4 dicas para fortalecer as suas unhas

Unhas fortes e bonitas

Você sabia que com apenas algum cuidado diário é possível manter suas unhas sempre fortes, saudáveis e bonitas? Muitos não sabem disso e acabam aderindo a maneiras que prejudicam as suas unhas e o seu organismo.

As unhas cumprem um papel importante no nosso corpo, bem mais do que ser apenas belas, elas protegem nosso organismo contra os inimigos que tentam a todo momento nos invadir.

Dessa forma também são as cutículas. Mas podemos fazer ambas serem fortes, resistentes e saudáveis. Veja essas dicas para fortalecer as suas unhas e tê-las sempre belas.

Sinais de que suas unhas estão fracas

Já notou unhas manchadas? Com depressões ou rugas? Facilmente quebráveis? Pois é, suas unhas estão fracas e esses são apenas alguns dos sintomas de que a saúde delas está comprometida.

Com isso, vem mais do que apenas uma péssima aparência, mas um declínio no sistema de defesa do nosso corpo.

Ficamos expostos a fungos, bactérias e infecções que podem evoluir para casos graves se não tratados rapidamente.

Por que é importante fortalecer as unhas?

Evitar a contaminação de agentes externos, melhorar a aparência das unhas, garantir saúde são apenas alguns motivos bem convincentes da importância de fortalecer as unhas.

É importante ter em mente que fortalecer as unhas é bem mais do que usar cremes, cosméticos no geral ou passar bases protetoras. Tudo começa pela higiene, pela forma que as cortamos e pelo próprio lixamento.

Uma atitude que você pode ter na hora de cortar é ficar atento para não acabar deixando-a curta demais, nunca deve chegar a ficar abaixo da ponta do dedo. Na hora de lixar, garanta que deixou as pontas arredondadas, isso vai ajudar a evitar que quebrem facilmente.

Dicas para fortalecer as suas unhas

Finalmente aqui estão algumas dicas valiosas para quem está buscando melhorar sua saúde começando pelas unhas. São dicas simples, mas que fazem a diferença.

Lembre-se que existem casos onde as unhas podem estar afetadas por fungos ou bactérias, se essa for sua situação, precisa consultar um profissional da área e garantir a utilização de cosméticos ou medicamentos para combater determinado tipo de infecção, seja por fungos ou bactérias.

Use cremes hidratantes

A hidratação é parte importante do tratamento das cutículas e da unha. Vai evitar que ambos ressequem, ou que a unha descama e enfraqueça.

Nesse passo você pode apostar no uso de cremes hidratantes ou óleos, como o óleo de rícino que ajuda na hidratação e na nutrição das unhas em geral, garantindo maior fortalecimento e auxílio no crescimento.

Aplique bases fortalecedoras

As bases fortalecedoras servem para nutrir e tratar as unhas durante seu crescimento, deixando-as mais fortes e evitando a quebra no processo. Também são usadas para evitar descamação.

Quando possível, proteja as unhas com o uso de luvas para realizar determinadas tarefas

Os químicos que utilizamos para limpar nossa casa causam grandes danos a nossas unhas e para quem inicia agora um processo para mantê-las saudáveis isso seria um grande retorno ao ponto de partida.

Se você for manusear qualquer tipo de produto, antes disso, utilize luvas plásticas, existem muitos modelos, mas aposte nas mais fortes para evitar ao máximo qualquer contato das suas unhas com esses produtos.

Evite o uso de acetona

Para quem gosta de pintar as unhas, essa dica é valiosa. O esmalte em si não causa tantos danos a unha, mas a acetona tem propriedades químicas capazes de piorar a situação de quem já tem um histórico de unhas fracas e quebradiças.

Por esse motivo, quando for remover o esmalte, tente evitar remover com acetona. Como mencionei no parágrafo acima, o esmalte não é muito danoso as unhas, mas representa algum perigo.

Você não precisa deixar de pintar suas unhas, apenas diminuir o número de vezes que as colore. Evite idas semanais, dessa forma, e seguindo um tratamento de cuidados das unhas, elas estarão fortes e saudáveis em qualquer momento.

Recommended For You

About the Author: Gabriela Azevedo