Óleo de cenoura – um reforço vitamínico para a pele e o cabelo

Óleo de cenoura

O óleo de cenoura é um óleo natural e carinhoso, rico em vitamina A, vitamina E e beta-caroteno. Ambos os nutrientes, por sua vez, contêm antioxidantes importantes que são importantes tanto para o cabelo quanto para a pele. 

Ao usar o óleo de cenoura no cabelo, você pode estimular o crescimento do cabelo e na pele, o óleo hidratante faz maravilhas enquanto dá um brilho natural – especialmente no rosto.

 

O que é óleo de cenoura? 

Apenas alguns anos atrás, poucas pessoas sabiam sobre os benefícios do óleo de cenoura. Hoje, o óleo é muito popular e, embora ainda seja relativamente desconhecido, é fácil de obter. 

O óleo de cenoura é produzido pela adição de um extrato concentrado de cenoura a outros óleos. Usar óleo de cenoura puro pode ser prejudicial porque é muito forte. Além disso, o óleo de cenoura funciona melhor como parte de uma mistura de óleos.

A mistura de óleos geralmente combina vários óleos – por exemplo, óleo de girassol e abacate ou hortelã-pimenta – para facilitar a absorção de nutrientes importantes pela pele e pelo cabelo. Desta forma, o óleo também se torna mais compatível e mais fácil de usar. Você também pode coloca-lo em um difusor de aromas para inalar e assim se beneficiar ainda mais dos efeitos deste óleo.

O extrato de cenoura é retirado das sementes de cenoura por destilação a vapor. As cenouras que você usa na produção não precisam ser as cenouras que você e eu usamos para cozinhar, mas você geralmente usa cenouras selvagens. 

O óleo de cenoura deve ser de cor alaranjada, pois isso atesta altos níveis de beta-caroteno – a mesma substância que tornou a cenoura ainda mais famosa por ser capaz de ajudar no bronzeado.

 

Benefícios do óleo de cenoura 

Há muitos benefícios em usar óleo de cenoura, não apenas quando se trata de seu bronzeado. Abaixo, vamos dar uma olhada em algumas das propriedades mais benéficas do óleo. 

 

1. Nutre e irradia para a pele

 

Os antioxidantes do óleo de cenoura tornam a pele suave e macia, ajudando a manter sua elasticidade natural. Além disso, o tom alaranjado do óleo confere um brilho natural que lembra um bronzeado mais claro, o que pode deixar a pele com um aspecto mais saudável.

 

2. Estimula o crescimento do cabelo

Como o óleo de cenoura contém grandes quantidades de vitamina E e beta-caroteno (que nosso cabelo adora), o uso regular pode estimular o crescimento do cabelo e prevenir a perda de cabelo. 

Os nutrientes e antioxidantes do óleo penetram profundamente nos folículos capilares e ajudam a produzir cabelos novos e mais fortes. Portanto, o óleo de cenoura pode ser muito bom para quem usa ferramentas de aquecimento e produtos de modelagem que geralmente fazem o cabelo se desgastar mais rápido.

Além de estimular o crescimento do cabelo, o óleo também pode dar ao cabelo um brilho bonito, tornando-o macio e flexível. Além disso, o óleo se instala como uma camada protetora na haste do cabelo, que protege contra a radiação e a sujeira.

 

3. Restaura o equilíbrio de umidade natural do couro cabeludo 

Se você tem um couro cabeludo excepcionalmente seco ou oleoso, tratamentos regulares com óleo de cenoura podem resolver o problema.

 

O óleo parece profundamente hidratado e ajuda o cabelo a restaurar seu equilíbrio natural de umidade. Um couro cabeludo seco obtém a umidade necessária enquanto a produção de sebo em um couro cabeludo oleoso é retardada. 

 

4. Fortalece as unhas 

Não é apenas o nosso cabelo que adora beta-caroteno e vitamina E – nossas unhas também precisam desses nutrientes para se manterem saudáveis ​​e fortes. 

 

Se você tem unhas quebradiças que caem facilmente, isso pode ser um sinal de desnutrição. Além de comer alimentos saudáveis, você pode usar óleo de cenoura para dar um cuidado extra às suas unhas e fortalecê-las mais rapidamente.

 

5. Retarda o envelhecimento

Graças ao conteúdo concentrado de antioxidantes, quem usa óleo de cenoura no rosto pode reduzir regularmente os sinais de envelhecimento. 

Os antioxidantes ajudam a pele a manter sua complacência e estimulam a produção de novas células. Eles também protegem contra tensões externas que, por sua vez, podem levar a linhas finas e rugas. 

Além disso, o betacaroteno do óleo pode realmente proteger a pele da radiação UV mais leve, que é um fator que contribui para o envelhecimento da pele mais rápido. Lembre-se, no entanto, que o óleo não deve substituir o protetor solar comum, mas apenas servir como suplemento.

 

6. Alivia feridas e erupções cutâneas

Se você tiver feridas, eczema ou erupções cutâneas, algumas gotas de óleo de cenoura podem acelerar o processo de cicatrização. Por um lado, o óleo suaviza a área, mas também protege contra bactérias e infecções que podem tornar a cicatrização mais demorada.

Recommended For You

About the Author: Alessandra