O que é sabático? – História e definição!

O que é sabático? – História e definição!

O que é sabático? Como podemos compreender esse termo quando o analisamos pelo ponto de vista empregatício? Qualquer pessoa pode “tirar um ano sabático”? Como organizar nosso tempo para conseguir retirar um período sabático de descanso? Como classificar dentro da gestão de pessoas um profissional que solicitou um momento sabático?

Descansar é o sonho de muitas pessoas que trabalham anos a fio. Muitas vezes, estamos tão sobrecarregados com o trabalho contínuo que somente 30 dias de férias a cada ano parece não ser tão suficiente assim. Dessa forma, é necessário descansar um pouco mais, talvez através de um sabático.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre as definições e funcionamento de um sabático, que pode ser retirado por qualquer pessoa que compreenda que aquele é o momento necessário para o devido descanso. Portanto, caso queira saber mais sobre o que é sabático, recomendamos que nos acompanhe até o final. Vamos lá!

 

Como surgiu o termo sabático?

Para saber exatamente o que é sabático, precisamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente para o início do calendário que conhecemos, para o cotidiano do povo de Israel e seguidores da doutrina de Jesus, os Judeus. Os Judeus possuem um livro como a bíblia dos católicos e evangélicos, conhecido como Torá.

O Torá é o primeiro livro onde a palavra sabático é mencionada, podendo então responder a dúvida sobre o que é sabático de forma mais simples e direta. No livro, sabático era conhecido como um ano completo em que os judeus tiravam para descanso, e o termo significava “libertação”. Naquele ano, ninguém deveria trabalhar com a agricultura, apenas vivendo do que haviam cultivado no passado.

Atualmente, esse período ainda existe dentro da religião judaica, porém foi reduzido de um ano para um dia semanal, que deve ser respeitado, especificamente aos sábados, conhecido como o dia em que Deus descansou durante a sua criação, e, portanto, os judeus nada fazem no sábado.

 

O que é um ano sabático?

Saindo um pouco de história e voltando para o mundo real – apesar de que a história dos judeus também é real – temos uma visão um pouco mais unificada e empresarial do termo sabático. O período ou ano sabático, ainda em termos gerais, é reconhecido genuinamente como um tempo de descanso.

É retirado por pessoas que, obviamente, possuem condições financeiras de parar o que fazem durante alguns meses ou até mesmo um ano – algumas pessoas estendem esse período – para não trabalharem durante os dias escolhidos. Dessa forma, a pessoa se desconecta do mundo, realizando alguma viagem ou simplesmente descansando.

 

O que é feito em um ano sabático?

Como mencionado anteriormente, o ano sabático possui o intuito principal de descanso, mas não só isso é possível fazer. Muitas pessoas tiram um ano sabático para realizar suas maiores vontades, reprimidas há muito tempo devido a falta, justamente, de tempo, falta essa causada pelo trabalho excessivo.

Pode ser aprender uma nova língua, viajar para fora do país, aprender um novo esporte, realizar uma excursão, um cruzeiro em alto mar, etc. As opções são variadas e consistem principalmente na realização de prazeres.

 

Quem pode tirar um ano sabático?

Todas as pessoas que desejarem um ano sabático podem realizá-lo, desde que, claro, tenham condições disso. Sabemos que na atual economia, são poucas as pessoas que podem se dar ao luxo de parar de trabalhar por um ano, gastar sem medo e voltar em seguida com suas energias renovadas.

Ainda sim, é uma opção disponível para descanso e justamente para a renovação de suas energias físicas e mentais, que pode ser usufruída por quaisquer pessoas.

 

Como conseguir tirar um ano sabático? 2 dicas!

Economize seu dinheiro

A melhor forma de conseguir tirar um ano sabático é economizar e investir seu dinheiro. Transformar seu dinheiro em seu funcionário é uma tarefa nada fácil, mas que pode ser realizada com sucesso ao longo do tempo. Dessa forma, dentro de 10 ou 15 anos você pode ter uma renda passiva que seja fruto de seus investimentos.

Assim, é possível escolher, por exemplo, se você deseja ou não realizar um ano sabático, pois você sabe que tem base financeira para realizar esse sonho de descanso. Vale ressaltar, portanto, a necessidade de começar a investir o quanto antes.

 

Tenha seu próprio negócio

Bem, essa talvez seja a principal das duas dicas: tenha seu próprio negócio. Um funcionário sempre terá maiores dificuldades de tirar um tempo para si mesmo, pois seu salário é curto e é necessário cumprir horário, sendo impossível largar do emprego por um ano e ainda mantê-lo.

Dessa forma, é mais vantajoso ser dono do próprio negócio, fazer com que o mesmo tenha sucesso a ponto de lucrar tanto que você possa descansar de longe por algum tempo, pagando um gestor para ficar em seu lugar. Esperamos ter ajudado você a compreender o que é sabático. Até a próxima!

Recommended For You

About the Author: Alessandra