce a cada dia pela sua praticidade no dia a dia das empresas. Mas, existem diversos modelos de certificados digitais no mercado, como o e-CNPJ, NF-e, e-CPF e muito mais.

Quais deles podem emitir a NF-e (versão digital do documento)? É isso que descobriremos ao longo deste conteúdo. Abordaremos tudo que precisa saber sobre o tema para começar a emitir as notas fiscais com mais agilidade e segurança, ficando dentro da legalidade com os órgãos públicos e regulamentadores.

Acompanhe!

Quais certificados digitais podem emitir NF-e?

Certificados digitais são documentos eletrônicos que identificam as pessoas e empresas no ambiente digital. São responsáveis também por validar as operações realizadas pela internet, como assinatura de contratos e muito mais.

Como mencionamos, há diversas opções dessas certificações no mercado atualmente. Essas opções estão se popularizando, então, cada vez mais surgem serviços e produtos neste segmento.

Os certificados digitais apresentam diversas vantagens para pessoas físicas e jurídicas. Praticamente tudo pode ser feito pela internet atualmente, mas sabemos que esse ambiente pode ser perigoso e cheio de desafios.

Por isso, essas certificações são responsáveis por agregar praticidade, segurança, proteção de dados, validade jurídica e muitas outras vantagens. Empresas podem enviar suas declarações de tributos, obrigações acessórias, assinar contratos, entre outras atividades.

Em especial, para emitir notas fiscais eletrônicas, as empresas podem contar com o e-CNPJ e o NF-e. São dois certificados qualificados para otimizar essa atividade, além de garantir maior segurança de dados nesse momento. Você conhece esses certificados? Vamos entender alguns detalhes!

e-CNPJ: saiba mais sobre este certificado

O e-CNPJ é a versão eletrônica do documento físico CNPJ. Este certificado pode ser emitido para qualquer pessoa jurídica – sejam empresas, corporações e instituições.

Importante: qualquer negócio corporativo que esteja com a situação cadastral junto à Receita Federal do Brasil esteja ativa. É uma opção segura e com validade jurídica para diversas atividades.

Esse documento serve para assinatura de documentos, comunicações junto à Receita Federal, acesso ao programa Conectividade Social, emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, entre diversas outras aplicações.

Então, sim, essa pode ser uma excelente alternativa para emitir notas fiscais – mas também realiza diversas outras atividades. 

NF-e: conheça esse certificado digital

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital criado especialmente para a emissão de certificados digitais. Ele é gerado pela empresa que está fazendo a transação comercial e precisa emitir esses documentos com mais praticidade e agilidade. 

Basicamente, é a versão totalmente eletrônica da tradicional nota fiscal, que é emitida via papel nas vendas comerciais – a qual muitas empresas estão acostumadas a trabalhar. 

A NF-e registra a operação comercial e envia em tempo real todas as informações à Secretaria de Fazenda com total segurança e proteção de dados. O certificado digital para emitir nota fiscal pode restringir o acesso a dados e emissão da NF para apenas alguns colaboradores.

Permitindo, por exemplo, que a empresa destine essa tarefa exclusivamente a um funcionário – sem deixar que ele navegue por dados da empresa que não sejam necessários para a emissão da nota.

É uma alternativa bastante vantajosa. Para adquirir qualquer certificado digital é preciso procurar uma Autoridade Certificadora – empresa regulamentada para a emissão dessas certificações – e solicitar a opção que mais lhe interessa.

A AC pedirá o preenchimento de alguns dados, fará a conferência dos documentos (passo importante para garantir a segurança da operação) e depois, emitirá o certificado sem maiores transtornos. 

Simples, rápido e sem burocracia. São opções seguras e que agregam muito na rotina de trabalho das equipes, considere essas certificações para a sua empresa.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo