4 equipamentos necessários para começar uma produtora de leite

Produtora de leite

O leite de vaca é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. As pessoas usam esse produto para fazer diversas coisas. O leite pode ser consumido puro, mas também é amplamente usado para preparar outros alimentos.

Diante da grande demanda deste produto, começar a produzir leite pode ser um bom negócio. Se você possui uma fazenda ou um espaço no campo que possibilite a criação de gado, produzir leite pode te ajudar a conseguir uma boa grana todo mês.

Apesar de ser um mercado com espaço para crescimento, a produção de leite não é muito divulgada como um negócio possível para qualquer pessoa e por isso, as pessoas que têm a possibilidade de ingressar nesse ramo, deixam de fazer isso por falta de informação adequada.

Diante disso, é vital procurar orientação para começar uma produtora de leite, pois apesar de ser um negócio rentável, pode exigir alguns investimentos iniciais que exigem planejamento prévio.

Então para te ajudar a saber como você pode começar a produzir leite, nesse artigo vamos te dar algumas informações importantes a respeito disso que podem te auxiliar no início do seu empreendimento.

Quais são os tipos de ordenhas?

O Brasil está em 4º lugar na produção de leite. Apesar de existir muitos grandes produtores de leite, que são os maiores responsáveis por tanta produção, existem também as pequenas produtoras que geralmente são familiares e também contribuem significativamente com a produção de leite, principalmente para o abastecimento de negócios locais.

Os pequenos produtores por muito tempo realizaram a ordenha manual, mas mesmo esses pequenos produtores estão investindo na ordenha mecânica, a fim de reduzir o trabalho e ao mesmo tempo aumentar a produção de leite. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de ordenha.

Ordenha manual

A ordenha manual é a pioneira das ordenhas. Podemos dizer que desde que os humanos começaram a consumir leite, esse tipo de ordenha era utilizado para fazer a retirada do leite.

A ordenha manual consiste em retirar o leite com as próprias mãos, por meios de movimentos que estimulam a saída do leite do peito dos animais, para um recipiente.

Esse tipo de ordenha sempre foi muito eficaz, no entanto, exige dedicação de tempo e esforço que muitas vezes poderiam ser usados para realizar outros serviços e otimizar o tempo.

Ordenha mecânica

A ordenha mecânica surgiu para facilitar a vida do produtor de leite. Essa ordenha é feita por um equipamento mecânico que realiza pelo menos dois processos para retirar o leite.

Esses dois processos são feitos de forma simultânea e simulam a mamada do bezerro, um dos processos consiste em uma massagem para estimular as glândulas mamárias do animal e o outro processo consiste na própria extração do leite.

Além da ordenha ser realizada de forma mais rápida e prática com esse equipamento mecânico, existem também outras vantagens consideráveis nesse tipo de ordenha.

Talvez a principal vantagem da ordenha mecânica é o nível de contaminação do leite na hora da ordenha. A ordenha mecânica possui níveis baixíssimos de contaminação, principalmente quando comparada a ordenha manual.

Além disso, a ordenha mecânica também estimula uma maior produção e extração de leite, propiciando níveis maiores do líquido para o produtor, que consequentemente pode obter mais lucros com esse tipo de ordenha.

Quais equipamentos são necessários para começar uma ordenhadeira?

Se você ficou interessado nessa forma de negócio, e pretende investir na ordenha mecânica, é necessário conhecer alguns equipamentos que vão ser necessários para dar início a uma ordenhadeira. Veja a seguir alguns desses equipamentos.

Bomba de vácuo

A bomba de vácuo para realizar a ordenha é um equipamento muito importante, na verdade, esse talvez seja o equipamento mais importante para a ordenha mecânica. A bomba de vácuo é de fato uma bomba que suga o leite do animal para realizar a extração.

A bomba de vácuo pode ser encontrada em diferentes capacidades, de acordo com o nível de extração de litro de leite por minuto.

Teteiras

As teteiras são equipamentos de borracha que entram em contato com a pele do animal se prendendo às tetas dele. As teteiras também realizam a massagem com o objetivo de estimular a produção de leite, facilitando a extração do líquido.

Visto que esse equipamento está diretamente em contato com a pele do animal, a sua higiene regular e troca periódica é vital para manter uma boa higiene na ordenha.

Escovas de limpeza

As escovas de limpeza são essenciais para manter a boa higiene do equipamento. Após cada uso, recomenda-se realizar a higienização de todo equipamento com as escovas de limpeza, para evitar contaminação.

Filtro de leite

Assim como todos os outros equipamentos, o filtro de leite também é muito importante para realizar a ordenha adequada. Esse equipamento ajuda a manter a qualidade do leite e também protege o equipamento de ordenha contra partículas que podem danificar o equipamento.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo