O que observar antes de importar uma máquina

Importação de máquina

As regras de exportação e importação estão mudando constantemente, o que acaba deixando os donos de empresas e indústrias um pouco confusos sobre o que precisam fazer, quais regras devem seguir, quais são os documentos necessários e como é possível encontrar os melhores fornecedores do mercado. 

Acontece que existe um procedimento padrão e algumas regras que todos precisam seguir sempre que forem realizar a importação de alguma máquina ou equipamento para empresa ou para indústria.

Basicamente, tudo que um bom gestor precisa para poder realizar corretamente o processo de importação é um bom planejamento estratégico que engloba todas as regras e procedimentos que devem ser obedecidos. 

Seguir corretamente essas orientações permite que o gestor, ou o empresário, realize uma importação legal, segura e sem nenhum prejuízo, tanto para ele quanto para seus fornecedores.

Mas por que realizar a importação de máquinas é tão importante assim? Essa é uma dúvida bem comum entre gestores e empresários iniciantes, mas a resposta é bem simples na verdade. Importar maquinários e outros equipamentos é bem mais barato do que usar os que são nacionais. 

E com o dólar estando em alta, os negócios envolvendo importações tornam-se ainda mais vantajosos, até mesmo porque os empresários e gestores de empresas brasileiras conseguem adquirir produtos que são praticamente exclusivos, pois não são encontrados em solo nacional.

E se você possui um negócio e deseja saber mais sobre o que é preciso para importar máquinas, continue lendo este artigo e aprenda tudo que é necessário para realizar uma importação de maquinário da forma correta.

O que saber antes de iniciar o processo de importação

Antes de irmos para as orientações abaixo, você precisa ter em mente que existem duas coisas essenciais que é preciso pensar antes de cogitar realizar algum tipo de importação de máquinas. 

Primeiro, é preciso conhecer bem o mercado antes de importar. Dado que é preciso analisar alguns fatores, como o valor do dólar no momento, como estão os preços de determinadas máquinas no exterior, e se esse realmente é o melhor momento para fazer uma importação.

A segunda coisa é fazer um bom planejamento estratégico, afinal de contas, uma importação demanda a necessidade de muito dinheiro, principalmente quando se trata de uma importação relacionada a máquinas. Então, um bom planejamento estratégico é imprescindível.

Agora que você já sabe o básico sobre o que é necessário para fazer uma importação, veja abaixo quais são os outros aspectos que você precisa considerar e se atentar antes de fazer qualquer tipo de importação de máquinas.

Sua empresa pode importar?

Uma empresa só pode realizar negociações de exportação e importação se tiver Registro no Radar (Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Essa é a organização que controla e regulariza todas as negociações de importação e exportação que são realizadas no país.

É válido ressaltar que para poder realizar qualquer tipo de negócio que esteja relacionado com o exterior é preciso ter registro no RADAR, essa não é uma opção negociável, e caso não exista registro, não é possível importar nem exportar.

Quais documentações são necessárias?

São necessários cerca de 7 documentos importantes para que seja possível realizar a importação de máquinas. Veja abaixo quais são eles:

  • Certificado de Origem (CO);
  • Romaneio de Carga ou Packing List;
  • Proforma Invoice ou Fatura Proforma;
  • Commercial Invoice ou Fatura Comercial;
  • Conhecimento de Embarque;
  • Declaração de Importação (DI);
  • Licenciamento de Importação (LI).

Informações sobre o fornecedor

Depois que você souber quais são todos os documentos necessários, é preciso conhecer bem os fornecedores para poder fazer uma negociação segura, quem sabe até formar uma boa parceria que seja vantajosa para ambos. 

Para fazer isso, pesquise bastante e não faça negócio com o primeiro fornecedor que encontrar. Desconfie de ofertas e preços muito abaixo da média do mercado e pesquise tudo que puder sobre a reputação do possível fornecedor. Essa é uma etapa extremamente importante que você não pode deixar de seguir para poder realizar suas importações.

Quais impostos são cobrados na importação de máquinas?

Quem regula os impostos do sistema de importação é o Regime de Tributação Simplificada (RTS). Sendo assim, você precisa ter em mente que sempre que você importar uma máquina ou qualquer outra coisa, o produto será passível de taxação.

Como encontrar um fornecedor?

Existem muitos portais na internet que reúnem tipos específicos de fornecedores para importação. Por exemplo, em alguns sites é possível encontrar somente fornecedores asiáticos, em outros, você encontra somente fornecedores estadunidenses e assim por diante. 

Então, para encontrar o fornecedor ideal para você, pesquise em sites seguros de fornecedores aqueles que oferecem o produto de maior qualidade e com melhor custo benefício. Assim, você conseguirá entrar em contato diretamente com o fornecedor, e quem sabe até fazer uma boa negociação com ele sobre a sua importação de máquinas.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo