Vantagens de investir em qualidade na impressão para comunicação visual das empresas

 A primeira impressão é a que fica? Segundo a Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos Estados Unidos, sim, o primeiro julgamento de algo ou alguém fica instalado na cabeça das pessoas. 

 O estudo realizado em 2014, indica que basta uma fração de segundos para formarmos opinião sobre algo. E mais: o poder das ideias moldadas no momento em que se bate o olho é tão forte e impactante que nem mesmo os fatos são capazes de contrariá-las facilmente. 

 Ou seja, mesmo com indícios de que a primeira impressão estava errada, as pessoas não custam a mudar de opinião. É por isso que muitas empresas investem em comunicação visual.

 Ano após ano, mais empresas começam a se preocupar com a estética do negócio. O motivo? Com uma comunicação visual de qualidade, atrair e reter clientes, é muito mais fácil. 

 Imagine que está em uma avenida com vários comércios. Há duas lojas, uma do lado da outra, que oferecem o mesmo serviço ou produto. Uma tem uma fachada atrativa, com a vitrine organizada nas cores da empresa e ótima comunicação visual.

 A do lado, está com a fachada desorganizada, feia, com letreiro quebrado e desbotado. Qual você entraria? A grande maioria opta pela fachada que gera uma primeira boa impressão, a mais atraente, organizada e harmoniosa. 

 Investir em recursos visuais é muito importante para empresas. A seguir, entenda o que é comunicação visual, qual a necessidade de usá-la para se destacar entre a concorrência, proporcionar boas primeiras impressões e como colocar em prática. 

 O que é comunicação visual?

 Comunicação visual é toda maneira de se comunicar por meio de elementos visuais (cores, desenhos, imagens, estampas, vídeos, entre outros). Essa estratégia é utilizada para que os clientes de uma empresa, por exemplo, a reconheçam apenas pelo logo, cores, brindes ou imagens, display promocional, banners digitais, materiais impressos, produtos personalizados, brindes, entre outros itens de divulgação digital.

 Quantas vezes você não se lembrou de uma empresa ao ver uma embalagem ou combinação de cores? Ou melhor, quantas vezes você viu o logo do MC Donold’s de longe, aquele “M” amarelo e logo identificou que naquele local havia o restaurante? 

 Alguns elementos visuais são muito mais impactantes do que escritas. Por isso, a utilização desses recursos gera resultados muito vantajosos para as empresas, como o fortalecimento da marca, valores da empresa, maior credibilidade, atração de mais clientes, entre outros benefícios. 

 Para uma comunicação visual ser tão vantajosa, é preciso ser feita com cautela e profissionalismo. Geralmente, as empresas buscam por designers e gráficas especializadas para a impressão desses elementos. 

 Ambos os processos, o de criação e impressão dos itens de comunicação visual precisam ter muita qualidade, caso contrário, perderão o efeito sobre as pessoas. 

Por que é importante apostar em qualidade na comunicação visual?

Vamos te mostrar em números a importância da comunicação visual. Quando os recursos são usados na fachada da loja, por exemplo, em banner, cartazes, displays ou qualquer outro item, um número maior de pessoas vão entrar no estabelecimento. 

 Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), revelou que 57% das pessoas decidem se vão ou não entrar no estabelecimento  ao olhar sua fachada.

 Os 59% dos entrevistados indicaram que ao olhar a fachada de uma loja, por exemplo, já identificam se vendem produtos de qualidade, são confiáveis, oferecem bons serviços, combinam com seu estilo ou não, entre outros fatores que impactam na decisão do cliente de entrar ou não.

 Muitas outras pessoas ainda entram nas lojas por achar a fachada bonita, atrativa. Ou seja, itens de comunicação visual também ajudam a aguçar a curiosidade das pessoas.

 Os brindes e embalagem, por exemplo, podem parecer detalhes, mas quando condizem com a comunicação visual da empresa, conseguem melhorar a experiência de compra das pessoas e, consequentemente, fidelizar clientes. 

 Mas, como foi dito, tudo isso só é possível se fizer os itens de comunicação visual com qualidade, principalmente as impressões. Se a logo estiver falhada, borrar com a chuva ou ficar pouco nítido, por exemplo, pode atrapalhar mais do que ajudar.

 Por isso, escolha gráficas de qualidade, com boas recomendações, que utilize máquinas de qualidade (as mais recomendadas para serviços como esses são as impressoras Epson). 

Comunicação visual também deve ser aplicada nos sites de rede sociais da empresa, em banners virtuais, peças publicitárias, etc. 

 Tudo para que o cliente reconheça a marca, mesmo sem ler seu nome, por exemplo. Aposte na criatividade, bom planejamento estratégico e impressões de qualidade e terá um mundo de possibilidades com a comunicação visual – assim como os benefícios que são muitos!

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo