8 dicas simples para o sucesso nas provas

Pessoas estudando

Muitas pessoas podem ficar assustadas ou mesmo desanimadas quando o assunto abordado é sobre a aplicação de provas. A verdade é que, a educação brasileira ensina erroneamente as suas crianças ainda no ensino básico escolar, tratando as provas como uma forma de puni-las quando não lembram sobre um determinado assunto. Ao invés de ajudar na hora do ensino, as provas acabam não visando o verdadeiro aprendizado por conta de serem aplicadas de uma maneira errada.

Depois que cresce, essa criança que foi submetida erroneamente a realização de provas, se torna um adulto que tem muita aversão às provas, podendo até mesmo passar mal na hora de fazer uma prova ou mesmo ir muito mau em um teste que saiba de cor todo o conteúdo, isso graças ao nervoso e a sua aversão a ter que fazer o teste. 

Visando ajudar as pessoas a terem um maior sucesso nas provas que fazem, no artigo de hoje, traremos 8 dicas simples e muito úteis para que as pessoas possam ter um bom resultado nas provas que fizerem, não sendo surpreendidas pelo medo e entendendo que, errar é humano, e ir mal em uma prova não tira o valor, o conhecimento e nem mesmo o mérito de ninguém. 

Não se inscreva para provas fora do seu nível

Uma das principais dicas é, a pessoa deve estar ciente do seu nível de aprendizado na hora de se inscrever para alguma prova (principalmente para algum tipo de concurso ou vaga mais concorrida). 

Se a pessoa deseja apenas testar o seu nível de aprendizado, ela pode sim, optar por fazer uma prova mais difícil. Mas caso não, é muito importante que ela faça a prova de acordo com a sua realidade e nível de aprendizagem.  

Aproveite ao máximo o seu tempo de estudo

Isso mesmo, a pessoa deve aproveitar verdadeiramente do seu tempo dedicado ao estudo para estudar. Os celulares, relógios e TVs devem ser desligados, e a pessoa deve avisar aos seus familiares que estará estudando, para que não haja nenhuma interrupção neste momento.

Mais vale meia hora de estudo concentrado e intenso, do que duas horas de estudo distraído e com interrupções. 

Use mapas mentais e apostilas de estudos

Os mapas mentais e as apostilas de estudo foram pensados e elaborados para ajudar a facilitar a vida de todos os estudantes na hora do estudo. É besteira não se aproveitar desse material mais resumido e focado, não é mesmo? 

Não estude apenas sozinho

Estudar em grupo pode ajudar, e muito, na hora do aprendizado. Com mais pessoas focadas no mesmo assunto, é possível que discussões saudáveis sejam criadas e que o aprendizado seja compartilhado. Como diziam os sábios, várias cabeças pensam muito mais do que uma sozinha. 

Lide com o seu estresse

Estudar não é uma tarefa fácil, ficar desanimado, estressado, com medo e irritado é super normal! Por isso, é importante que a pessoa saiba a hora de parar, respirar e lidar com as suas próprias questões.

As pessoas que dominam a si mesmas e lidam com o seu estresse, verdadeiramente abraçando ele e o entendendo, conseguem contornar a situação e lidar muito melhor com ela. 

Durma bastante

Antes da realização de uma prova mais importante, é fundamental que a pessoa, ao invés de ficar estudando madrugada adentro, opte por ter uma boa e reparadora noite de sono.

A pessoa deve aceitar que nenhum novo aprendizado vai entrar na sua mente com algumas horas de antecedência e que, ela já estudou o suficiente e no dia seguinte, dará o seu melhor para a realização da prova.  

Prepare-se na noite anterior

Na noite anterior a uma prova importante, além de dormir bem, a pessoa deve relaxar e preferir ter uma noite de paz e sossego, sem estar tão focada na prova do dia seguinte. É indicado que a pessoa faça uma refeição mais leve, se hidrate e pratique uma atividade física mais tranquila no dia anterior a uma prova. 

Faça a prova no seu tempo

Chegou o dia tão esperado, e a pessoa está com a sua prova em mãos, nesse momento, é fundamental que a pessoa tente ficar calma e esteja realmente focada no presente. Pode até mesmo parecer uma missão impossível, mas com um pouco de esforço para estar no presente, a pessoa pode realizar a prova de uma maneira muito melhor e até mesmo mais confiante.

Outro ponto importante é que a pessoa deve fazer a sua prova no seu tempo, não se importando com as demais pessoas que saem da avaliação antes da hora. É claro que o tempo limite da prova precisa ser respeitado, mas a ideia de acabar a prova primeiro que todo mundo da sala não deve prevalecer. A prova sempre deve ser feita com calma, atenção, foco e paciência. 

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo