Entenda os símbolos de lavagem nas etiquetas das toalhas

Lavagem como manter as toalhas cheirosas e macias

Se você deseja manter a lavagem de suas toalhas em dia, mas nunca compreendeu o que significa os símbolos presentes nas etiquetas de cada uma delas, é uma boa ideia aprender para entender qual a necessidade de cada uma de suas toalhas.

Sejam elas de rosto ou não, é importante manter suas toalhas bem lavadas, secadas de forma apropriadas com secadora ou ao ar livre e com uma textura macia e confortável. 

Afinal, nada melhor que poder tomar um banho quentinho e se secar usando uma toalha ainda mais confortável, não é mesmo? Entenda qual o objetivo dos símbolos de lavagem e qual é a função de cada um deles hoje mesmo.

Qual o objetivo dos símbolos de lavagem na etiqueta?

Apesar de muitos símbolos não serem específicos o bastante para compreender de primeira, esses símbolos de lavagem são de grande importância, já que seu principal objetivo é garantir que o dono da toalha lave o item com produtos e maneiras corretas.

A confusão por conta desses símbolos é muito comum, já que as etiquetas contêm pouco espaço para colocar muitas informações importantes para sua toalha receber os cuidados apropriados.

Esses símbolos são determinados pelo INMETRO (NBR ISO nº 3758:2005) e são símbolos de lavagem universal que determinam, mundialmente, o que você deve fazer com uma toalha. Se você quer entender cada um deles, então se ligue na lista de símbolos logo abaixo.

Entenda os símbolos de lavagem mais comuns nas etiquetas das toalhas

Sabendo que esses símbolos são tão importantes, é fácil entender que seu objetivo é crucial para manter a qualidade de sua toalha.

Falta de lavagem pode causar sérios problemas com fungos e bactérias, mas a secagem feita de modo errado, fazer o item ficar alvejado, a lavagem com água e sabão quando ele precisa de lavagem a seco, o uso do ferro de passar e o balde da água é algo que pode danificar as fibras de cada tipo específico de toalha de rosto ou de banho.

Portanto, entenda por que esses símbolos existem e qual a função exata de cada um deles, assim você pode sempre lavar e cuidar de suas toalhas da melhor maneira para obter uma textura fofa e macia e um conforto maior após seus banhos. 

Secagem

A secagem contém diversos símbolos, sete símbolos ao todo são os que englobam a secagem. Entre estes, podemos mencionar os seguintes símbolos existentes para você prestar atenção no tipo de secagem de sua toalha:

  • Temperatura mínima
  • Temperatura máxima
  • Proibido usar secadora
  • Secar pendurada
  • Secar pendurada sem torcer
  • Secar na horizontal sem torcer

Cada um desses vai ter um símbolo parecido, os três primeiros contém uma bola dentro de um quadrado. A temperatura mínima contém um pontinho dentro dessa bola, enquanto a temperatura máxima contém dois pontos. Quando o uso da secadora é proibido, essa bola terá um X sobre ela. 

No caso da secagem pendurada, uma pequena toalha será ilustrada. Já para secar pendurada e sem torcer podemos ver um quadrado com três riscos. Para secar na horizontal sem torcer, vemos apenas um risco.

Proibido alvejar

A maioria das pessoas usam apenas sabão e outros produtos de limpeza para limpar suas toalhas e roupas, mas muitos tecidos permitem o uso de produtos a base cloro, ou seja, alvejantes. Porém, diversos tecidos também não podem nem mesmo fazer um pequeno contato com essa substância, correndo risco de manchar suas toalhas.

Por isso, se atente às ilustrações de formato de triângulo nas etiquetas de suas toalhas. O triângulo com um X em cima dele significa que a lavagem usando produtos com base de cloro não deve ser feita, evitando manchas no tecido. 

Lavagem a seco

Fique de olho nos símbolos de bola com uma letra dentro, esses significam que a lavagem a seco ou com determinados produtos deve ser feita. A significa que todos solventes podem ser usados, já P significa que você pode usar hidrocarboneto ou percloroetileno e F permite usar hidrocarboneto. 

Uma bola com risco embaixo dela significa que você não deve fazer o uso de água em sua limpeza. Já a bola com um X em cima dela significa que a lavagem a seco não deve ser feita em sua toalha.

Ferro de passar

Existem quatro diferentes tipos de símbolos de ferro de passar, esses mostrando as temperaturas que devem ser usadas na passagem da toalha ou mostrando que seu uso não deve ser feito. Em geral, a temperatura vai de máximo 110ºC até máximo 200ºC, isso pode depender do material do tecido de sua toalha.

Balde de água

O balde de água tem diversos símbolos, um com 70 por dentro de seu desenho, um apenas com água, outro com uma mão dentro da água e outro com um X por cima. Os sem nenhuma ilustração por dentro de sua água significam lavar a mão ou na máquina, já 70 significa a temperatura máxima da água, enquanto a mão faz apologia a lavagem manual e o X significa que o uso da água deve ser evitado.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo